25 novembro 2014

Sócrates conjuga a imprevisibilidade com o mal

Em Março de 2011, deixei aqui um post apelidando o então primeiro-ministro de Cisne Negro (título do livro de Nassim Taleb) pela sua imprevisibilidade. Destaquei ainda o carácter corrosivo desta imprevisibilidade por estar conjugada com o Mal.

O Cisne Negro - 2011

O Cisne Negro parece-me a alcunha ideal para José Sócrates. O Mentiroso desprestigia-nos a todos, como se nos tivéssemos deixado ludibriar por um trapaceiro.
Os Cisnes Negros popularizaram-se com o livro do Nassim Taleb e, mais recentemente, com um filme que ainda deve estar em exibição. No livro, o cisne negro é invocado como símbolo do imprevisível. No filme, o cisne negro é uma encarnação do mal e da destruição. Para nossa grande infelicidade, José Sócrates conjuga a imprevisibilidade com o mal. A simples perda da independência financeira e económica do País, só para dar um exemplo, representa um mal terrível para todos os portugueses. A destruição do Estado (e da democracia?), outro.
Por estas razões, quando me surge a imagem do primeiro-ministro penso logo no Cisne Negro. Quem podia adivinhar que o PS indigitava uma pessoa com as características de José Sócrates para primeiro-ministro?

Recordo ainda dois outros posts sobre José Sócrates:

Não é um gentleman - 2009

Sócrates não é um gentleman, pelo menos no sentido que Burke e Popper lhe atribuíam. Leva-se demasiado a sério e não tem qualquer sentido do dever. O primeiro-ministro José Sócrates é um representante da populaça que chegou ao poder e que se comporta com todos os defeitos e vícios desta classe.
Penso que Maria Filomena Mónica afirmou isto mesmo, quando lhe chamou: “Um rapaz da província”. A populaça é inimiga da liberdade e da chamada “sociedade aberta”. A populaça tem demasiada fé no historicismo e no racionalismo para compreender que não é possível “construir o futuro”. O futuro é o resultado da livre interacção de todos.
Esta fé, que Sócrates partilha, faz com que Portugal se esteja a tornar numa sociedade menos aberta. Por fim, Sócrates acredita no positivismo ético que conduz “à desmoralização da sociedade e, por essa via, à abolição do conceito de liberdade e de responsabilidade moral do indivíduo” (1). Para Sócrates, na República a ética é a Lei (como também afirmou Guterres). Por isso Sócrates passa o tempo a afirmar que não cometeu quaisquer ilegalidades, quando o que interessa é se cometeu imoralidades.

(1) Este post foi inspirado pela leitura do livro – A Tradição Anglo-Americana de Liberdade, de João Carlos Espada, 2008.

Dar uma de Sócrates - 2011

Estou convencido que "dar uma de Sócrates" vai entrar rapidamente para o léxico português. Quando alguém ignorar completamente a realidade e se obstinar numa narrativa construida para se desculpar e responsabilizar terceiros pelos seus actos, estará a "dar uma de Sócrates".

59 comentários:

Anónimo disse...

Tudo o que Sócrates fez é perfeitamente previsível nos cargos que ocupou.

zazie disse...

Não. Não é previsível nos cargos que ocupou nem nunca ninguém tinha ido tão longe.

Ele nasceu para vigarista.
E houve quem gostasse, apoiasse, votasse e protegesse o vigarista.

São as mesmas pessoas que nunca dizem- olha, há o Paulo Portas mas há pior e foi Primeiro Ministro com dois mandatos.

Dizem precisamente o contrário- há muitos iguais, como os que nem cargos de Estado tiveram ou têm.

zazie disse...

Nem tme de ser sina de um partido.

O Gueterres foi péssimo governante mas é um homem digno e sério.

O que sucedeu foi que tudo começou a ficar mais chunga e os tugas também.

zazie disse...

Tanto disparate de patapouf

zazie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
zazie disse...

Ele representa uma coisa mais básica- a chico-espertice com todo o poder e nome em montra de Beverley Hills

É o artista-filósofo e escritor de feira que a tv promove e o Público apadrinha.

E um povo de mão estendida a pedir esmola mas a apaparicar estes chico-espertos e a imitarem-no em tudo quanto é empresa estatal.

Ele é a África cá dentro. É o nosso José Eduardo dos Santos e até o nosso Xanana de berloque, com a diferença que não temos diamantes nem petróleo.

Mas meio mundo tinha orgulho nisto. E continuam a ter.

