10 abril 2016

muito engraçado

...
Que Deus tem um fraquinho bastante forte pelo sexo fraco é óbvio, sobretudo se se compararem as duas modalidades do género humano. De facto, a mulher, que é igual ao homem espiritualmente, foi mais favorecida fisicamente pelo Criador e, por isso, a beleza é um atributo mais feminino do que masculino.

As mulheres são também mais precoces no seu desenvolvimento físico e psíquico e, em geral, mais longevas. Também foram beneficiadas na idade madura porque, quando eles começam a ficar calvos, elas, pelo contrário, ainda penteiam fartas melenas que, diga-se de passagem, fazem as delícias e o lucro de muitos cabeleireiros e a inveja de muitos carecas.

A mulher tem também uma faculdade única: a de poder ser mãe, gerando em si novas vidas. Ora a maternidade, que para além de uma disponibilidade orgânica é também uma especial riqueza de ordem psicológica e afectiva, estabelece a união mais íntima que pode existir entre os dois seres humanos que, durante o processo de gestação, estão inseparavelmente unidos. O homem, é certo, também pode procriar, mas não logra uma tal intimidade com o ser gerado, por mais que este se lhe pareça.

Aliás, nesta evidente superioridade natural da mulher em relação ao homem, até o diabo está de acordo com Deus. Por isso, quando o demónio quis perder o género humano, tentou primeiro a mulher, Eva, porque sabia que ela depois se encarregaria de fazer pecar o homem, como de facto aconteceu. Porque não tentou primeiro Adão? Porque, sendo a mulher superior, muito dificilmente se deixaria enganar pelo homem, mas este, sendo inferior, não poderia deixar de lhe obedecer.

Pe. Gonçalo Portocarrero, no Observador

Comentário: Um artigo muito engraçado que passa uma visão idílica do "sexo fraco" que afinal é, aos olhos do autor, o sexo verdadeiramente forte.

1 comentário:

Pedro Sá disse...

Até já padres FROUXOS há...