04 agosto 2021

Programa do Chega (14)

(Continuação daqui)

(Matriz Política)


14. O CHEGA é conservador

Na origem, Edmund Burke (1790) definiu o ideal conservador: "A sociedade é de facto um contrato (...) entre os que estão vivos, os que estão mortos e os que estão por nascer". O CHEGA não admite princípio alternativo que possa manter, tornar digno e próspero o destino dos Portugueses, povo com mais de oito séculos de história. No conservadorismo, a nação é uma comunidade onde até os mortos contam.

Neste parágrafo do seu Programa, o CHEGA que  já se tinha definido como sendo um Partido de Direita no parágrafo anterior, acrescenta agora ser também um Partido Conservador. Para o efeito, cita o consagrado conservador britânico Edmund Burke e o seu contrato intergeracional.

Na realidade, este contrato intergeracional é aquilo a que vulgarmente se chama tradição, uma palavra que, do latim, significa "transmissão". Quer dizer, o CHEGA é respeitador das tradições que as gerações precedentes transmitiram aos portugueses de agora e zela para que, devidamente adaptadas aos tempos, os portugueses de agora as transmitam aos seus filhos.

O CHEGA acredita que os modos de viver, os comportamentos, as instituições e as escolhas que os nossos pais e avós adoptaram no passado em relação aos múltiplos aspectos e situações da vida constituem um capital de cultura que é importante preservar para o bem-estar e a prosperidade da geração presente e das gerações futuras.

Além disso, a tradição é uma instituição muito democrática - como escreveu o cardeal Joseph Ratzinger (Papa Emérito Bento XVI) -, talvez a mais democrática de todas as instituições democráticas porque nela "até os mortos votam" (sic).

(Continua)




Sem comentários: