13 março 2015

não, obrigado

A Islândia voltou atrás na intenção de se juntar à União Europeia, retirando o pedido de adesão, anunciou esta quinta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros islandês, Gunnar Bragi Sveinsson. O anúncio surge na sequência da promessa eleitoral feita pelo atual Governo islandês, de centro-direita e eurocético, eleito em 2013.

Observador

Comentário: A UE é, cada vez mais, um clube sem interesse.

3 comentários:

Rui Alves disse...

Mais os suíços que revogaram o câmbio fixo (peg) entre o franco suíço e o euro, mais a Polónia que adiou a adesão ao euro sine die, mais a crescente irrelevância geo-estratégica da Europa ocidental. Sim, sem dúvida, a primeira liga joga-se agora na Ásia.

Harry Lime disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Harry Lime disse...

O problema é outro é que ninguém quer pertencer a um clube não democratico em que o que conta é a Lei do Mais Forte.

Numa União politica normal, digamos os EUA, os membros mais pequenos tendem a ser sobrerepresentados pelo que estados pequenos têm toda a vantagem em pertencer a essa união (pensemos nos Estados americanos mais pequenos ou menos populosos: Rhode Island, Delaware, North Dakota..)

Ora na União Europeia (uma união politica de anormais) acontece o contrário: os estados mais pequenos estão subrepresentados tendo de se submeter à lei dos membros maiores.

Por exemplo, o poder e autonomia de Portugal na Europa é menor que o de estados como o Ohio ou a Georgia nos EUA, com população semelhante à de Portugal.

Assim, dessa forma nãoa dmira que não exista grande entusiasmo em aderir à Europa e existam mesmo membros com vontade de sair (Grecia)

Rui Silva