O episódio da Alexandra Reis levou-me de volta a um artigo que escrevi há quase doze anos neste blogue com o título "A actualidade do salazarismo" (cf. aqui).
Salazar, Marcello Caetano, todas as pessoas que serviram o regime eram de uma integridade pessoal a toda a prova e de um respeito pelos dinheiros públicos que desafiava os mais altos padrões que é possível imaginar.
Não se conhece um único caso de corrupção ou de utilização indevida ou abusiva de dinheiros públicos pelos responsáveis do Estado Novo, mesmo se o Partido Comunista, depois do 25 de Abril, lhes tivesse andado a devassar a vida para ver se encontrava alguma coisa. Nunca encontrou nada.
Naquela altura, um episódio como o de Alexandra Reis, não teria feito cair apenas um ministro. Teria feito cair o regime.
À medida que os anos vão passando, vou tendo cada vez mais saudades de Salazar e admiração por ele - um alto nível intelectual e uma integridade pessoal sem limites, um exemplo de boa governação que inspirou os portugueses durante gerações.
Sem comentários:
Enviar um comentário