18 dezembro 2015

o erro de Rui Ramos

O excelente artigo de Rui Ramos, que destaquei no último post, ignora um princípio fundamental: ‹‹em política o que parece é››.

É muito mau pensar que o MP pode ser manipulado por interesses partidários, é um facto, mas não deixa de ser mau verificar que o poder judicial ignora as consequências políticas das suas decisões, abrindo a porta aos solilóquios socráticos.

Quando o Sindicato dos Magistrados do MP vem a público afirmar que "não são um bando de terroristas" e o PSD defende, na AR, a Procuradora Joana Marques Vidal, sabemos que se desceu abaixo do aceitável.

O caso José Sócrates é muito grave, sem dúvida, por envolver um ex-primeiro-ministro. Pretender que deve ser tratado como qualquer outro caso de justiça foi um erro monumental que vai acabar por impedir qualquer discussão séria, como Rui Ramos justamente reclama e o País mereceria.

Pena que não tenha havido o sangue frio necessário para evitar a detenção espalhafatosa de Sócrates no aeroporto, pena que o caso não tenha sido remetido para o Supremo (por se tratar de alegados crimes cometidos por um ex-primeiro-ministro) e pena que não se tenham evitado as fugas de informação.

Ao queimar Sócrates na comunicação social, não parece que se procuraram benefícios políticos? Exactamente o que Sócrates agora alega.

Lá está, em política o que parece é.

5 comentários:

Harry Lime disse...

O problema do caso Socas não é o facto de ser tratado como qualquer outro caso. Essa é aprte correcta do caso. :-)

O que é chocante no caso Socas é o facto de todos os casos (desde o que envolve o arrumador heroinomano ao que envolve umex-PM) serem levados a cabo da forma como este foi.

Porque o Socas em sí não me preocupa: ele é um tipo com dinheiro e influencia* suficientes para enfrentar e vergar o sistema. O problema está quando cidadãos vulgares sem esse poder nem essa influência estão sujeitos ao abuso do sistema.

Rui Silva

* a origem deste dinheiro e desta influencia é outra conversa. :-)

Harry Lime disse...

Em relação à conversa da influencia politica swobre os magistrados, eu não penso sinceramente que ela exista e que seja uma invenção do Socas para armar em vitima e ajudar o amigo Costa. (e sim, sou xuxa e votei no PX, partido xuxialista)

Existe é uma genuina arrogancia de classe por parte dos juizes que os leva a pensar que estão acima de qualquer escrutinio, podendo por isso actuar como lhe apetecer. E isso é que faz com que este caso seja importante para o cidadão comum na medida em que revela o funcionamento interno da besta.

Rui Silva

Euro2cent disse...

> Pretender que deve ser tratado como qualquer outro caso de justiça foi um erro monumental

Portanto a treta liberal da igualdade dos cidadãos perante a justiça é mentira?

Ah, 'quelle surprise'.

Euro2cent disse...

Estão a ver porque é que eu digo que é impossível encontrar um republicano (demorcrata, socialista, liberal, 'whatever') honesto.

Mentem.

Sabem que estão a mentir.

Continuam a fazê-lo com a maior cara de pau.

Estão-se borrifando que lhes apontem a mentira.

Continuam a repeti-la.

Acham que são os maiores, o supra sumo iluminado da criação, o pináculo da racionalidade humana.

E não há (Deus) pai para eles.



Anónimo disse...

"Pena que não tenha havido o sangue frio necessário para evitar a detenção espalhafatosa de Sócrates no aeroporto..."
?
Foi pensado, Joaquim, não seja ingénuo.