EU news, anybody?
Eu sou um grande fã da Google e em particular da Google News. Numa página dão-nos as principais notícias do dia, classificadas por assuntos, e até com a possibilidade de personalizarmos o conteúdo.
Quase todos os dias visito a Google News, logo de manhã bem cedo. Visito as páginas dos EUA, Portugal, Espanha, França e RU. Depois escolho de acordo com os assuntos do dia. Esta semana visitei, alguns dias, a página da Irlanda por causa do referendo. Quem está habituado a este serviço sabe como é útil, mas não há bela sem senão.
O senão da Google News, quanto a mim é que as notícias se repetem nas páginas de cada país. Por exemplo, o aumento dos combustíveis é notícia em todos os jornais de todos os países da Europa e portanto há uma grande repetição. A única vantagem desta repetição é divertirmo-nos com as nuances que cada cultura imprime aos acontecimentos. A prensa espanhola sempre engajada, a francesa sempre rebuscada, a italiana sempre histérica e a inglesa sempre debochada.
Os americanos são os que gostam mais de novidades, em particular tecnológicas e os alemães são os que mais vezes propõem soluções para os grandes problemas “das welt”. Ainda esta semana a piedosa senhora Merkel denunciava a falência do modelo anglo-saxónico de regulação dos mercados financeiros e propunha que a UE assumisse a vanguarda no “desenho de novas regras para o mercado”. Os alemães tratam dos problemas políticos e sociais como se fossem problemas de engenharia. “Achtung!”.
Uma melhoria da Google News seria disponibilizar uma página sobre a União Europeia, onde agrupasse as principais notícias que dizem respeito à Europa. Ora quem partilhar desta minha opinião pode dar a sugestão à Google.
Vai aqui e faz copy/paste deste texto:
Hi,
European News top stories! Make this option available in the Google News. There are 500 million people, in 27 member states, waiting for this service.
Sem comentários:
Enviar um comentário