20 maio 2019

a incomodar

"Mas para o liberal que acredita que o liberalismo não é apenas sobre impostos e regulação económica, mas é essencialmente sobre a pessoa humana e a sua dignidade, sobre o seu direito à vida, sobre o seu direito à liberdade, e sobre o seu direito à liberdade para a prossecução da felicidade, tal declaração é suficiente para demonstrar que o “liberalismo” da Iniciativa Liberal não é o nosso liberalismo." (cf. aqui)

A Iniciativa Liberal está a incomodar certos sectores do conservadorismo português. Bom sinal.

São precisos dois para escrever um artigo de opinião. A conclusão é a de que no liberalismo dos autores não há liberdade nenhuma, excepto as que eles autorizarem.

1 comentário:

francisco disse...

Mas a Iniciativa Liberal promove que paguemos menos impostos não promove que tenhamos a liberdade de escolha se pagamos ou não impostos. Sempre existirá liberdade apenas no que nos autorizarem.
Isto é bom, ao não nos dar a liberdade de escolha de não pagarmos impostos reconhecem que existe um bem comum que é mais importante que uma suposta liberdade de escolha. Para os autores do artigo esse bem comum inclui também proteger as crianças que estão por nascer.

Se ao menos houvesse algo que nos é comum e no qual pudéssemos encontrar o bem comum, em vez de estarmos a ver quem é mais ou menos liberal/conservador. Se existisse uma Verdade e uma lei moral natural até podíamos construir uma civilização. Até se podia chamar civilização cristã.