09 março 2016

mãe

Perante uma assembleia feminina em Ancara que o ovacionou, o conservador islamita Erdogan afirmou: "Sei que ainda há alguns que ficam incomodados, mas para mim a mulher é antes de tudo uma mãe". 
O homem forte da Turquia, que dirige o país desde 2002, insurgiu-se contra o sistema capitalista, que acusou de "escravizar" as mulheres por razões económicas e sublinhou a necessidade de "salvaguardar a família". 
Erdogan tem tido várias afirmações polémicas sobre a mulher. Já garantiu que as feministas "não têm nada a ver com a civilização e religião" dos turcos e que a igualdade entre homens e mulheres é "contra natura". 
Também já militou, com a sua esposa e as suas filhas cobertas, contra o aborto, descrito como um "crime contra a Humanidade" e denunciou a "traição a gerações de turcos", que representa aos seus olhos o planeamento familiar. 
A oposição e os movimentos feministas turcas criticam o regime de Erdogan por manter as violências contra as mulheres, com base em preconceitos religiosos. 
O número de casos de violência contra mulheres está em forte aumento na Turquia. Em cada dia, são assassinadas em média duas mulheres. 
Na noite de terça-feira, milhares de mulheres reuniram-se em Istambul, na Avenida Istiklal, para denunciar a dominação masculina da sociedade turca, gritando palavras de ordem como "queremos a igualdade" ou "atenção Tayyip, estamos aqui", constatou uma jornalista da AFP.

7 comentários:

Anónimo disse...

Esta merda turca que está a fazer chantagem com a UE usando os refugiados como "arma", e que eles empurram para a Europa. Queixam-se que têm lá 3 milhões de refugiados, não fomentem a guerra na Síria, acabem com ela! Acabem de apoiar o fundamentalismo islâmico.

A Turquia só pode entrar para a UE se houver um referendo nos países da UE, ou então mais vale acabar com a UE e voltar a devolver a soberania e as fronteiras aos Estados membros. Meter um inimigo DECLARADO da Europa na UE seria um crime contra a Europa e contra os valores ocidentais!

Pedro Sá disse...

Este é claramente um discurso fascista. Em tudo.

Luís Lavoura disse...

Este islamita Erdogan, claramente, partilha muitas ideias com Pedro Arroja.

Cfe disse...

Claro, Luis Lavora. Eu só vejo o PA a pedir a inclusão de Portugal na Liga Árabe...

Anónimo disse...

La voura: vá bar-da-merda

Luís Lavoura disse...

Cfe
A Turquia não faz parte da Liga Árabe. Os turcos não são árabes.

Anónimo disse...

Erdogan deve ter sido parido por uma piroca, por ter essas ideias estúpidas.