05 novembro 2015

os mistérios do socialismo


Comentário: Portugal, um dos países com mais médicos de todo o mundo, não tem médicos suficientes para as urgências e tem de pôr os enfermeiros a praticar medicina.

4 comentários:

Rui Alves disse...

Portugal é o país dos paradoxos. Na Educação é igual: somos o país da UE com o menor rácio de alunos por professor, e somos ao mesmo tempo o país com a maior média de alunos por turma.

zazie disse...

Estão nas clínicas deles ou a fazer uma perninha nos laboratórios.

Anónimo disse...

Qual socialismo? É exatamente o oposto: os médicos vão para onde querem, em plena liberdade. Não querem fazer urgências, é o seu direito à livre iniciativa. Ou o joaquim quer que o estado os obrigue a ir salvar a ralé nas urgências?

Josand disse...

Se o Joaquim fizesse bem as contas e não comesse toda a palha que lhe põem à frente saberia que tem de saber fazer contas e interpretar gráficos.

Existiam 26645 médicos empregados no Ministério da Saúde, a 31 de Dez de 2014.
Enfermeiros eram 38089, segundo dados do Balanço Social do MS e SNS
Tendo em conta que a população Portuguesa, segundo a Pordata, 10.401.100 em 2014, dá qualquer coisa como 2.6 médicos por 1000 habitantes e 3.7 enfermeiros por 1000 Habitantes.

São os únicos dados fiáveis que podemos ter dado que as instituições privadas não fornecem dados e profissionais que trabalhem em 2 locais até são duplicados nestas estatísticas que não o balanço social... E se há coisa que não me atrevo a dizer é que alguém consiga violar o Princípio de Exclusão de Pauli... mas como a Zazie disse... podem tentar :)
Ora pensando até nos directores de serviço em catadupa por esse país fora... metade dos médicos são directores de serviço não? Lol.

Por outro lado, sendo Portugal o país da OCDE com o maior ratio de episódios de urgência por mil habitantes, a larga distância dos concorrentes... é normal que não haja mãos a medir.

Mas se prefere manter esse privilégio de guilda, mesmo que ninguém ganhe nada com isso... ;)