22 março 2017

O gado era outro

É claro que o ministro Dijsselbloem tocou no ponto fulcral. O que faz a diferença entre os países do norte da Europa e os países do sul, entre os países de cultura predominantemente protestante e os países de cultura predominantemente católica (ou ortodoxa, como a Grécia), são as mulheres.

Foi por não ter sido atendida esta diferença que os países do norte têm hoje superavits nas suas contas externas e os do sul défices; que o euro é um projecto destinado ao falhanço; e que a União Europeia está a entrar em fase de desagregação também por causa disso.

E a diferença está em que os países do sul da Europa valorizam muito mais as mulheres do que os países do norte.

É certo que o ministro holandês, naquela expressão "copos e mulheres", parece não estar a referir-se às mulheres em geral mas a um certo tipo de mulheres. Mas mesmo estas últimas são muito melhor tratadas nos países do sul do que nos do norte. O país do ministro é conhecido, aliás, por ter sido o primeiro a expô-las em montras como qualquer mercadoria.

O nosso Ramalho Ortigão era um pouco bronco, e bastante provinciano, e um dia foi passear para a Holanda com o intuito de escrever um livro de viagens, que acabou por escrever com esse título. Veio da lá muito impressionado, entre outras coisas, com as feiras de gado que viu na Holanda.

Ora, eu fui à Holanda pela primeira vez cerca de um século depois do Ramalho Ortigão. O meu objectivo  também era o de ver uma feira de gado. E vi, em Amsterdão. Só que o gado era outro.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá

A fim de combater a pobreza e a exclusão de banco, oferecer on-line:

-Empréstimos comerciais
-Empréstimos pessoais
-Empréstimos de financiamento
-Empréstimos imobiliários

E tudo que variam de € 5.000 a € 500.000.

A taxa de juro do crédito é de 2% sobre o total do empréstimo e as condições do empréstimo são muito simples. Obtêm-se empréstimos solicitados num prazo de 72 horas após a apresentação.

Minha oferta é séria, você pode perceber através do procedimento que é procedimento legal entre empréstimos individuais.

Contacte-me hoje e deixe-me saber a quantidade de dinheiro que você quer emprestar.

Meu e-mail é: damienteveu@gmail.com

Com o prazer de ler