05 dezembro 2017

sabe Deus

O artigo linkado em baixo fez-me ir consultar as estatísticas:

-Vencimento médio mensal da aristocracia portuguesa (identificada aqui): 1 800 euros.
-Vencimento médio mensal do povo português (todos os outros): 800 euros.

(Foi por estas e por outras que Salazar chegou ao poder, faz em breve 90 anos.)

E fez-me relembrar também uma história passada há tempos a conversar com um amigo sobre a situação no Brasil - uma situação que ele conhece de perto porque viveu lá vários anos até recentemente.

Referindo-se à tese que tenho vindo  a desenvolver desde há anos de que os países de tradição católica não possuem uma cultura democrática disse ele:

-Pois é, Pedro... você parece que tem razão ...aquilo só lá vai com uma ditadura...

Eu acenei afirmativamente com a cabeça e observei:

-Pois... mas o meu problema com a ditadura ...

Ele nem me deixou acabar:

-É que você seria o primeiro a ir preso.

(Mesmo em democracia, sabe Deus...)

Sem comentários: