12 julho 2022

situações sistémicas de abuso

No post anterior mencionei que, embora o mandato da consultora GCPS fosse exclusivamente para investigar os abusos cometidos por JMM, a comissão de inquérito não pode deixar de ouvir outros relatos respeitantes a outras vítimas e outros perpetradores.

Vale a pena traduzir a parte do sumário executivo do relatório final que diz respeito a este tema (cf. aqui, pp. 6-7):


"Outras situações abusivas no seio do Movimento (não relacionadas com JMM)

A Comissão Independente reconhece a confiança que recebeu de muitas pessoas para ouvir e usar as suas experiências a fim de contribuir para uma análise mais completa da situação. Recordando as suas histórias, algumas conseguiram vencer as dificuldades psicológicas, outras estão ainda a lutar com acontecimentos passados e a procurar encontrar o seu significado. As testemunhas incluem membros antigos e membros actuais do Movimento.

A Comissão Independente, embora assegurando que todas as vozes são ouvidas, deseja salientar que os seguintes casos reportados de abuso, incluindo abuso sexual, emocional, espiritual e financeiro, não foram investigados em detalhe pela Comissão.

Contudo, estas histórias descrevem situações semelhantes às de JMM e das suas vítimas, dando peso aos testemunhos recebidos pela Comissão. Os perfis dos perpetradores reportados por diferentes testemunhas são muitas vezes semelhantes ao de JMM - pessoas carismáticas idolatradas por outras, vistas como sendo centrais, intocáveis, moralmente impolutas e confiáveis. As diferentes situações apresentam padrões semelhantes de abuso de poder, dependência psicológica e adoração. Tudo isto conduz a uma imagem preocupante do Movimento e aponta para situações sistémicas de abuso que foram e são conhecidas pelas pessoas em posições de liderança e responsabilidade desde os primeiros dias do Movimento, mas não corrigidas e, portanto, com tendência a repetirem-se no tempo".

Sem comentários: