02 janeiro 2016

necessitamos de um sentido





Por que é que os seres humanos necessitam de um sentido para a vida? Como afirma o Viktor Frankl e eu subscrevo inteiramente.

Gostaria de responder com uma metáfora. Imaginem um indivíduo que se equipou com um conjunto de ferramentas para sobreviver na selva. Uma boa faca, cordas, roupa apropriada, garrafas de água, uma lanterna, uma bússola, e uma tenda. E depois ficava a aguardar “eternamente” que o viessem buscar. Mesmo que fosse comendo e dormindo, a frustração ia ser grande e o nosso amigo ia ficar deprimido, a pensar que a sua vida era inútil.

O mesmo se passa com cada um de nós quando não definimos um sentido para a nossa existência individual. Deus (... a natureza, a evolução) dotou-nos de consciência, razão, intuição, sentimentos, e capacidade para amar. Agora imaginem que ignoramos essas ferramentas e nos limitamos a pastar. Não nos sentiríamos igualmente frustrados e deprimidos?

Para sermos felizes necessitamos de ter um sentido existencial. Sem esse sentido, sentimo-nos inúteis. O pior, penso eu, que pode acontecer a um ser humano.

5 comentários:

Euro2cent disse...

> inúteis. O pior, penso eu, que pode acontecer

O camarada Fred dos bigodes já lhe manda aí uma brigada de "herrenvolk" que não têm complexos servis desses, e lhe resolvem o problema.

(Isto da resistência ao trabalho é tramado, os nossos donos ainda semi-toleram que se ladre à política convencional, mas agora cá a ética de trabalho ... ui, ui, fia muito fino. Uns povos primitivos e uns anarquistas marginais, é o mais que se arranja.)

Rui Alves disse...

"Agora imaginem que ignoramos essas ferramentas e nos limitamos a pastar. Não nos sentiríamos igualmente frustrados e deprimidos?"

Não para muita malta que conheço. Enquanto tiverem dinheiro para as saídas nocturnas e para as selfies, tá-se bem.

marina disse...

mas então nao era aquilo de crescer e multiplicar o objectivo , o bem comum , o sentido progressão geométrica da vida ? já não percebo nada disto , muda de ideias a toda a hora ,bolas.

Ricciardi disse...

Parece-me que o problema da felicidade só se coloca para explicar o sentido da morte.
.
Qual será, portanto, o sentido da vida.?
.
-Há quem afirme que a felicidade é atingida quando se percebe o absurdo da vida.
-Há quem afirme que a felicidade é crer na vida eterna.
.
Eu sou mais básico e fico extremamente feliz quando oiço o sino da igreja da aldeia a dobrar no funeral dalguem que não conheço. Quando deixar de o ouvir, das duas uma: ou é porque fiquei surdo ou é porque serei eu o defundo.
.
Em qualquer dos casos, surdo ou morto, não terei consciência da infelicidade. Por isso o melhor é ser feliz com as pequenas grandes coisinhas da vida.
.
Guardar a infelicidade para coisas sérias e reais como por exemplo ir à Nazaré de proposito para ver a puta da onda gigante e ela nao aparecer e no dia seguinte ver no telejornal que no dia que regressei ela apareceu. Isso sim poe-me completamente aborrecido e infeliz. Não tanto, porém, quanto o bom selvagem que é infeliz quando não chove há muito tempo.
.
Rb

Anónimo disse...

Digam-me aonde está ne lei ou na constituição que temos o dever, a obrigação de trabalhar.
Agardecia