Pode ser 1 de abril - provavelmente é - mas é muito inteligente. Sem moeda física, a fuga ao IVA e a corrupção são praticamente eliminadas. As pessoas pura e simplesmente ficam sem forma de fazer pagamentos por debaixo da mesa. É algo que já foi considerado a sério - apareceu na Economist de há poucas semanas.
Nunca tinha pensado nessa vertente. Mas, como é q o ministério das finanças pode ver movimentos de uma transacao em bitcoins? . Não é precisamente o facto de ser irrasteavel q a torna independente de controlo?
Ricciardi, o artigo lincado é ambíguo quanto a isso. Aquilo que apareceu no artigo da Economist há poucas semanas não se referia ao uso de bitcoins, mas sim ao uso exclusivo de "dinheiro de plástico". Ou seja, deixaria de haver moedas e notas e todos os pagamentos sem exceção seriam processados através do sistema bancário (fosse qual fosse a unidade de conta utilizada). Dessa forma, todos os rendimentos de uma pessoa (ou empresa) ficariam registados informaticamente.
9 comentários:
1 de Abril
1 de Abril
Caro Ricciardi,
Só pode...
Está com muita piada
Joaquim
Pode ser 1 de abril - provavelmente é - mas é muito inteligente.
Sem moeda física, a fuga ao IVA e a corrupção são praticamente eliminadas. As pessoas pura e simplesmente ficam sem forma de fazer pagamentos por debaixo da mesa.
É algo que já foi considerado a sério - apareceu na Economist de há poucas semanas.
Nunca tinha pensado nessa vertente. Mas, como é q o ministério das finanças pode ver movimentos de uma transacao em bitcoins?
.
Não é precisamente o facto de ser irrasteavel q a torna independente de controlo?
Qdo faço uma transacao em bitcoins ninguém a conhece. Só eu e o destinatário. Não é?
A única operação q fiz com bit coins até foi com o CN. Só eu e ele é que temos conhecimento. Como é q o fisco pode saber?
Tugaleaks...
Ricciardi,
o artigo lincado é ambíguo quanto a isso.
Aquilo que apareceu no artigo da Economist há poucas semanas não se referia ao uso de bitcoins, mas sim ao uso exclusivo de "dinheiro de plástico". Ou seja, deixaria de haver moedas e notas e todos os pagamentos sem exceção seriam processados através do sistema bancário (fosse qual fosse a unidade de conta utilizada). Dessa forma, todos os rendimentos de uma pessoa (ou empresa) ficariam registados informaticamente.
Enviar um comentário