09 novembro 2017

o cancro

O Jornal espanhol El País, que é anti-independentista, tem feito um enorme esforço, perante a crise catalã, para mostrar que Espanha é um país democrático, fazendo uso de uma série de indicadores, como o rendimento, educação, cuidados de saúde, etc.

Ainda não se deu conta que o problema da democracia espanhola está na Justiça, acerca da qual não cita nenhum indicador. A Justiça é o cancro da democracia espanhola - como é da portuguesa, brasileira ou italiana - e a sua grande metástase é o Ministério Público (Fiscalia).

É lamentável que um país em outros aspectos tão livre como é a Espanha (e Portugal), que é livre ao ponto da permissividade, passe agora por esta vergonha internacional. A razão é que tem no centro do seu sistema de justiça o órgão mais fascista que se pode imaginar, o Ministério Público (Fiscalía) - um órgão cuja direcção é nomeada pelo poder politico, que pode criminalizar cidadãos sem prova, metê-los na prisão sem julgamento, e que não responde pelos seus actos.

PS. Primeiro, puseram as pessoas na prisão ou no exílio. Agora, preparam-se para lhes confiscar os bens. Era assim que a Inquisição fazia, cumprindo rigorosamente estes dois passos. E foi assim também que Hitler fez aos judeus.


Sem comentários: