15 junho 2008

espinhos

Sexta-feira 13, minutos antes de se conhecer o resultado final do referendo irlandês ao Tratado de Lisboa, o Presidente Barroso leu um depoimento expressando a posição da Comissão Europeia sobre este assunto. Nesse depoimento, Durão Barroso termina declarando o seguinte:

As instituições Europeias e os Estados Membros devem continuar o seu esforço em prol dos cidadãos Europeus, em assuntos como o crescimento e o emprego, a coesão social, a segurança energética, as alterações climáticas e a luta contra a inflação. Juntarmos esforços na UE é a melhor maneira de lidar com os desafios que se colocam hoje aos Europeus.

É raro um politico ser tão claro nos seus propósitos e dar tantos argumentos aos adversários de Bruxelas, de uma só vez. É óbvio que as medidas económicas e políticas indicadas para países como a Alemanha ou a França, não servem para países como a Espanha e Portugal. A ecotaxa nos combustíveis ou as políticas monetaristas do BCE, por exemplo, só nos arruínam.

A Comissão Europeia deveria cuidar em primeiro lugar da integração política da UE e preocupar-se mais tarde com todos os outros assuntos.

Sem comentários: