11 maio 2008

economics 101

Em termos económicos, a compreensão da populaça é muito limitada. Submeto como evidência que se assim não fosse a Dra. Manuela Ferreira Leite, o Dr. Santana Lopes, o Dr. Barroso e todo o governo actual, incluindo naturalmente o primeiro-ministro, não seriam elegíveis nem para dirigir uma associação de socorros mútuos. Tomaram todas as medidas contrárias às que deveriam ter tomado e estamos agora perante uma crise, que me parece a mais grave dos últimos 30 anos.
O entendimento económico básico restringe-se às trocas directas. A introdução do dinheiro ultrapassa a intuição e necessita de alguma racionalidade. Ora quando falamos de PIB, PIB/capita, PIB a ppp, inflação, desemprego, taxas de conversão, desvalorização da moeda, factores de multiplicação, fluxo circular do dinheiro, taxas de juro, etc., a populaça fica a ver navios.
Nada entende sobre a criação de valor, sobre o mercado, sobre a formação dos preços. Vendo que as taxas de juro sobem, que o preço dos alimentos aumenta e que os salários estão estagnados, a população reage de forma tribal, responsabilizando os empresários e patrões pelo seu infortúnio. Toma-os por ladrões e exploradores.
Ignoram as medidas macroeconómicas que agravaram a actual situação e ainda clamam por medidas punitivas sobre os que criam riqueza e empregos. É morder a mão que lhes dá de comer. O resultado deste comportamento só pode ser a miséria.

Sem comentários: