18 março 2015

40 anos depois do sonho

... o poder feito galdério, sem limite e sem cautério, todo embófia e sinecura. Esses ricos sem vergonha, esses pobres sem futuro, essa emigração medonha, e a tristeza uma peçonha envenenando o ar puro.

Comentário: É necessário distinguir entre causa e efeito (PNL). O Salazarismo não foi a causa da nossa miséria, foi uma consequência (efeito). Uma vez que o 25 de Abril apenas tratou das consequências e não atacou as causas, volvidos 40 anos estamos a lidar com o mesmo tipo de problemas. Reparem na atualidade do poema do Jorge de Sena.

8 comentários:

Harry Lime disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Harry Lime disse...

O Jorge de Sena já em 1976 estava desiludido com a democracia portuguesa. Para ele era um sistema com as mesma manias que o anterior mas de sinal contrario. Mas nunca pensou que um regresso ao passado levasse a algum lado.

De qualquer forma, penso que, causa ou conequencia, estamos melhor sem salazarismo do que com ele.

Mas mais importante, como deves ter aprendido no PNL um primeiro passo para resolver problemas é reconhecer a sua existencia. Tenho serias duvidas que no tempo do salazarismo a sociedade no seu conjunto tivesse capacidade para reconhecer os seus problemas e comçar a resolve-los. Mesmo que os problemas fossem os mesmo.

Ora a sociedade actual está muito mais equipada para o fazer. E isso parece-me um progresso.

Rui Silva

JSP disse...

E a actualidade de " Uma Campanha Alegre"...

JSP disse...

E a actualidade de " Uma Campanha Alegre"...

Anónimo disse...

Uma dúvida: O que é PNL?

Anónimo disse...

Caro Anónimo,

Não seja preguiçoso: GOOGLE

Joaquim

Anónimo disse...

Ó Quim, mas eu sou preguiçoso!

Rui Alves disse...

Caro Joaquim
Tem que admitir que vindo de si, PNL tanto pode significar Programação NeuroLinguística como também pode significar Partido Nacional Liberal.

E nisso não há Google que nos esclareça.

:-))