23 dezembro 2018

de vento em pôpa

O Projecto Joãozinho nasceu em 2009 no HSJ para construir por via mecenática a ala pediátrica do Hospital (cf. aqui).

Quando me perguntam sobre a história do Joãozinho, eu só sei metade, a partir de 2014 quando o então presidente do HSJ, Professor António Ferreira, me pediu para dar continuidade ao Projecto.

Foi então criada a Associação Joãozinho (13 de Janeiro de 2014) que, em breve, e por força da lei, se tornaria completamente autónoma do HSJ, embora trabalhando com ele para um fim comum - construir a ala pediátrica do HSJ por via mecenática. O HSJ nunca cumpriria a sua parte.

A história do Joãozinho a partir de 2014 tenho-a vindo a contar neste blogue (cf. aqui, contada até Setembro de 2017 e, posteriormente, dispersa em vários posts que ainda não tive a oportunidade de reunir).

Sobre o período anterior a 2014 sei pouco, e o pouco que sei é recente. Por exemplo, trouxeram recentemente ao meu conhecimento um artigo que retrata a situação do Joãozinho em 2010 (cf. aqui). Já dei conta de outro em que o Professor Marcelo Rebelo de Sousa se associa ao Joãozinho nesse mesmo ano (cf. aqui).

Sobre o primeiro, a minha avaliação de economista é que o Projecto Joãozinho ia de vento em pôpa um ano após o seu nascimento. O custo da ala pediátrica estava nessa altura orçado em 14 milhões de euros, e os dois principais mentores do Projecto Joãozinho, o então presidente do HSJ, Professor António Ferreira, e o seu actual presidente, Dr. António Oliveira e Silva (na altura director clínico e membro da administração) já tinham angariado 4 milhões de euros em mecenato.

A este ritmo, a obra estaria pronta e paga em cerca de 3 anos, isto é, em 2013.

Não percebo porque é que o Professor António Ferreira me veio chamar para assumir o Projecto Joãozinho em 2014. Somente para me fazer gastar inutilmente dinheiro, perder tempo e passar por muitas outras maçadas, como aconteceu este ano.

Ou então - que é aquilo em que eu acredito - foi Deus que me quis dar esta cruz, que eu carrego, desde o primeiro dia, com enorme entusiasmo.

Sem comentários: