17 junho 2025

A América (7)

 (Continuação daqui)

Fonte: cf. aqui


6. Nem mesmo a América

Os países mais católicos do mundo, quer em termos absolutos (Brasil, 180 milhões de católicos) quer em termos relativos (Timor-Leste, 98% de católicos, excluindo o Vaticano) são ex-colónias portuguesas.

Portugal (juntamente com a Espanha) foi o país que mais contribuiu para expandir o catolicismo no mundo. A América, pelo contrário, foi o país cristão que, logo desde o nascimento, mais se opôs ao catolicismo. A América nasceu anti-católica, o catolicismo estava proibido em Inglaterra e, portanto, na sua colónia americana, na altura da sua independência (1776) .

Acontece que o Papa Leão XIV, em lugar de ser português (ou espanhol), é americano.

Quais as consequências para Portugal?

Portugal vai-se tornar mais americano e protestante, que é a cultura original do Papa. E a América vai-se tornar mais portuguesa e católica, que é a cultura que o Papa arrasta para o seu país de origem.

Apesar dos seus começos adversos, a América tem hoje a quarta maior população católica do mundo (cerca de 80 milhões de pessoas, apenas atrás do Brasil, México e Filipinas). A Igreja Católica, sendo teologicamente uma figura de Mulher (Maria), é a protagonista de uma cultura muito sedutora.

Ela infiltra-se em todo o lado. Ninguém lhe resiste, nem mesmo a América (cf. aqui).

(Continua acolá)

Sem comentários: