08 setembro 2023

70 anos (1)

 


1. Uma cultura de padrecas

No próximo mês de Janeiro farei 70 anos. É abaixo da esperança média de vida do homem português, actualmente cerca de 78.

De qualquer forma, é uma idade respeitável, e que me permite pôr uma questão que eu nunca vi posta e respondida por pessoas da minha idade e, especialmente, por nenhum intelectual, cujo atributo principal é o de passarem a vida a dizer aos outros como é que devem viver.

A questão é a seguinte. Se eu morresse amanhã, o que é que eu teria para dizer aos que cá ficam, sobretudo aos mais novos, como experiência de vida, e que não fosse mero moralismo, que considero ser a característica mais irritante da cultura portuguesa?

A cultura portuguesa é uma cultura de padrecas. O padreca é aquele ou aquela que, não sendo padre, fala como se fosse um padre.

É muito notória a influência dos padres na cultura dos portugueses, mais a norte do que a sul.


(Continua acolá

Sem comentários: