La différence entre l’Eglise et une secte ? L’Eglise, c’est difficile d’y entrer (les catéchumènes s’en rendent compte, à qui on demande de faire un chemin de 2 ans avant le baptême !), et on en sort comme on veut. Une secte, c’est facile d’y entrer (fort prosélytisme), et il est difficile d’en sortir (dépendance psychologique).
Fonte: aqui, p. 8.
1 comentário:
A diferença principal é que a Igreja anuncia e encaminha-nos para uma Verdade transcendente ao Homem. Cada um na Igreja (Papa, Cardeais, Bispos, Padres, Leigos) está ao serviço desse anúncio, por si mesmo nenhum deles é um líder que seguimos, mas um servo da Verdade que nos ajuda caminhar para ela. Aqui cada um tem a sua personalidade e identidade que é iluminada pela Verdade, santificada pelo abandono do pecado e enriquecida pelas virtudes cristãs. Aqui existe uma diversidade de membros pertencentes ao mesmo Corpo, como diz São Paulo.
As seitas anunciam e encaminham-nos para uma ideia que resulta de uma experiência imanente ao Homem. Aqui seguimos um líder que alcançou essa experiência e esse conhecimento especial (gnóstico?). Aqui a personalidade e a identidade devem alterar para estarem de acordo com a ideia imanente e alcançarem os carismas do líder.
Enviar um comentário