20 julho 2008

autoridade

Sem autoridade não é possível qualquer aprendizagem. Há um certo consenso sobre a necessidade de autoridade nas escolas, com vista a manter a disciplina e facilitar o ensino.
Eu gostaria de sublinhar que, no meu ponto de vista, a autoridade desempenha uma função mais relevante e até indispensável. Quando nos apresentam conceitos com que estamos pouco familiarizados, aceitamo-los ou não consoante o grau de autoridade de quem os expõe.
A autoridade de quem ensina transmite um sinal (como um preço) que nos permite entender a relevância e a necessidade do conhecimento transmitido. Quando uma pessoa a quem reconhecemos autoridade produz uma afirmação, atribuímos-lhe valor e retemos a informação para ulterior assimilação. Muitas vezes discordamos, mas recordamo-nos de que tal pessoa, que consideramos, pensa de determinada maneira e sempre que o assunto vem à baila equacionamos, nessa base, a informação recebida. Se fosse uma pessoa sem autoridade a dizer o mesmo, não ligávamos nenhuma e a informação perdia-se.
Um sistema de ensino que não se baseie na autoridade não conseguirá ensinar seja o que for.

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