21 abril 2016

Um processo

Aquilo que conduziu à minha celebridade recente é um processo e não um evento, que durava quase  há dois anos. .

Este é um episódio decisivo nesse processo: os fascistas e os nazis são socialistas.


5 comentários:

Vivendi disse...

Obviamente que sim.

E por isso Salazar não era fassista.

Pedro Sá disse...

A cultura portuguesa é tudo menos comunitária. Nós somos MUITO mais individualistas que as pessoas do norte da Europa.

Ricciardi disse...

O que é o Bem Comum?

Será uma abstracção intelectual duma pessoa que acha que a sua noção particular de bem comum é melhor do que a outra noção ou nocoes concorrentes?

Quando um autocrata (fascista ou não) está convencido de que o bem comum é uma coisa e o povo, que é a parte Comum da coisa, acha que se trata afinal dum mal comum.

Por exemplo, Salazar achava que protegia o Bem Comum defendendo as colónias da inevitabilidade de se tornarem independentes. Enviou até milhares de pessoas comuns para a guerra. Durante 10 anos.

Acabou por desproteger o bem comum. Todos ficaram a perder. O Bem e os bens ficaram nas colónias.

Pelo contrário, os ingleses achavam que proteger o bem comum passava por abdicar da posse das colónias e negociar termos de saída. Os ingleses mantiveram os bens e os interesses gerais. Deles é dos autóctones.

Portanto, eu pergunto, onde está melhor intuído a preservação do Bem Comum, na política ultramarina do estado novo ou na política inglesa colonial?
.
Rb

Afonso Albuquerque disse...

Não diga asneiras Ricciardi.
Sabe bem que não foi isso que aconteceu.
Não foi durante o Estado Novo que se perderam os interesses portugueses.

Já agora uma boa definiçāo de bem comum:


"Toda sociedade digna desse nome pode considerar estar na verdade quando cada membro seu, graças à própria capacidade de conhecer o bem, persegue-o para si e para os outros. É por amor do bem próprio e de outrem que se dá a união em grupos estáveis, tendo como fim a conquista de um bem comum. Também as várias sociedades devem adentrar por relações de solidariedade, de comunicação e de colaboração, a serviço do homem e do bem comum"

"Por bem comum se entende: «o conjunto de condições da vida social que permitem, tanto aos grupos, como a cada um dos seus membros, atingir mais plena e facilmente a própria perfeição"

"O bem comum correspondente às mais elevadas inclinações do homem, mas é um bem árduo de alcançar, porque exige a capacidade e a busca constante do bem de outrem como se fosse próprio."

"A correcta conciliação dos bens particulares de grupos e de indivíduos é uma das funções mais delicadas do poder público. Além disso, não se há de olvidar que, no Estado democrático — no qual as decisões são geralmente tomadas pela maioria dos representantes da vontade popular —, aqueles que têm responsabilidade de governo estão obrigados a interpretar o bem comum do seu País, não só segundo as orientações da maioria, mas também na perspectiva do bem efectivo de todos os membros da comunidade civil, inclusive dos que estão em posição de minoria"

Vivendi disse...

http://observador.pt/2016/04/23/angola-responde-portugal-no-caso-bpi/

E "prontos". Angola não é uma democracia. Lol