14 janeiro 2016

Helden: David Bowie und Berlin

The German Foreign Office has memorialized the late music legend David Bowie by thanking him for his role in bringing down the Berlin wall.





Berlim 1987

9 comentários:

Harry Lime disse...

Tenho sérias duvidas que as autoridades alemãs (dos dois lados do muro) dos anos 70 tenham visto com bons olhos a mudança para Berlim de um conhecido pop-star drogado e maricas que se vestia como uma gaja e pensava que era estraterrestre.

Desconfio até que deve haver um ficheiro (secreto, naturalmente) relativo às actividades do Bowie em Berlim escondido num sotão qualquer dos serviços secretos ingleses, alemães (dos dois lados do muro) e americanos.

Mas pronto isto sou eu a falar...

Rui Silva

Joaquim disse...

Caro Rui Silva,

Quando o governo alemão agradece ao DB o papel que este desempenhou, o sr. disparata...
Enfim :-)

Harry Lime disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Harry Lime disse...

Não, eu não disparato.

O que eu estou a tentar perceber é o que é que o DB teve a ver com a queda do Muro... o que eu estou aqui a ver é o governo alemão a tentar surfar a onda solidária "du jour".

Porque analisando friamente os factos (como fazem os conservadores) eu não consigo ver nenhuma razão para o governo alemão (de ambos os lados do muro) homengear o DB. Antes pelo contrário.

Já agora lê isto:

http://www.theguardian.com/cities/2014/nov/05/berlin-wall-ronald-reagan-david-hasselhoff

(5 Pessoas que não mandaram o Muro de Berlim abaixo: Ronnie Reagan, Maggie Thatcher, David Bowie, Bruce Springsteen, David "the Hoff" Hasselhoff):


A parte gira desta lista de 5 pessoas é que deixa toda a gente lixada:

a) os conservadores porque diz que a Maggie e o Ronnie não tiveram nada a ver com a coisa (uma verdade evidente para quem não seja acolito da seita: mandar umas bocas para ingles ver nunca mandou nenhum muro abaixo)

b) os esquerdistas porque diz que os concertos da malta esquerdista (Bruce Springsteen, Bob Dylan, etc) em Berlim-Lesta foram manipulados pela Stasi.

c) os artistas porque diz que o Bowie se limitou a fazer um concerto cool à frente do muro. Tendo em conta que o DB estava na fase mercenaria da sua carreira deve te-lo feito para ganhar notoriedade e conseguir vender mais discos entre a malta conservadora nos EUA e UK.

d) os xungosos porque diz que o Hasselhoff também não teve nada a ver com a coisa.

Cruriosamente, acho que, tendo em conta o low level format da malta de Leste, o Haselhoff é capaz de ter sido o unico com laguma influencia real na queda do Muro.

Rui Silva

Harry Lime disse...

Do artigo do guardian citado em cima:

If we want to credit music with bringing down the Berlin wall, we should at least spread the praise evenly: the “Concert for Berlin” line-up also included New Model Army, the Eurythmics, Bruce Hornsby and Paul Young. Phil Collins’ Genesis, who headlined day three, surely don’t deserve to be written out of the history books either: “At the end of the day, we just wanted to hear music, they wanted to hear Genesis, this western band,” said Uwe Kulisch, another of the protesters

(bold meu)

Genesis... uau... Será que também vão dar uma premio ao Phil Collins por ter mandado o Muro abaixo?

A vantagem do Phill Collins é que não tem processo em serviços secretos nenhuns do mundo.

Rui Silva

Anónimo disse...

Harry Lime, junta-te ao Ricciardi e vai-te foder.

Estes avençados xuxas só dizem merda, foda-se. Deve ser do caril estragado.

Carlos disse...

Claro que DB teve muito pouco a ver com a queda do muro. Individualmente considerado, cada contributo naqueles anos, deve ser apenas isso, um infimo contributo. Afinal, foram muitos, não sei se 300, se 3000, se 30000.

Mas que todos esses pequenos contributos foram mais importantes que 95% de tudo o que se publicou na comunicação social tuga entre 85 e 90, disso não tenho a mais pequena dúvida.

A percepção pública em meados de anos 80 (lembro-me bastante bem disso) era a de que aquele muro, o que ele representava, era algo de muito sólido, fossemos a favor, ou contra (e não havia meio termo nessa altura). Foi graças aos contributos de gente como DB, entre os tais 300, ou 3000 ou 30000, que foi possivel à gente do lado de lá do muro, derrubá-lo. Sem esses contributos não teria acontecido.

Harry Lime disse...

O Muro tal, como o comunismo, caiu de velho. Ao final de 70 anos era dificil esconder o facto de que aquilo era uma fraude.

É tão simples quanto isso.

Rui Silva

Harry Lime disse...

Harry Lime, junta-te ao Ricciardi e vai-te foder.

Estes avençados xuxas só dizem merda, foda-se. Deve ser do caril estragado.


Uau...

Rui Silva