Eu não sou amigo do Sócrates, nem do
socialismo, nem do capitalismo de Estado, nem do clientelismo. E, obviamente,
também não tolero a corrupção.
Dito isto, devo esclarecer que não faço parte
de nenhuma seita. Não sou correligionário dos anti-Sócrates, nem de qualquer
partido político. Não sou de direita, não me considero conservador (embora com
a idade esta tendência pareça cada vez mais interessante), nem sou religioso.
Sou uma pessoa que pensa pela sua própria
cabeça, procurando conhecer as opiniões dos outros, mas sempre de modo crítico.
Em última análise, acredito na minha própria visão do mundo que tem sido a que
me serve melhor.
A minha indignação com a prisão preventiva do
ex-primeiro-ministro não tem qualquer relação com as suas políticas, que abomino.
É apenas uma postura cívica de respeito pelos direitos individuais.
Qualquer libertário dirá o mesmo que eu. Pelo
contrário, quem não se comove com o drama da prisão preventiva, amigo da
liberdade é que não é.
46 comentários:
A gente já sabe que és da Linha Vermelha do Camarada Mao.
Mas, já agora- para a liberdade da Justiça acima do poder político não vai nada, nada, nada?
E a cena inclui América ou é só por cá?
Porque por lá pode-se investigar tudo sem que o investigado saiba. Por cá, não.
Portantos, existem questões práticas que se alteram acerca das quais vossências nada dizem.
Quem Liberdade, pronto. Em absoluto; como querem ouro, pronto, agora em que parte do mundo e de que forma isso não interessa-
É por princípio e fim da utopia.
Outra coisa- os correligionários anti-sócrates são uma seita?
Onde param as pessoas normais nesta coisa?
Parece que não existem.
Na vossa cabecinha só existe a populaça raivosa e vingativa:
Os correligionários anti-sócrates:
A Linha negra anti-partido dos neontos
E vocês- os machos alfa em estado puro.
Tão machos e tão alfa que até levitam por insuflagem etérea dos princípios.
Faço minhas quase todas as palavras do Joachim... excepto a parte de ter que justificar o bom senso com a necessidade de ter que ao mesmo tempo repudiar a pessoa de José Socrates.
.
Não é preciso ter opinião contra o Preventivo 44 (isso é uma lateralidade) para se poder defender tranquilamente a decência nas leis que permitem meter na choldra quem quer que seja sem acusação por um tempo monstruoso.
.
Por um lado temos uma justiça que mete na choldra o Socrates devido a perigos de fuga e intervenção nas investigações, por outro lado temos uma justiça que já acha que Ricardo Salgado não pode fugir nem atrapalhar as investigações.
.
Isto é a prova que se trata de uma justiça discricionária que permite uma multiciplicidade de decisões para casos analogos.
.
E não. A preventiva nada tem a ver com a Culpa, pois essa só é formada em julgamento.
.
Já com os Julgamentos é a mesma coisa. Em facto semelhantes temos decisões contrarias, dependendo do Juiz. Ao menos nos EUA as decisões de um tribunal 'fazem escola' noutros tribunais para casos análogos. Em Portugal um gajo está nas mãos do bom ou mau humor do juiz.
.
O mesmo se aplica aos juizes do TC. São as leis que estão erradas. As leis que permitem interpretações várias sobre os mesmos assuntos. Não são propriamente os juizes. Os juizes serão sempre pessoas com as suas taras e virtudes como qualquer ser humano. São as leis que devem limitar-lhes os apetites.
.
Só não percebe isto quem está em modo perseguição and revenge.
.
Rb
Eu só gostava que estes serzinhos se manifestassem assim em Angola.
Porque, se é para se manifestarem em relação a Portugal e não levarem assuada precisavam primeiro de fazer o trabalho de casa.
O trabalho de casa é este:
Expliquem qual a conclusão a que chegaram acerca da necessidade de existência de prisão preventiva e de que modo ela é empregue em todo o mundo.
Depois, avancem e comparem a nossa legislação com o modelo de onde veio
De seguida expliquem em que parte a nossa aplicação desse modelo (que se já fizeram o trabalho de casa até sabem de cor) é mais gravosa.
Depois, leiam apenas o artigo do Cluny que saiu ontem no I e rebatam-no.
Para o trabalho ser completo- uma vez que é uma indignação política- mostrem também o que têm feito para mudar a lei e para tornar mais correcta a independência dos poderes legislativo e judicial.
Ah, de caminho estudem as competências dos diferentes tribunais para perceberem para que serve o Supreimo, em que consiste o Constitucional e a diferença disso do Tribuanl de Instrução Criminal
Esta gentinha é da mesma substancia dos comunas.
.
O ódio dos comunas ao grande Capital é conhecido. No 25 de Abril até roubaram quem quiseram.
.
Hoje discutem os 14 milhões que RS terá recebido do construtor que foi para Angola. Como se fosse um crime ganhar dinheiro. Podiam centrar as acusações no facto de RS se ter 'esquecido' de declarar essa massa ao fisco. Mas não. O que os preocupa é que RS tenha ganho aqueles m9ilhões. Ganho-os bem ganho. Deu a ganhar umas obras ao construtor e este deu-lhe uma comissão. Parabens. Só tenho pena que as minhas comissões sejam invariavelmente de valor inferior.
.
São os neo-comunas mascarados de anti-esquerdalhos. Em tudo iguais aqueles que subtrairam patrimínios aos ricos no periodo pós estado novo.
.
Rb
Agora, se a indignação não tem resultados políticos práticos e nem tencionam mandar o ebas-copus ao Supremo ou fazerem a vigília às portas da cadeia, contem lá para que serve.
Se é só uma indignação com muita força até que os humores passem do teclado para o espaço aéreo, expliquem se cientificamente é possível dar uso a aquecimento doméstico com esse esforço.
Portantos o dinheiro foi para Angola e em Angola o Sobrinho é anjinho.
Ok.
Eu já tinha percebido que quem fala assim tem um grande respeitinho pelo Estado Angolano, pelas leis feitas pelo Soba Angolano e que em angola não existe corrupção.
Obrigadinha pela confirmação.
Era só para ter mesmo a certezinha absoluta que a indignação pela barbárie é apenas pela barbárie portuguesa.
Até porque quem vomita o nojo pelo porco colonilismo de Estado Novo, nunca poderia viver num país que se livrou de todos esses nojentos vícios que os esclavagistas para lá levaram se hoje aquilo não fosse exemplo mundial a seguir.
Não sabes do que falas. Os bancos de angola estão entalados com creditos incobraveis. Não é apenas o BESA. São TODOS. O credito mal parado real é superior a 30%. Os amigos que tenho nas auditores dizem que em alguns bancos são na ordem dos 60%.
.
Emprestam dinheiro aos generais e estes por e simplesmente não pagam os emprestimos. E nada lhes pode acontecer porque são generais.
.
RS sabia que isto funcionava assim, mas duvido que tivesse noção da dimensão no seu banco.
.
A idiotice é das autoridades portuguesas. O Zédu tinha dado uma garantia para o BESA com um prazo. As autoridades portuguesas deviam ter aproveitado logo essa garantia. Mas não empataram a coisa e colocaram a divida do BESA no banco mau. O Zédu manda retirar a garantia, obviamente.
.
Quem perdeu foi o mexilhão, apo contrario do que diz o outro.
.
Rb
"... modo ela é empregue em todo o mundo"
Zazie,
Se quiser e se dispuser, seriam bem vindas as explicações das diferenças entre os diferentes países. De certeza que outros leitores também apreciariam esse saber.
---------------------------------------
No tocante a não concordância com a prisão preventiva por períodos longos sem acusação formal, sempre fui contra, exceto em caso de crimes de segurança nacional. Mas neste caso do Sócrates ser atingido por essa lei acho muito esquisito muitos insistirem em dar sua opinião (tão legítima quanto outra qualquer) tendo em conta que foi ele próprio que organizou (ou delegou) a feitura da regra.
Não estou minimamente preocupado com a picada na agulha da seringa onde colocou seu veneno.
Mas sou contra a utilização dessa agulha noutros.
O problema não é gostar ou não de Sócrates, pois a maior parte das pessoas está pouco lhe ligando, mas é ver as multas e as leis serem aplicadas aos funcionários do estado que muitas vezes tem espasmos e orgasmos em aplicar regras, de que são feitores, de maneira muito pouco ponderada.
Não é a queda, a ruína, a inveja de quem quer que seja mas a aplicação da justiça, num espectro muito mais amplo de vida, de valores, algo infelizmente fora da estrutura do judiciário contida no estado.
"As autoridades portuguesas deviam ter aproveitado logo essa garantia"
Meu Deus, que ingenuidade...
Eu quero ver, quando Angola estourar, e vai estourar, mais tarde ou talvez mesmo mais cedo, o que é que vai dizer tanta gente que passa a vida a suspirar pela Santa Padroeira Isabel. Estou curioso pelas reacções de surpresa "ahhhh... nunca imaginei..."
Cfe
Eu não ando em nenhumk movimento de indignição por coisa nenhuma.
O que penso está dito em modo de rábula no Cocanha.
Mas, se andasse, sabia que tinha obrigação de fazer um enquadramento mais geral da jurisprudência e da sua aplicação.
Só por mera questão de informação costumo procurá-la nos locais certos.
Online existe informação de modelos de jurisprudência e tem o InVerbis onde essas questões costumam ser colocadas.
Neste caso concreto não existe "prisão preventiva" em si mesma, sem a articulação com quem a pede.
Quem a pede não é quem a decreta.
È quem investiga.
Ora no modelo de investigação é que existem grandes discrepâncias entre o anglo-saxónico e o europeu.
Nós seguimos o modelo alemão aligeirando-lhe tudo o resto. É a jurisprudência mais frouxa do mundo ociental- para resumir.
Em ralação a este detalhe- que é bom que se entenda que é um detalhe- da prisão preventiva, como eu disse, tem um artigo no I do Cluny a explicar as direrenças e porque existe em função das exigências da "humanidade" e respeito pelo suspeito durante o processo de investigação.
Ele até deu o exemplo do Madoff e como foi investigado sem saber.
Nesse modelo a preventiva é praticamente desnecessária porque tudo já fo ifeito.
Se quer a minha opinião, um tanto leviana mas apenas por feeling, eu acho qeu por cá o que falha são os tomates e cabeça de invesigadores.
Era preciso que fosse à italiana ou mesmo à espanhola, para não ser à Americana
O que significa que não tenho grande fé nesta investigação.
Quem sabe tem a mesma opinião.
Pelo que tudo o resto é ar- neste caso é mais peido de indignados hipócritas.
O que penso, a brincar e a sério é mesmo isto:
http://www.cocanha.com/se-e-para-ser-farsa-de-costas-protegidas/
Obrigado Zazie pelo esclarecimento.
Mas entendeu que era para si o que escrevi abaixo do tracejado e nem de longe pretendia tal.
Foi por isso coloquei a separação.
Se observar o teor do que escrevi não tem nada a ver com o que é defendido por si.
Não, não entendi que era para mim.
V. é que não entendeu que eu também não estava apenas a responder-lhe a si.
Neste caso, se estiver lembrado ou se tiver acompanhado, incluindo por tv, deve-se lembrar do que disse o Júdice na tv acerca das denúncias e dos anos de protelação da investigação no caso Freeport.
Ele disse isto literalmente porque o fixei- que não se faz assim.
Se há uma suspeita sobre o PM, o que o DCIAP a quem foi feita essa denúncia, tem a fazer é chamar o PM e perguntar-lhe- já viu- dizem que tal e tal e coisa- acha que isto tem a ver consigo?
E pronto. Com respeitinho pergunta-se e só depois se o suspeito concordar que até tem a ver com ele, se pode investigar e com todo o cuidadinho, perguntando sempre ao Supremo se não há vazio legal que o proteja.
O Cluny explicou precisamente isso- por cá a exigência de garantias e protecção pessoal é de tal ordem que a investigação só pode avançar se for constituído arguido.
Há quem diga que em Aveiro sabem fazer por terem cabeça.
E já fizeram mas ai houve quem mandasse destruir tudo, porque sim, porque Angola acontece sempre que um corrupto com poder o deseja.
Ou acontecia, E agora não aconteceu, para surpresa dos que estavam seguros que nunca iria acontecer nada.
Daí os descabelamentos. Daí as "indignaçõeas".
Porque nada. Isto não é a lei a ea justiça a funcionar- isto são comunistas a perseguir capitalistas que até criam bué de riqueza sempre que untam as beiças com luvas e o poder está metido nelas.
O que é do povo é do Estado; o que é do Povo é do cigano que lhe deita a mão.
Capitalismo africano não precisa de saber mais que isto para ficar milionário.
E o Birgolino é um hipócrita quando larga estes desabafos.
A cabecinha livre é a cabecinha que obedece à Cartilha, antes de pensar livremente.
Porque, quando nos intervalos até desabafa livremente, a ideia que tem de justiça é esta- varrer o assunto para debaixo do tapete- para não dar mau aspecto no estrangeiro:
http://portugalcontemporaneo.blogspot.pt/2014/11/estados-de-alma.html
Declaracao de um cavador de batatas:
"Zazie defende a bilis que teima em subir a garganta, RB decide teimar em posicoes indefensaveis refugiado na etica abstracta. Provavel resultado: 'da ca um abraco pa'= na boa maninho"
Jocas e abracos para todos
Elaites
Oh Elaites eu nem sei o q me sai desde q aterrei em terras lusas. Estou insensível por causa do frio. Uma diferença de 30 graus de supeton poe qualquer um com a bílis a sair por tudo o q é buraco.
.
Mas enfim, fora o frio, a bílis só me sai quando vejo falhar a ética. E a moral.
.
Rb
Abração para o Elaites e para o Skippy
Eu tenho ótimos fígados.
Já quanto a moral, sou mais como a Marguetitte Duras- suspeito dos que duvidam da moral dos outros.
É o problema da "moral duvidosa"- está sempre a apontar falhas morais em toda a parte, em vez de começar por se ver ao espelho.
A falar verdade, a cena da preventiva não me aquece nem me arrefece.
E não tenho peninha nenhuma porque, se for a fazer balanço por poderosos que já apanharam com ela- foi a única pena com que levaram.
Se não for preventiva é carreira branqueada e indemnização pedida ao Estado.
O Pedroso anda por aí fresquinho da Silva. O Carlos Cruz, não e já disse o motivo pelo qual ele foi dentro e o outro se safou.
Quem pode, manda.
Mas, só por coisas, o título do Birgolino mostra como ele é tosco.
Porque a preventiva existe precisamente por existir excesso de protecção nos direitos cívicos de toda a gente.
Lá no paraíso-mirim dele não é assim.
O Nixon caiu e bastava pedir-se para ele explicar como, para o palerma se calar de vez com a treta da Liberdade e dos paizinhos dela na América.
Joaquim,
Só não percebi uma coisa: antes do 44 a prisão preventiva não o incomodava?
Zeze
Não sabia que existia.
As falhas de moral só as sente quem a tiver.
.
Quem não a tem não sente falta dela. Tomar o mal pelo bem e relativizar a moral é um problema dos diabos. Bem pode Bento xvi alertar para o problema. Em terra seca a semente não frutifica.
.
Aleluia irmão.
.
Rb
Rb
eu soh acho q eh uma pena os fuzilamentos terem saido de moda .uma pena por uma questao de direitos civicos e politicos , os meus 😝
Não digas isso marina que os curas de passeata ainda dizem que és uma mulher sem moral.
A coisa começa a ficar patológica.
Não entregam o hebeas nem saem de cima.
É só choro hipócrita de marretas
Se uma pessoa fosse tão mal-intencionada quanto eles, era capaz de pensar que estão com as barbas de molho.
> amigo da liberdade é que não é.
Bah, a liberdade é o primeiro refúgio de um patife.
Os amigos do alheio também são grandes amigos da liberdade.
"Follow the money", como dizem os filósofos (amigos da verdade, outro nome para detectives e juízes).
A man who moralises is usually a hyprocrite, and a woman who moralises is invariably plain.
OW
pois eh , parece q estao c medo. peninha dum mitomano egomaniaco q duplicou a divida em seis anos e nos transformou a vida num inferno ? esquisitoooooo
Podes crer. Esquisito mesmo...
Imaginas-te com pena de alguma coisa em que foste vítima e que nunca te poderia dizer respeito?
Eu não. Não me imagino na preventiva nem ninguém da minha família.
Mas roubada fui. Fomos todos. Eles não sentem o roubo mas sentem as dores do ladrão.
Porque será que só depois do encarceramento do detido 44, se considere que a prisão preventiva é um exagero e num atentado aos direitos?
Hoje ele, amanhã nós.
Fantástico Joaquim!
Até encontrei alguém que pensa como o Joaquim.
(com Video)
'General Palhaço' leva animação à prisão de Évora Homem mascarado de palhaço foi dar apoio a José Sócrates, preso preventivamente em Évora.
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/animacao_a_porta_da_cadeia_de_evora.html
Questionário:
Como se sente um indivíduo quando amealha milhões de forma ilícita:
a) mais livre que nunca (a vida honesta é dura).
b) que ficou impune a justiça.
c) porreiro, pá!
Até já falam de fuzilamentos.
.
É para ver no dá por a populaça a fazer julgamentos. Passam de imediato para o linchamento.
.
Ainda nem sabem de q são acusados em concreto os indiciados, mas já são culpados.
.
Já nem se trata de moral ou falta dela. É coisa pior mais ligada aos sentimentos de vingança, ódios, frustacoes...
.
Rb
Muito bem. Totalmente de acordo com este post.
Tu e o Arroja sois dois tótós.
- MAS, POR QUE CARGA DE ÁGUA É QUE ANDA TANTA GENTE PREOCUPADA, ACTIVAMENTE ENVOLVIDA, CONTRA A PRISÃO PREVENTIVA, DESDE QUE ENGAIOLARAM O CORRUPTO FDP???
- NÃO HAVIA PRISÃO PREVENTIVA ANTES??? FOI O PRIMEIRO PRESO PREVENTIVO??? PORQUE SUSCITAM OS "DIREITOS" DO CORRUPTO A PREOCUPAÇÃO QUE NUNCA SUSCITARAM OS DIREITOS DE MILHARES DE OUTRAS PESSOAS TODAS JUNTAS???
- ESTÃO PREOCUPADOS EM QUE SEJA O ÚLTIMO OU APENAS EM QUE SEJA SOLTO PARA IR ABAFAR AS PROVAS E AMEAÇAR QUEM O POSSA DENUNCIAR OU COMPROMETER???
Há-de ser com muita pena disto:
http://zap.aeiou.pt/portugal-e-o-terceiro-pais-com-o-maior-numero-de-brasileiros-presos-29176
Traficantes e criminosos imigrantes e o cigano-mor.
A escória da sociedade por quem estes palermas choram.
As vítimas não contam
esta aqui a explicaçao , Zazie :) 😎😜
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4291760#.VIrEPAAx5Jg.facebook
AHAHAHAHAHA
> AHAHAHAHAHA
Não é caso para rir. Pode ser que as fêmeas sejam simples mais medianas, no sentido estatistico do termo.
A minha teoria é que os machos, como são descartáveis ("expendable") para a sobrevivência da espécie, levaram como o ónus de terem a maior variância estatistica. Mais génios, mais imbecis, mais génios imbecis (tipo Marx).
Enviar um comentário