06 janeiro 2008

queixinhas

Mantenho ainda no meu painel do Blogger o Blasfémias, um dos blogues em que participei e de que fui, aliás, fundador. Hoje, ao editar um post no Portugal Contemporâneo, reparei que o acesso ao Blasfémias está impedido com a seguinte mensagem: «Este blog está sendo analisado devido a possíveis violações do Termos de Serviço do Blogger.» Depois, fui ao Blasfémias e constatei que, de facto, o blog está praticamente inactivo desde o dia 5 de Janeiro, há quase quarenta e oito horas portanto, o que não é comum na casa.

Ora, acreditando que ninguém da Google ande a inspeccionar voluntariamente blogues de comentário político e social, como é o caso do Blasfémias, a malandrice só poderá ter sido provocada por algum indígena que, vá-se lá saber porquê, tenha apresentado alguma reclamação ou queixa do Blasfémias. A situação é insólita - não conheço nenhum outro caso semelhante - e preocupante, já que permite que qualquer blog seja suspenso durante tempo indeterminado, por razões desconhecidas dos seus proprietários, que são concessionários do serviço da Google.

Esperemos que a situação se resolva quanto antes, para que o Blasfémias, umas das vozes genuinamente livres da opinião pública nacional, regresse rapidamente, e que este género de «equívocos», que podem condenar a blogosfera à inexistência, não se voltem a repetir.

Sem comentários: