29 março 2008

we all are immigrants

Robert Nozick é um dos grandes nomes do pensamento libertário moderno e o seu bestseller “Anarchy, State and Utopia” é de leitura indispensável. Como todos os autores libertários, Nozick escreve de uma forma simples, directa e compreensível. Uma grande mais-valia para quem gosta de pensar.
Quando na semana passada recebi da Amazon o seu livro “The Examined Life”, comecei a devorá-lo de imediato. Em primeiro lugar pelo autor e em segundo lugar pelo tema, Sócrates foi o primeiro a afirmar que “a vida que não é examinada não vale a pena ser vivida” e eu tenho-me pautado por esta máxima. Ora o que teria pensado Robert Nozick sobre a vida?
Muita coisa que seria interessante aqui mencionar mas de que, para além de recomendar o livro, apenas irei referir, nos próximos posts, o seu entendimento sobre o papel do holocausto na história (Nozick tem ascendência judaica) e a sua mudança de opinião sobre o libertarianismo, que Nozick (para minha grande surpresa) acabou por considerar deveras inadequado. É útil avaliarmos os seus argumentos.
Temos muito a aprender com Robert Nozick e devemos manter o espírito aberto a novas perspectivas. Não esqueçamos, como disse Nozick, que: No mundo do pensamento, somos todos imigrantes!

Sem comentários: