07 novembro 2015

um anão mental

Ontem, num dos canais de televisão, uma comentadora perorava sobre política, afirmando que ‹‹António Costa já demonstrou ser um grande político porque conseguiu transformar uma derrota numa vitória››.
Ora esta afirmação é falsa porque, mesmo que chegue a primeiro-ministro, António Costa continuará a ser o grande derrotado do dia 4 Outubro.
Em Portugal há uma manifesta tendência para valorizar comportamentos que se afastam dos objectivos normais. Um grande político é o que ganha eleições, como um grande treinador é o tipo que ganha jogos e um grande cirurgião é o que salva a vida dos doentes. O ruído, a palhaçada e a simulação, não contam. O que conta são os resultados!
Nesta perspectiva, Passos Coelho e Paulo Portas são políticos mil vezes mais capazes do que o Sr. Costa. Não tenho quaisquer dúvidas a este respeito.

33 comentários:

Ricciardi disse...

Bem, no campo futebolístico, o que interessa é ganhar o campeonato e não um jogo. No campo militar interessa ganhar a guerra e não a batalha.
.
Costa tem razão numa coisa. Esta deriva do PS para a esquerda resultou dum deslocamento do PSD para a direita.
.
O engraçado disto é que Portugal parece ser o país liderante duma nova realidade na europa. O exemplo de união das esquerdas provavelmente vai servir de modelo noutros países.
.
E talvez não seja mau. Os partidos moderados irão aglutinar os partidos mais radicais e tornar o sistema bipartidário como nos EUA. A prazo tornar-se-ao dois blocos com diferenças não muito profundas no essencial mas divergentes em assuntos particulares.
.
Espanha deve vir a replicar a táctica Costa. Se o PP não tiver maioria, o PSOE e o Podemos formarão governo.
.
Não é necessariamente mau. Porque alguns partidos mais radicais precisam dum banho de realidade governativa para se moderarem.
.
Apenas temo o primeiro impacto. Que percepção terão os mercados acerca desta inovação portuguesa. Daí que me pareça importante uma palavra de Draghi. Se ele desdramatizar está inovação costista pode ser o início d sistema politico menos complicado. Ora ganha um bloco de direita, ora ganha um bloco de esquerda. Ambos moderados como nos EUA, independentemente dos extremistas q cada partido possa ter.
.
Rb

JS disse...

"... Um grande político é o que ganha eleições,..."

Políticos grandes são os que administram com sucesso um País durante a sua legislatura e que por tal merecem ser reeleitos pelos seus eleitores.

PPCoelho é (foi) o político mais votado por ser "o mal menor" para um grupo de eleitores.

ACosta é apenas um político marcadamente oportunista que se aproveita de um sistema eleitoral defeituoso.

Anónimo disse...

A termos de passar por uma frente de esquerda é melhor ser nestas condições, tendo os partidos de esquerda sido todos derrotados nas últimas eleições, do que se o PS tivesse vencido as eleições. O Passos Coelho e o Portas vão estar nas suas sete quintas, completamente desobrigados de ter de apoiar o PS no Parlamento seja em que matéria for, por causa dos compromissos europeus, já que o PS prefere apoiar-se à extrema-esquerda para derrubar o governo da Coligação. Assim, o centro-direita poderá dizer que tudo o que de mal se passar no país a partir de agora será por culpa da esquerda, e pela primeira vez, no que depender de si, o PS não governa, ao contrário do que teve de fazer com Guterres e no segundo governo de Sócrates.

A esquerda estará por sua conta e risco, num governo sem legitimidade política, com um Costa com uma imagem ridicularizada todos os dias, com dois acordos diferentes para cada partido de extrema-esquerda, porque o BE e o PCP não se suportam e os comunistas fazem questão de ter um tratamento diferente. Sabendo que os esquerdalhos são completamente incompetentes, retrógrados e que estão danadinhos para se "apunhalarem" uns aos outros, não é difícil de perceber porque é que Passos Coelho não parecia nada aborrecido ontem quando disse que não tinha problema nenhum em passar para a oposição. Vai passar umas óptimas "férias" no Parlamento a assistir ao "espectáculo". Muito provavelmente prefere este cenário do que a ter de governar em minoria.

Ricciardi disse...

Anónimo, isso é tudo muito bonito mas... o sossego de PPC na oposicao pode muito bem tornar-se num pesadelo. São pequenas grandes coisas que mudam tudo.
.
Se o governo mudar vamos poder descobrir certas e determinadas operações que doutra forma não conheceríamos. Refiro-me especificamente ao modo como foram feitas as privatizações.
.
Acho estranho que nao se ache estranho que as privatizações com este governo tenham sido sistematicamente por ajuste directo. Todas. Os compradores escolhidos. Sem a transparência que as privatizações em bolsa ou por opv têm. Foi tudo escolhido, alegadamente ao melhor preço.
.
Ora, este tipo de procedimento facilita fortemente a corrupção. Não existem políticos incorruptíveis e a ocasião faz o ladrão.
.
Antes mesmo de cair o governo, já sabemos de possíveis crimes nos vistos gold, na aquisição de helicópteros, na alegada fortuna do Marquinho de Gaia. Imagina quando saírem o que se vai encontrar.
.
Já percebemos que o MP é influenciável pelos poderes políticos em funções. Para um lado e para o outro. Mudando o poder muda a orientação.
.
Vai ser bonito vai.
.
Rb

Euro2cent disse...

> Não tenho quaisquer dúvidas

Eu também raramente me engano.

("High-five")

Anónimo disse...

Ricciardi, "wishful thinking", meu caro. Estás sempre errado, é impressionante. Tu e o Pacheco Pereira. Hás-de ser candidato a qualquer coisa em Portugal, só pode.

Anónimo disse...

Este Ricciardi é tão fanfarrão que nem tem a noção do que acabou de dizer, mas é muito transparente. Ao insinuar que o governo PS vai pôr o Ministério Público a investigar as decisões do governo da coligação está a admitir como o PS actua com a Justiça. E claro que como fanfarrão que é pensa que pára tudo em Portugal só para o MP investigar o Passos e o Portas. Acabam os problemas e as dificuldades no país só para a vida do Passos "tornar-se num pesadelo". Estes gajos não se enxergam...

Ricciardi disse...

São evidências senhor, são evidências. Reafirmo, o MP é influenciado por quem está no poder.
.
Basta ver como se portavam no tempo do Sócrates (PGR) e como se comportam agora. Qdo o poder é dum sinal protege-se quem lá está e investigam o lado contrário. Quando muda o poder fazem ao contrário.
.
Não sou ingénuo, meu caro.
.
Rb

Ricciardi disse...

É como o presidente do Benfica. Enquanto for presidente não há mal que venha. Se deixa de ser presidente é o diabo, caem-lhe em cima. vale e Azevedo dixit.
.
Rb

Ricciardi disse...

Olha para o que te digo pá. Até já se verificaram mudanças e ainda nem tomou posse o novo governo. Já antecipam sarilhos. Deve ser por isso que o investigador da área do fisco para a operação marquês veio ontem declarar que não entende a mudança de rumo da investigação.
.
Não sou eu que o digo. Foi mesmo ele.
.
O que achas que isso quer dizer?
.
Rb

Ricciardi disse...

Até admito que te custe a crer. Mas pelo facto de seres um anjolas não significa que nao seja verdade aquilo que eu intuo.
.
Rb

Anónimo disse...

Ricciardi, citas o Costa que disse que o PSD se deslocou para a direita devido à deriva esquerdista do PS, mas o programa de governo da coligação até tem lá uns "ramos de oliveira" para cativar os socialistas. O que passa para a opinião pública é que o governo "estendeu" a mão, mas o PS foi guloso e quis tudo para si. Nunca mais é dia do Costa tomar posse. Será um "happening"!

PS - Esteja ou não no carnide, o Vieira só será atingido quando gente como a Morgado for corrida da Justiça. Ele tem muita gente no bolso, o dinheiro da droga paga muita coisa.

Anónimo disse...

Ricciardi, tens a certeza que o PC não vos tira a tapete antes da "festa"? Olha que...

Ricciardi disse...

A esta hora até já se posicionam novos actores nas estruturas da justiça. Já deve ter começado o frenesim. E tu deves ser daquelas almas puras, ou púdicas, que não enxergam o que passa à frente dos olhos.
.
Nao tires o tampax ocular não.
.
Rb

Anónimo disse...

Eu enxergo tudo! E tu ensinas também. Continua, que estou a gostar.

Ricciardi disse...

Não sei se é a morgado ou não. Tenho-a em boa conta. Mas é assim mesmo como disseste. O dinheiro, mas nem sempre é o dinheiro. Há questões para além do dinheiro. A tribo. As tribos. As pressões das tribos. Maçonarias, partidos, etx
.
Rb

Ricciardi disse...

"tens a certeza que o PC não vos tira a tapete antes da "festa"?"
.
Vos tira?
.
Mas eu não sou PS. Sou PSD. Ou melhor, com passos deixei de ser de qualquer partido, mas se ele for removido voltarei.
.
Rb

Anónimo disse...

Posso adiantar uma coisa. Se o governo PS tomar posse, não haverá pânico nos mercados. Não se notará quase nada e a esquerda rejubilará. Mas, ninguém é obrigado a emprestar dinheiro ao Estado Português. Eu por exemplo tenho um depósito a prazo que está brevemente para renovar, e como o juro está muito baixo, estava a planear virar-me para os certificados de aforro, só que assim está quieto. É uma questão de confiança, que não a tenho nesta esquerda. As coisas são o que são.

A esquerda não vai poder culpar os mercados, a UE, a Alemanha, a Comissão Europeia ou o BCE. Ninguém vai cortar as pernas ao PS e à extrema-esquerda, não vão é abrir excepções. Azarucho.

Ricciardi disse...

Pois a minha dúvida é precisamente o que tu desvalorizaste. Temo bem que se possa criar nos mercados desconfiança. O teu DP não está melhor num banco porque se nova crise vier a solução será inevitavelmente o bail-in como no Chipre.
.
A ocorrer será uma desconfiança de imagem. Por associação aos gregos.
.
Por isso é q insisto na tecla D. D de Draghi. Ele é a chave para a solução ou para o problema. Mais do q convencer o Cavaco, Costa tem de rapidamente convencer o Draghi.
.
E talvez consiga pela razão de que o PS não é propriamente um partido como o Syriza. Tem a Internacional Socialista atrelada que tem muito peso e influência.
.
Rb

Kruzes Kanhoto disse...

Cá por mim, que não sei como se abre uma conta na Suiça, vou passar o meu dinheiro para o paypal...

Anónimo disse...

O Ricciardi não entendeu, ou não quis entender. Os mercados, o Draghi, etc., estão-se borrifando para o Costa, para o PS e para a "inovação" da esquerda portuguesa. Esta cairá por si, por isso os outros nem vos dão a importância que vocês acham que têm. Isto é tudo demasiado bacoco para ser "inspiração" para alguém.

Ricciardi disse...

Se a esquerda cair por si própria não me incomoda nada. Incomoda-me, isso sim, que o país caia por desconfiança externa.
.
Rb

JSP disse...

O comentário da criatura quanto ao costa demonstra a admiração reverencial e embasbacada do indígena pelo "chico-espertismo".é parte integrante da nossa "matriz civilizacional"
Costas, bichareis, varas, felgueiras, ferros rodrigues "i tutti quanti" aí estão para o confirmar.

Cfe disse...

Infelizmente, Vivemos numa época em que quem leva o troféu ganha e não o que chega na frente.

Passos mete mais golos mas Costa consegue anula-los na secretaria.

Em termos políticos Costa é sim um grande vencedor pois conseguiu algo que nunca ninguem conseguira antes. Meteu PSD, PP , CDU , BE e PS num saco.

Claro que lá eles não ficam muito tempo e a seu tempo Costa será devorado.

Não esquecer que nunca mais a política portuguesa será como antes. Nunca mais.

Cfe disse...

Agora estou perplexo o porque de quase ninguem no PS ser contra algo que provavelmente destruirá o partido.

Isso leva a uma dúvida pertinente: o que o PS quer fazer realmente em tão pouco tempo de governo? Ajudar os pobrezinhos e travar a crise é que não é.

Anónimo disse...

Cfe, nunca subestime a estupidez de certos actores políticos, ainda para mais em Portugal. E também acho que depois disto nada ficará como antes. Ainda não vimos os portugueses verdadeiramente zangados, mas vamos ver, e nem é pela coligação, mas pelo desprezo que o país tem pelo Costa e por este aborto de governo que vai ocupar o poder.

Cfe disse...

Anonimo,

Em todas as situações limite há sempre 2 grupos seletos que puxam cada um para o lado que entendem ser melhor e uma grande maioria a ver para onde vai a chuva, mas nesse caso o partido rompeu um paradigma estabelecido por iniciativa própria e a direção do PS, os mesmos* de muitos anos, sabem disso e dos perigos desta decisão;

Qual é o principal dor de cabeça que o PS tem no momento? É a preocupação de salvar Portugal? É gastar dinheiro? O que faz mover essa gente ? Quem orienta, reina e substituiu Soares há tempos como decano?

O que em meia duzia de meses pode ser feito sem volta e a quem beneficia, independente das consequências desastrosas que se avizinham ?

Cfe disse...

(*)mesmos

entra um e sai outro e os manda chuvas no PS pertencem sempre ao mesmo grupo. Diferente do PSD que pôs a brigada dos reumáticos para fora do poder e livres para andarem todos a gritar por aí, escrever em blogues, dar entrevistas e destilar o veneno contra a atual direção

tricLebanon disse...

"Em Portugal há uma manifesta tendência para valorizar comportamentos que se afastam dos objectivos normais. Um grande político é o que ganha eleições, como um grande treinador é o tipo que ganha jogos e um grande cirurgião é o que salva a vida dos doentes. O ruído, a palhaçada e a simulação, não contam. O que conta são os resultados!"
.
mas Passos Coelho e Paulo Portas perderam em toda a linha...até é estranho que ainda não tenham apresentado a demissão!!!??? e foi com resultados catastróficos!!!...depois da guerra entre o PS/BE/PCP vs PSD/CDS na questão da TAP, ficou claro que uma vitória eleitoral para o Partido Socialista seria a esquerda ter mais votos que Passos e Portas juntos...o Partido Socialista opunha-se à gravíssima violação da Tradição que Passos e Portas estavam a promover para que a Companhia Aérea de Aviação de Portugal saísse de mãos portuguesas...tradicionalmente Portugal controlava o seus sectores estratégicos ,tais como,o
energetico...comunicações...portos...aeroportos...aviação...depois os Liberais chegaram ao poder e acabaram com essas Tradições quase Milenares que passaram de regimes em regimes existentes em Portugal...

Anónimo disse...

Porque os vistos Gold não foram investigados ao mesmo tempo (e às vezss pela mesma equipa) que o Sócrates, o Duarte Lima, o Salgado, o Vara e a Maria de Lurdes Rodrigues.

Investigar uns e outros demonstra um claro pendor PSD.

Harry Lime disse...

O costa nem é anão nem deixa de ser.

O Costa é um tipo normal apanhado nas seguintes circunstancias:

a) a esquerda tem maiorio na AR

b) os partidos da esquerda detestam mais o Passos do que se detestam uns aos outros

Neste contexto, o Costa fez o que quelaquer pessoa faria.

Rui Silva

Harry Lime disse...

Apenas temo o primeiro impacto. Que percepção terão os mercados acerca desta inovação portuguesa. Daí que me pareça importante uma palavra de Draghi. Se ele desdramatizar está inovação costista pode ser o início d sistema politico menos complicado. Ora ganha um bloco de direita, ora ganha um bloco de esquerda. Ambos moderados como nos EUA, independentemente dos extremistas q cada partido possa ter.

Rb,

Os mercados vão esperar para ver.. o que pensa o Draghi. Por isso se o Costa convencer o Draghi terá a batalha ganha.

Não penso que tenha muitos problemas com isso: as pessoas estão a dramatizar a presença dos esquerdistas no governo. O "senior partner" é o PS, está apoiado no Grupo Socialista Europeu e é moderado. Os outros têm sempre escolha: ou estão com o PS ou entregam o poder à direita.

Rui Silva

Harry Lime disse...

E estes anonimo da vida a darem-lhe com a cena da vitoria na eleiçõe, phonix!

Rui Silva