25 fevereiro 2016

banca pública

- O NB deve ser nacionalizado?
- Sim, para promover o desenvolvimento económico de Portugal
- E os outros bancos?
- O ideal é que fossem todos públicos.
- Para promover o crescimento económico?
- Sim, claro.
- Então pk é que os países em que a banca é pública são os mais pobres?
- V. é não é patriota, nem está ao lado do povo. Não passa de um verme neoliberal.

7 comentários:

Harry Lime disse...

O NB não dev ser nacionalizado.

Deve ser extinto e os escritórios utilizados para fazer habitação social, ó caraças!

Rui Silva

Ricciardi disse...

O NB deve ser de quem o pagou. Se foram os contribuintes q o pagaram deve ser público. Não vejo que a situação actual sirva interesse algum. Excepto o interesse de fazer o estado injectar mais dinheiro para vende-lo depois limpinho a preco da uva mijona.
.
A nacionalização temporária do NB pode ser uma forma de valorizar o banco para uma futura privatização num tempo futuro com condições de venda melhor.
.
Os pafinhos que lideraram este processo foram uns autênticos imbecis. Sem tininho algum. Mal o estado injectou 3,5 mil milhões disseram que tinham pressa em vende-lo. Ora, quem o queria comprar usou essa pressa toda para desvalorizar o banco. Insistiram na venda rápida publicamente, o que só veio fazer com que o não tivessem vendido.
.
Deviam ganhar o premio nobel da nabice. Melhor, deviam escrever um livro sobre aquilo que não se deve dizer quando se quer valorizar um activo.
.
Rb

Harry Lime disse...

Os pafinhos que lideraram este processo foram uns autênticos imbecis. Sem tininho algum. Mal o estado injectou 3,5 mil milhões disseram que tinham pressa em vende-lo. Ora, quem o queria comprar usou essa pressa toda para desvalorizar o banco. Insistiram na venda rápida publicamente, o que só veio fazer com que o não tivessem vendido.

Sem dúvida, um vendendor desesperado é sempre tramado pelos compradores.

A ideia da nacionalização é boa se houver possibilidades reais de valorizar o banco mas eu desconfio que isso não é possível.

A confiança do publico no NB/ BES é neste momento nula por isso será muito dificil reconstruir um banco fiavel a partir destas cinzas. E em banca a confiança é 99% do negócio!

A única hipotese reside, não em reconstruir o banco, mas em deixar que os activos "bons" no seu balanço recuperem algum do seu valor. e para isso é necessário tempo e tranquilidade (sinal de que o vendendor não está desesperado)

No fundo, a estratégia correcta não será tanto uma nacionalização mas mais algo parecido com o TARP americano aplicado ao BES. se os Pafiosos não fossem uns parvinhos (ou uns espertalhões, dependendo do ponto de vista) e a coisa tivesse sido feita a tempo a horas e com cabecinha, o estado portugues até poderia ter ganho algum, tal como o governo americano ganhou com o TARP.

Rui Silva

Ricciardi disse...

A UE/BCE vai acabar por obrigar a vender o banco ao desbarato. Parece que as elites da UE querem fundir a banca portuguesa com a espanhola. A banca espanhola foi devidamente capitalizada. Os programas de ajuda centraram-se no cerne do problema. A banca. Em Portugal os pafinhos desfizeram a banca. De tanto provocar falências nas empresas, que tinham créditos junta dos bancos, acabaram por destruír a banca portuguesa. Toda.
.
Estando a banca espanhola capitalizada, o BCE vai querer reforçar-lhes activos ou capacidade em gerar lucros e, ao mesmo tempo, tirar um problema sistêmico potencial em Portugal. A forma mais expedita é transferir a propriedade dos bancos portugueses para Espanha.
.
Portanto, penso que numa futura reprivatização ou venda do NB o BCE vai vetar todo o comprador que não seja espanhol.
.
O que poderá diminuir ainda mais o preço de venda. Quem se importa?
.
Rb

Ricciardi disse...

Anyway, o NB é um banco já nacionalizado. É apenas uma questão semântica. Na prática o banco é público, pois o fundo de resolução é uma entidade pública onde participa o estado e os bancos do sistema onde alguns são públicos (uns já o eram-cgd-outros foram recapitalizadas e nacionalizados (Banif dixit).
.
A questão é que não sendo a propriedade formalmente de ninguém em especial a gestão estratégica fica nas mãos de gestores nomeados que nao são proprietários dos mesmos e que, portanto, nada perdem com as decisões q tomam. Estao numa posicao porreira para ganhar luvas de interesses menos claros.
.
Mais vale assumir a propriedade e fazer-lhe um bom lifting. Quanto menos interesse mostrarem na venda, melhor.
.
Rb

Anónimo disse...

Os xuxas e os seus esquemas que foderam toda a banca portuguesa antes de 2011 não têm culpa nenhuma.

Anónimo disse...

É a ILÓGICA da esquerdalha. Entre a lógica e a superstição, o xuxa nem hesita - ele descende intelectualmente da irracionalidade romântica, com o seu sentimentalismo tolo e doentio e os seus devaneios infantis e piegas. O esquerdalho é uma criança grande a vida inteira ou, se quiserem, um nefelibata - ele vive passeando entre as nuvens da utopia, esperando os amanhãs que cantam. Oh, sim, eles cantam! Os acordes da sua música celestial soam já, como um eco longínquo! E, quando o sol do comunismo raiar sobre a Terra, tudo será renovado e um novo mundo descerá do céu, um mundo onde todos seremos felizes e não haverá mais fome, nem dor, nem miséria - e onde os oceanos se transformarão em limonada, porra!