14 março 2015

perdido por ter cão e perdido por não ter

The ECB began a program of buying sovereign bonds, or quantitative easing, on Monday with a view to supporting growth and lifting euro zone inflation from below zero up towards its target of just under 2 percent.

Bond yields in the currency bloc have collapsed, but record low interest rates so far have not spurred investments that would support growth in recession-hit countries like Italy or Spain.

"QE is all around us and optimism is in the air," Varoufakis told a business audience in Italy. "At the risk to sound the party pooper ... I find it hard to understand how the broadening of the monetary base in our fragmented and fragmenting monetary union will transform itself into a substantial increase in productive investments.

"The result of this is going to be an equity run boost that will prove unsustainable," he said.

Ler aqui

Tenho  vindo a mudar a minha opinião acerca do MF grego. Inicialmente pareceu-me um académico desnorteado no mundo da política. De seguida coloquei-o na prateleira dos protagonistas da esquerda caviar. Agora está no grupo dos idiotas chapados, idiotas que por vezes são úteis a pessoas como o Sr. Soros.

A sua crítica ao programa de QE do BCE é completamente morónica. Eu não sou adepto do QE, mas não pelas razões do Varoufakis.

A valorização do mercado acionista disponibiliza capital para investimento produtivo, ponto final. Mas esse investimento pode não surgir se houver indefinição política como na Grécia, claro está.

Por fim, o MF grego não pode queixar-se de políticas de moeda forte (austeridade) e, em simultâneo, de políticas de desvalorização cambial (positivas para os países mais endividados).

Em que ficamos?

8 comentários:

Maltoni disse...

Daqui a uns anos o Varoufakis vai estar milionário e os gregos miseráveis. É a vida.

Euro2cent disse...

> completamente morónica

Is that a word?

(Quer dizer, em português. Pobre língua, avacalhada por traduções a pontapé ...)

Anónimo disse...

Caro Euro2cent,

Em que ficamos?

Joaquim

Euro2cent disse...

Ficamos em que a frase portuguesa é "preso por ter cão, preso por não ter."

Era o que deviam ter feito ao "tradittore" da Visão que há uns bons anos lá botou "as reservas de jogo do Quénia."

(Decerto que em Évora lhe poderiam "recepcionar" a "massiva" ignorância.)

Uma linguagem é uma ferramenta de precisão, e é triste vê-la estragada.

Euro2cent disse...

Nem sei para que estou aqui a perder o meu latim a ensinar o padre nosso ao vigário, para bom entendedor meia palavra basta, e perdido por cem, perdido por mil, fogo à peça, e está a andar de mota, que isso são outros quinhentos.

If you get my drift.


Harry Lime disse...

"Morononico" ou não "moronico" acredito que o Varoufakis escreve melhor português que tu...

É só uma nota.

Rui Silva

Harry Lime disse...

"A valorização do mercado acionista disponibiliza capital para investimento produtivo, ponto final"

Explica lá isto, Jaquim...

É que não estou a ver como é que isso acontece, a não ser que acredites que os investidores agarram nas mais valias e as vão investir na economia produtiva,

Quer dizer, o mercado accionista é sempre uma alternativa de financiamento das empresas mas isso acontece apenas em circunstancias especiais (algumas boas outras más).

O que acontece com o QE é que impõe taxas de juro baixissimas (negativas até!) para uma dada economia fazendo com que o custo de qualquer investimento seja muito baixo.

Problemas com esta abordagem? O pessoal agarra no dinheiro e em vez de o investir na economia produtiva investe-o na bolsa (inflacionando-a) no mercado de obrigações (inflacionando-o) . As companhias em contrapartfda investem-no em share buybacks (contirbuindo ainda mais para inflacionar o mercado accionista).

Rui Silva

Anónimo disse...

O QE vai provocar bolhas especulativas aumentando muito o preço dos activos mas não aumentando o seu valor.