03 março 2020

Cartas do Purgatório (14)

Para: eitores do Portuga Contemporâneo

De: Feuisberto Uauande (cf. aqui)

Assunto: Zé Casteua

A semana passada chegou aqui o meu amigo Zé Casteua, que foi o contabiista do BES. Fiquei ogo à conversa com ee:

-Casteua, amigo… que prazer em ver-te… como é morrer arguido?… Conta-me, Casteua… como é morrer arguido?...

-É muito bom, Uauande… muito bom mesmo…tu nem imaginas...

-(…)

-Oha… Uauande… tu morreste com um padre ao ado... eu morri com um magistrado do Ministério Púbico ao ado…não há mehor morte, Uauande… morri como um santinho com o Rosário à cabeceira…

-Com o rosário à cabeceira, Casteua!?…os arguidos também têm uma morte catóica, Casteua!?...

-Sim, Uauande… com o Rosário Teixeira á cabeceira…

-E mais, Casteua...conta-me mais...

-Tu...Uauande... respondes perante o Mestre…mas eu...Uauande… tive muito mehor sorte… respondi perante o juiz Cauos Auxandre…

-O Auxandre chamou-te, Casteua!?...Que distinção...

-É verdade, Uauande… o Auxandre só chama pessoas importantes… como o primeiro-ministro e o presidente da Repúbica…

-E por que é que ee te chamou a ti, Casteua!?…

-Porque eu estava com termo de identidade e residência, Uauande!… Só podia ausentar-me do rectânguo com autorização dee…

-E o que é que ee queria saber, Casteua!?…

-Porque é que eu queria vir para aqui… e queria também referências...por acaso até he indiquei o teu nome, Uauande…

-E o Auxandre  ainda se lembrava de mim, Casteua?...

-Muito bem, Uauande… quando tu foste constituído arguido... por teres mandado o teu cão para o caraho…

-É verdade, Casteua…e o cão queixou-se ao Ministério Púbico…

-E tu ficaste vinte anos arguido…

-Pois foi, Casteua... como não sei dizer os éues… ees ficaram vinte anos a discutir á no Ministério Púbico se caraho sem éue era ou não era crime de injúria... 

-O Auxandre até me disse que o que te safou foi a Comissão uso-Brasieira da íngua Portuguesa…

-Fui absovido ao fim de vinte anos, Casteua ... a Comissão deu um parecer que caraho sem éue não era crime … até ficou jurisprudência á no rectânguo… sem éue não é crime...com éue é que é crime... 

Sem comentários: