14 maio 2019

"Quem decide a minha vida sou eu!"

Nos últimos três dias o candidato da Iniciativa Liberal concedeu três entrevistas

-Notícias ao Minuto: aqui

-Expresso: aqui

-Sapo: aqui.

que passam de uma maneira muito clara e eficaz algumas das ideias-força do Liberalismo.

Destaco três dessas ideias-força.

Primeira - talvez a ideia-chave do Liberalismo -, que dá o título à entrevista do Expresso: "Quem decide a minha vida sou eu!".  Foi esta ideia que nos alvores do Liberalismo o pôs em choque com a Igreja Católica que pretendia ser ela (na prática, o clero católico) a decidir a vida de todos, e actualmente põe o Liberalismo em choque com o Estado, porque agora é o Estado (isto é, os políticos e os burocratas) a quererem decidir a vida de todos. A "liberdade de escolha" proclamada pela Iniciativa Liberal é, em primeiro lugar, a liberdade para cada um decidir sobre a sua vida.

Segunda, o choque com o socialismo - a cuja família pertencem todos os partidos portugueses representado no Parlamento - não está sobretudo em a Iniciativa Liberal advogar um Estado mais pequeno. Está sobretudo em a Iniciativa Liberal pôr o Estado ao serviço dos cidadãos, ao passo que o socialismo vigente põe os cidadãos ao serviço do Estado (isto é, dos políticos e burocratas). É esta ideia que dá o título à entrevista do SAPO.

Terceira, a visão da Europa como um espaço de oportunidade e convivência que faz prevalecer a liberdade de circulação de pessoas, bens, capitais e serviços num ambiente de concorrência e diversidade cultural entre nações independentes, e que se opõe a uma visão federalista, centralizadora e uniformizadora do espaço europeu. É um dos temas centrais da entrevista ao Notícias ao Minuto.


Sem comentários: