10 maio 2016

a opinião do Cardeal Patriarca

...
O cardeal-patriarca de Lisboa acrescentou ainda, durante a homilia na missa celebrada no Patriarcado por ocasião da Festa da Vida e da Família, que os pais de crianças em escolas privadas “são tão contribuintes como os outros e também financiam as escolas estatais”. ”E estas últimas – que são de nós todos – deverão atender ao que os pais pretendem para os seus filhos, em termos de valores a transmitir”, concluiu.
Já a semana passada, a Arquidiocese de Braga emitiu um comunicado em que veiculava a mesma opinião: “Os pais devem poder escolher o tipo de educação que julgam melhor”. E acrescenta:“Sem os contratos de associação (…), só as famílias abastadas podem usufruir da liberdade de ensino”.

14 comentários:

Harry Lime disse...

Jaquim,

Eu não acredito, daqui a bocado estão com a parvoice dos cheques educação, phonixa. Pensei que já ninguem ligasse a estas porcarias.

Que parvoice.

Rui Silva

PS.
Eu andei no Tecnico, escola pública, e aquilo era só catolicos...

zazie disse...

Esta canalha escardalha só tem na cabeça 2 ideias

Querem tudo dentro do Estado e nada fora do Estado mesmo que com isso os contribuintes paguem mais.

Porque o problema deles é poder haver algum contribuinte a ter lucro e aí é um porco capitalista.

Na cabecinha desta mongalhada- o funcionalismo público vitalício é riqueza porque o Estado gera riqueza igualitária e o que não é Estado só gera riqueza individual

Fora isso, é claro que são os maiores hipócritas que só usam clínicas privadas para tratamento e colégios privados para os filhos porque nem nos colegas funcionários públicos confiam.

zazie disse...

Uma rapariga guineense que vem cá a casa fazer a higiene à minha tia, vivia numa cubata há 5 anos atrás e agora tem de pagar colégio privado para os filhos que tem na Guiné.

E conta ela que tem de ser assim porque lá no Estado nada funciona pois passam a vida a fazer greve e não ensinam nada.

O mal do estatismo é estrutural e igual em toda a parte.
E só cria desigualdades e é a esquerda igualitária a responsável por isto.

Por serem hipócritas e psicopatos com a panca do maldito capitalista e do saque por impostos para a utopia "igualitária para todos menos para eles"

Harry Lime disse...

zazie,

Ninguem quer tudo dentro do Estado. Lê lá bem o que a escardalhada escreve, se fazes favor, vá.

Rui Silva

Harry Lime disse...

As escolas privadas são para quem pode ou quer pagar. Isso significa que tem de dar algo que o estatal não dá.

Ora como é que se garante que o extra que o privado dá é de facto extra? Garantindo um ensino estatal de muito boa qualidade. Nessa altura o privado para ser a valer vai ter de ser de facto extraordinario.

E se não conseguir ser extraordinário? Ora, pá, desaparece porque não há nenhuma lei natural que diga que tem de existir ensino privado!

Ora não se faz um ensino estatal de qualidade desinvestindo no sistema publico e dando o dinheiro ao privado à boleia da "liberdade de escolha".

Será dificil entender isto?

Rui Silva

Anónimo disse...

A escumalha esquerdista pensa diferente.

A escola pública formata, na moda e no politicamente correcto.

É bem feito para os paizinhos que votam à esquerda.

zazie disse...

ò idiota- as privadas são para os que podem pagar se não houver contrato de associação ou cheque de ensino.

E é isso que a escardalhad quer- escolas por castas, onde os que menos podem têm de apanhar com a trampa que ninguém quer mas que querem os sindicatos e os funcionários públicos vitalícios que esse sistema criou!

Mais nada.

O resto é estupidez e gigantesca hipocrisia. Seja no ensino obrigatório seja no superior, tudo funciona para sustentar quem lá entra e nunca por nunca os interesses do que dali pode sair.

Inventam mestrados e doutoramentos de merda para justificarem os profs que estão a mais.

Inventam "delegadas para a comunicação social" em escolas secundárias ou preparatórias, para depois terem de contratar mais gente a dar as aulas que esses já nem dão.

zazie disse...

Só um imbecil sem filhos pode dizer que só devia haver escolas estatais.

Até a preta da cubata sem estudos consegue pagar a colégio particular para os filhos.

E paga caro lá; porque não há bolsas para privado. Pagaria menos cá em havendo escolas particulares para todas as bolsas.

De resto, é sustentar apparatchiks e dar treino para futuro a marginais.

Quando não é assim- é bruta escola de parque escolar de luxo, em bairros só para ricos, que depois o contribuinte tem de sustentar porque rico paga tanto em escola estatal quanto pobre- paga zero- pagamos todos em buracos sem retorno.

Pedro Sá disse...

Este comentário da arquidiocese de Braga é completamente ridículo. E quem sabe por ignorância. Confundir contratos de associação com a alegada liberdade de ensino... :O

Harry Lime disse...

Só um imbecil sem filhos pode dizer que só devia haver escolas estatais.

Mas, gaita, zazie, alguém disse isso?

Eu só digo que se os privados querem ter razão de ser devem fazer algo que o publico não faz (conheços casos desses). E que o papale do Estado é proporcionar um standar elevado de educação que os privados depois terão de ultrapassar para justificar a sua existência.

Phonix, é dificil perceber isto?

Rui Silva

zazie disse...

Ó grande idiota.

A ordem dos factores é inversa. Antes de haver escolas estatais já existiam privadas a custo variado.
O Estado tinha mais interesse em financiar essas escolas privadas do que criar de raiz estatais por custo muitíssimo maior e com funcionário público a ter de carregar até à reforma e para além dela.

O que tu queres é comunismo estatal para controlar tudo.
E és aldrabão com a cena dos custos porque nunca te li cmuito indignado contra as parcerias com empreiteiros e gigantescos buracos à Festa Escolar.

Esses fazem bem à saúde. Não são parcerias a criar ricos por encosto- porque são amigos xuxialistas e para amigos xuxialistas vai tudo e pode-se roubar e sacar nos impostos.

Só fica mal qualquer pessoa que nada tem a ver com política poder ter o seu colégio particular e este ter bolsas para quem precisa de ajuda financeira.

Se ficar mais barato ao Estado a parceria com colégio, não interessa, porque não cria o magote de funcionários públicos amestrados para o voto e para as greves e para toda a ideologia totalitária de que tu gostas.

zazie disse...

E cala-te lá com o standart porque standartizada tens tu a mente.

Deve haver de tudo. Quanto maior diversidade melhor. Não tem de haver apenas colégios de elite para ricos.

Pode haver colégios bons para gente sem ser de elite.

Mas a escardalhada não admite porque vive com as eternas compartimentações dualistas- só luta de classes de ricos contra pobres. Se isto se estragar ficam sem pretexto para a utopia e para o tacho.

zazie disse...

O mais que os profs querem é serem funcionários públicos em escola vip estatal na Lapa ou na Expo.

Foi esta imbecilidade que o Estado criou ao fazer concorrência desleal para gastar mais mas controlar mais e ter o monstro ainda maior mas com cenoura certa para o voto.

Harry Lime disse...

Ó zazie,

Foi esta imbecilidade que o Estado criou ao fazer concorrência desleal para gastar mais mas controlar mais e ter o monstro ainda maior mas com cenoura certa para o voto.

Não há concorrencia desleal nenhuma. A coisa é muito simples: o privado ou faz melhor que o Estado e justifica o que as pessoas pagam por ele ou então pura e simplesmente não têm lugar no mercado.

E quanto mais elevados forem os padrões do estado mais dificil será o trabalho dos privados. Pois é. E depois?

Há aqui alguma virtude especial na educação privada? Há alguma obrigação social em proteger as escolas privadas?

Pá, não se aguentam à bronca sem apoios do Estado vão ao fundo. Azar. O que me chateia é que esta é exactamente a lógica capitalista da destruição criativa em acção.

Mas para o pessoal da direita o capitalismo é muito bom desde que não lhes vá ao bolso. E ainda falam eles da Goldman and Sachs.

Rui Silva