04 março 2016

de tal modo iguais

O PA está a inverter o percurso que até aqui trilhara. Agora está a fazer pugilismo com os protestantes.

(Ricciardi numa caixa de comentários em baixo)


Eu hoje estava a pensar escrever para um dos comentadores deste blogue - o Harry Lime.

Para quem não saiba, o Harry Lime é um antigo comentador, que interrompeu durante uns anos para ir fazer um MBA não sei bem onde.

Aquilo que eu tinha para dizer acerca dele é que ele é o comentador que melhor desempenha o papel do adolescente a chatear o pai.

E como todo o adolescente rebelde que chateia o pai, regressa todos os dias a casa.

Porquê?

Porque sabe que o pai o protege e o educa.

Afinal, dou comigo a falar com o Ricciardi (e tal como com o Harry Lime, faço-o num post e não nas caixas de comentários, porque nunca consigo lá colocar um comentário - eu bem tento, mas não consigo, terei de pedir ajuda ao Joaquim).

Se estou a fazer pugilismo com alguém, não é com os protestantes - isso é só aparência. É com os judeus. Todo o protestantismo é um regresso ao judaísmo, e os males que eu encontro nos protestantes não são mais do que aqueles que Cristo encontrou, de forma ampliada, nos fariseus.

Protestantismo e judaísmo são de tal modo iguais que, habitando o mesmo espaço, se tornaram redundantes, e um deles - o mais forte, em números - acabou por tirar o outro da cena.

Ao fazer esta revelação, eu exponho-me a mais uma hate campaign, e a realidade é que eu não sei se consigo aguentar duas em tão pouco espaço de tempo.

Abraço para ambos.
PA

12 comentários:

zazie disse...

ahahaha
Embrulha

Anónimo disse...

mba: menos burro antigamente

Ricciardi disse...

Não expõe nada, caro PA. Pelo menos da minha parte. Expor os pontos negativos desta ou daquela religião e/ou ideologia não faz de si um alvo do que quer que seja.
.
O meu ponto não é defender o, ou os, destinatário(s) dos seus golpes de pugilismo. Protestantismo e judaísmo. Até porque sou cristão e levo em muito boa conta a instituição Igreja (embora seja adogmático).
.
Em suma, pretendo perceber porque é que a cultura subjacente ao judaísmo ou o protestantismo funciona mal nos países de tradição católica, apesar de funcionar muito bem nos países que os têm.
.
Esse parece-me ser o ponto importante.
.
Nesta perspectiva não interessa trazer à discussão, por inútil, a superioridade do catolicismo face às outras duas tradições.
.
Rb

Ricciardi disse...

O meu filho trouxe uma carta do colégio para que levasse a bíblia para comemorações da páscoa. Eu meti-lhe na pasta o Novo Testamento. Recebi outra carta, no dia seguinte, para que o rapaz levasse a bíblia. Telefonei à irmã. Afinal, queriam o Antigo Testamento resumido. A Torah, para os judeus.
.
Ora bem, o judaísmo tem cerca de 4 mil anos de vida. O Deus judaico conseguiu universalizar-se através do cristianismo e do islamismo. Filho e neto do judaísmo, respectivamente.
.
Cristo e Maomet expandiram o Deus judaico e universalizaram-No.
.
Cristo fez um upgrade ao judaísmo, mudando o temperamento do Pai.
Maomet um upgrade ao cristianismo e judaísmo.
Lutero um upgrade ao cristianismo.
Os Xiitas um upgrade ao mulcumanismo com Ali (cunhado de Maomet) como sucessor e mentor(espécie de S.Pedro para os mulcumanos).
.
De certa forma Cristo, com o seu mandamento novo, veio dar outra interpretação da Palavra ao judaísmo. Qual Lutero para a cristandade. Qual Maomet para o islamismo que explicitamente disse que veio ao mundo, por designios de Deus (Alah), por obras do Anjo Gabriel, para corrigir os desvios e más interpretacoes em que a cristandade se meteu. Ele diz mesmo que a cristandade desvirtuou o exemplo de Jesus (e na altura até tinha alguma razão). E acreditam piamente que Jesus voltará nos fins dos tempos (quase ninguém conhece esta profecia de maomet). Jesus não é considerado Deus, mas sim um profecta, como moises, maomet etc, e acham que considera-Lo consubstancial a Deus é uma heresia.
.
Os Cristãos acreditam na 2a vinda de Jesus, também, nos fins dos tempos.
.
Os judeus esperam o Messias nos fins dos tempos e também acham uma heresia os cristãos adorarem dois Deuses (Jesus e Jeová), baseando-se para isso na bíblia que é taxativa a este respeito e no facto de Jesus não preencher os critérios escritos na Dita do perfil do Messias esperado.
.
.
Para mim isto não tem importância substancial. São apenas tribos a aduzir os seus argumentos. Eu não sei onde está a verdade. Ou se está por ali.
.
.
Portanto, a Igreja Catolica (filho) deu uns socos no pai (judaísmo), qual filho rebelde. Maomet (neto rebelde) deu uns socos na mãe Igreja e no pai judaismo. Lutero deu uns socos na mãe Igreja. E o PA dá uns socos nos dois.
.
Nunca sai deste pugilato nada de novo. Os judeus continuam fiéis ao judaísmo, os mulcumanos fiéis a maomet. Os cristãos divididos entre duas ou três fidelidades, embora com o Filho a uni-los.
.
Rb

marina disse...

se o Joaquim estiver por aí : Joaquim , o almodovar português , o João Canijo , vai fazer um filme com peregrinas :) o my god , copiou-lhe o tema :) espero que não lhe copie o estilo , se não vai ser um escândalo :)

Anónimo disse...

Está explicado, então. O Arroja está numa fase de expiação dos seus próprios pecados. Tal como os antigos maoístas (Helena Matos, Manuel Fernandes, Fátima Bonifácio, Carlos Espada, etc, etc) que passam a vida a escrever sobre o (seu) tempo passado esquerdista e pró-revolucionário em busca da redenção liberal, o Arroja enquanto (ex?)neoliberal fanático anda a malhar nos judeus (e nos protestantes) porque passou grande parte da sua vida a elogiar e a exercer a actividade profissional em que os judeus se especializaram: a especulação financeira.
Aparentemente a angústia existencial do Arroja é superior à dos ex-maoístas, pois, como é sabido, a sua vida prática continua a estar ligada ao mundo da ganância e das finanças (à gestão de activos finaceiros), ainda que no plano discursivo ele condene a tal cultura "judaico-protestante". Lembra um pouco o caso famoso da conversão do Santo Agostinho que, vivendo em permanente tentação e pecado sexual, dirigiu-se a Deus e disse: "Senhor, dai-me a castidade; mas não ainda." E graças a esta neurose agostiniana a coitadinha da Eva (e das mulheres em geral) passou a ser a culpada por o sexo ser o pecado original.

Ricciardi disse...

É para o PA ver como têm vindo a destratar os judeus injustamente. Acusam-nos de ganancia e avareza pela simples razão de que gerem os activos alheios com eficácia celestial. Um serviço divinal transforma-se numa actividade de gananciosos.
.
Pois bem, apesar de comentario Anónimo, se eu jogasse no Totobola, metia a cruz no Dragão (salvo seja, porque talvez derretesse com o contacto, como nos filmes do conde Drácula).
.
Rb

Cfe disse...

"apesar de funcionar muito bem nos países que os têm."

A sério que funciona? Em termos econômicos parece-me que sim, até porque são eles que mandam na finança e não vão deixar escapar as cerejas. No resto não tenho tanta certeza assim.

Ricciardi disse...

Qual resto?

Harry Lime disse...

Eu respeito o meu Pai.

Mas o PA não é meu pai. Por isso não lhe devo nenhum respeito. Há diferenças.

Em relação ao que escrevi: acredito que o PA acredite naqueilo que escreve. Infelizmente, para quem está de fora o que ele escreve soa a falso.

Rui Silva

PS. E não me lembro de alguém ter falado no Goya durante o MBA. Mas já agora foi com o meu pai que eu fui à exposição do Goya do Palacio da Ajuda. Muitos anos antes do MBA.

Harry Lime disse...

E o PA tem de perceber que não há hate campaign nenhuma.

Mas há uma certo fascinio. Lembro-me de na minha juventude ouvir o PA na TSF defender a privatização da ÊPAL e coisas que tais. e achar duas coisas:

- p PA não medo de dizer o que pensa (o que é bom)

- O PA é dogmatico como tudo e leva os seus dogmas até às ultimas consequencias (o que não é tão bom)

Atenção, não acho mal o PA ter mudado de opinião. O que acho curioso e previsivel até certo ponto é ele ter-se mantido dogmatico. Apenas mudou de dogma.

Nesse sentido não é muito diferente de qualquer intelectual de esquerda (ou de direita): mudam de lado a toda a hora mas levam sempre o mesmo dogmatismo.

Rui Silva



Harry Lime disse...

se o Joaquim estiver por aí : Joaquim , o almodovar português , o João Canijo , vai fazer um filme com peregrinas :) o my god , copiou-lhe o tema :) espero que não lhe copie o estilo , se não vai ser um escândalo :)

O João Canijo não é o Almodovar portugues. Aliás, o cinema do João Canijo não tem nada a ver com o do almodovar. Não sei de onde é que vem este disparate.

E não percebo muito bem donde vem esta cena anti-judaica e anti-protestante. São pessoas decentes que têm uma religião diferente. E depois?

Rui Silva