10 março 2020

Cartas do Purgatório (16)

Para: eitores do Portuga Contemporâneo

De: Feuisberto Uauande (cf. aqui)

Assunto: Crimeueaks


Hoje o Ouiveira chegou aqui muito tremeicante com medo que o Mestre o pusesse no andar de baixo. Mas eu tranquizei-o:

-Ouiveira… não tenhas medo… o Mestre tem uma grande admiração por ti…

-Tu achas, Uauande… tu achas?…

-Sim, Ouiveira…está tranquio…

-E porquê, Uauande… porquê?... 

-Por causa dos crimeueaks… por tu seres o Rui Pinto dos crimes, Ouiveira…

-(…)

-Agora, conta-me á... Ouiveira… como é que descobriste aquea tramoia?…

-Foi assim, Uauande… no fim do jugamento, o juiz disse-me: "Ouiveira… vais apanhar quinze anos de prisão!..."

-E depois, Ouiveira… e depois?...

-Depois, Uauande… quando recebi a sentença… só vinham catorze anos de chodra...tinham-se esquecido de um crime… e foi aí que eu desconfiei da marosca, Uauande…

-E que crime era esse, Ouiveira?…

-Abuso de confiança, Uauande… dava um ano na pidra…

-E onde é que ees tinham metido o crime, Ouiveira?...

-Imagina á tu, Uauande…. numa offshore das Ihas Caimão…

-Numa offshore das Ihas Caimão, Ouiveira!?…

-Sim, Uauande… 

-Como assim, Ouiveira?…

-Como tu sabes, Uauande… os magistrados do Ministério Púbico recebem prémios de produtividade…quanto mais crimes imputarem às pessoas mais ganham...

-Sim… Ouiveira… isso eu  sei … ainda ontem á no rectânguo facturaram 170 mi crimes a um desgraçado para assegurarem o prémio deste ano… esse já á canta … e ainda só estamos em Março...

-Pois, Uauande… naquee ano de 2017 os magistrados do Ministério Púbico já tinham atingido o escaão máximo do IRS…

-Ah, Ouiveira… estou a ver...

-Então... conversaram o juiz para não facturar os crimes todos nesse ano … senão ees rebentavam com os escaões do IRS, Uauande…

-E ees tinham uma sociedade offshore nas Ihas Caimão?...

-Sim, Uauande… tinham contratado os advogados do Ronado para tratar disso…

-Estou a compreender, Ouiveira… era aí que ees acumuavam os crimes para a reforma…fugindo ao fisco...

-Ora... nem mais… Uauande… e foi aí que eu os apanhei…

-E como é que conseguiste, Ouiveira?...

-Organizei uma manifestação à porta do Tribuna da Reação de isboa: "Eu quero o meu crime de abuso de confiança! … Eu quero o meu crime de abuso de confiança!..." 

-E depois, Ouiveira?...

-Depois, Uauande... quando se foi a ver... estava nas Ihas Caimão...e foi assim que tudo se descobriu...

Sem comentários: