30 novembro 2025

a liberdade pessoal tinha aumentado

 



A ligação entre Pinochet e Hayek é complexa e controversa, com Hayek a visitar o Chile de Pinochet duas vezes, durante as quais elogiou as reformas económicas do regime e defendeu que, por vezes, um ditador "liberal" poderia ser preferível a uma democracia sem liberalismo. No entanto, o seu apoio ao regime não incluiu uma condenação das violações dos direitos humanos, o que gerou muita polémica. 
  • Visitas ao Chile: Hayek visitou o Chile em 1977 e 1981, encontrando-se com o ditador Augusto Pinochet em ambas as ocasiões.
  • Argumento de Hayek: Numa carta de 1978, Hayek observou que, embora o regime de Pinochet fosse controverso, ele não conseguiu encontrar ninguém que não concordasse que a liberdade pessoal tinha aumentado sob Pinochet em comparação com o governo de Salvador Allende. Ele também argumentou que a democracia devia ser vista como um meio e não como um fim em si mesmo.
  • Controvérsia: A sua defesa de um ditador em transição para uma democracia estável, baseada na sua crença de que um "ditador liberal" poderia ser preferível a uma "democracia sem liberalismo", gerou muita controvérsia. A sua falta de condenação das violações dos direitos humanos no regime de Pinochet também foi criticada.
  • Influência: As suas visitas e comentários levaram a especulações sobre a sua influência na Constituição chilena de 1980, que foi imposta pelo regime de Pinochet. 
  • Fonte: IA

Sem comentários: