05 maio 2015

hipercriatividade 5


Numa sociedade feminina, como a portuguesa, a hipercriatividade tinha de ter a sua origem no comportamento das mães. E, de facto, quem abrir os olhinhos para o modo como as mamãs deliram com a “esperteza” das crias não pode deixar de perceber que é por esta via que a capacidade criativa dos pequerruchos é inflacionada e o espírito crítico atrofiado.
Um gatafunho é um Picasso, um poio é uma escultura do Henry Moore, e um parágrafo inacabado e mal ortografado é uma peça de Shakespeare.
Claro que as mães norte-americanas não vão por aí, e muito menos as chinesas que são exigentes até dizer basta. Elogiam mas pedem melhor ou até exigem melhor. Estudam e trabalham com os filhos, dotando-os por esta via das ferramentas sociais necessárias para o sucesso.
Acresce que as mamãs portuguesas, com o seu locus externo, também estão sempre prontas a encontrar bodes expiatórios para os insucessos dos filhos. Enquanto as mães com um locus interno responsabilizam mais os miúdos.
O resultado está à vista, quando crescem estes meninos pensam que são “o último biscoito do pacote” e que tudo o que fazem tem valor. Vai daí, toca a ter ideias.
As nódoas arquitectónicas, as esculturas escabrosas, os filmes que ninguém vê, os projetos megalómanos, as narrativas políticas delirantes, etc., são fruto da hipercriatividade infantil transportada para a vida adulta sem filtro.
A culpa, reitero, é das mamãs. Mas se lhes perguntarem, elas negam.
-       Cada um é para o que nasce – dirão.
-       E o destino marca a hora – costumo responder-lhes.
:-)

7 comentários:

Euro2cent disse...

> dotando-os por esta via das ferramentas sociais necessárias para o sucesso.

Cruzes canhoto, arrenego satanás.

O caminho para Auschwitz está cheio de boas intenções.

zazie disse...

Que macacada de bonequinhos são aqueles no final do post?

ehehehe

Anda hiperactivo, o Birgolino da filosofia de tasca.

marina disse...

ja ja nao eh hiperactivo , Zazie ....eh hipercriativo , o Joaquim eh bom exemplo de hipercriatividade , pois eh :) culpa da mae , claro.

Anónimo disse...

Hipercriativos são estes posts de merda...

zazie disse...

eheheh


até me enganei por causa daquela macacada.

O que é aquilo? um monitor, uma torradeira e a lua?

AHHAHAHAHAHAHA

Pedro Sá disse...

As mamãs e os papás, que é exactamente a mesma coisa.

Miguel disse...

Ídolos...