As greves dos transportadores, que nestes últimos dias têm eclodido com mais ou menos violência por toda a Europa, têm um objectivo muito claro que é baixar o ISP. Sabemos da história que os impostos elevados levam à queda de impérios, mas no meu tempo de vida, que já vai em meio século, não me recordo de qualquer manifestação ou greve para baixar os impostos.
Ora como liberal tenho de me regozijar com este evento. Apesar de ser uma manifestação saudável que surge por maus motivos, como a subida do petróleo e do preço das matérias primas. Mesmo assim, aí está a população (Europeia!!!) a exigir a diminuição da carga fiscal. É bonita a festa pá!
Acresce, para contentamento da minha costela libertária, que estas greves e manifestações são espontâneas e envolvem empresários e trabalhadores, unidos contra a voracidade dos Estados. É bonito pá!
Já repararam certamente na reacção da associação patronal dos transportadores, a Antram (?), que recusa a greve, e na reacção do sindicato dos camionistas que também condena as manifestações, acusando os patrões de “lockout” e afirmando que os trabalhadores não se devem envolver em assuntos patronais.
Obviamente que a realidade ultrapassou a ficção. Os camionistas sentem o problema dos patrões, alguns dos quais também são ou foram camionistas, e estão a lutar pelos seus empregos. Devem fazê-lo com toda a garra. Nesta luta, a Antram e os sindicatos são as forças da reacção. Já agora, onde estão os partidos da chamada esquerda nesta luta? De que lado estão o BE e o PCP?
Se os trabalhadores e os empresários se tivessem unido para baixar o IRC e os descontos para a Segurança Social e o IVA, não teríamos o actual nível de desemprego. Mas a procissão ainda vai no adro e começo a acreditar que eventualmente esse dia vai chegar, vai ser bonita a festa pá!
Sem comentários:
Enviar um comentário