É o fenómeno cacique local levado a cacique nacional.

Lionheart disse...

Zazie, já se sabe que para defender o Sócrates os socialistas vão buscar o Portas. Dando de barato que houve comissões no caso dos submarinos e dos sobreiros, estes casos não têm a dimensão da corrupção que envolve Sócrates. Nem em escala, nem na gravidade para a comunidade.

E continuo na minha que a guerra com os submarinos é uma guerra de comissões, porque os socialistas iam receber comissões do consórcio francês por quatro submarinos, mas depois perderam as eleições, os outros desfizeram o negócio (até porque o parecer técnico da Marinha foi favorável aos alemães) e depois terão sido eles a receber comissões.

Se o governo não tivesse mudado, os xuxas tinham adjudicado à vontade deles, recebiam a "comissãozinha" da ordem e nunca haveria escândalo submarinos, porque a imprensa amochava.

zazie disse...

Não são os socialistas- é a escardalhada toda.

Essa panca de irem buscar cenas menores para protegerem as maiores é toda dele.

E invertem o ónus da prova. Dizem que os outros é que protegem as maiores porque o resto é cabala.

Não há "sócrates" nso outros partidos porque eles nunca deixariam.

Apenas por isso. E porque um partido que tem bancários e sindicatos e tanto joga paleio de comuna à trela, anti-capitalista, como joga à capitalista é o PS; não é mais nenhum.

São eles a herança lateira.

zazie disse...

bancários, não- que tem banqueiros socialistas

ehehehe

A escardalhada gosta disto. São os filhos de Alex- a eles nada fica mal. Adoram ter vícios caviar e esnobar.

Mas marinham pelas paredes acima se houver capitalista empresário rico. Isso é que nunca- só se for estrangeiro.

O único capitalismo nacional que toleram é o de vão de escada- precisamente o mais chunga e que mais explora.

Isso e tudo o que seja PP. Claro. O Estado é do Povo e para o Povo, ninguém rouba lá dentro nada a ninguém.

zazie disse...

O Portas é rabeta, tem vícios de rabeta e devia saltar fora.

Mas há outro no PSD que é mais manhoso e fraude- o Santana Lopes.

Emanuel Lopes disse...

É curioso que, no meu grupo de amigos, utilizamos o dar uma de Sócrates quando deixamos alguém de mão estendida. http://www.youtube.com/watch?v=mrbPWM3BQwY

Lionheart disse...

Zazie, não quero saber quem é "rabeta", e quem não é. Mas já que fala nisso, agora percebo porque é que o João Gonçalves, o Goucha e outros estão tão pelo Sócrates. É o "rabeta" deles.

O Portas, por ser de direita, já não é. E no entanto, o Portas nunca fingiu ser hetero, nunca casou, nunca apareceu com uma "namorada". É curioso como até aqui os nossos "vips" são hipocritas até dizer chega.

zazie disse...

Não tem a ver com o que fazem na cama.

É uma questão psicológica.

O politicamente correcto até apagou esta noção que toda a gente tinha e que todos os humoristas sempre retrataram (incluindo os próprios rabetas como o Almodovar)

São retorcidinh@s

zazie disse...

Nunca fingiu nem apareceu mas matava os demónios no Parque.

Eu já sabia há muitos anos, desde os tempos do Independente, que era.

Uma vez ele escreveu um artigo onde era impossível não se morder esse vício com laivas de esnobice.

Contou (a imitar as esnobices do MEC) que era tão esquisito em peúgas que as dele eram encomendadas do Vaticano.

ehehehehe

Fetiche do grande.

zazie disse...

O problema é que não dá para dar cargos de poder a rabetas.

São piores que as mulheres. Fazem intriga, fazem fitinhas, perseguem meio mundo e até são capazes de fazer golpes palacianos para impressionar um amante.

Anónimo disse...

Zazie e se o Socrates for ilibado em julgamento?
.
Que dizes tu mulher?
.
Que o juiz é mau porque não condenou o teu odiozinho de estimação e que o outro juiz é que era bom porque sustentava o teu odiozinho de estimação?
.
Eu não faço ideia se o homem é culpado daquilo que lhe imputam. Nem eu nem ninguém. O que sei é coisa diversa e concreta: que como governante gastou dinheiros públicos de forma irracional e que deve ser julgado pela irracionalidade de algumas opções de investimento. Ele e outros. Como fez a Islandia que em vez de gastar tempo em show offs foi directo ao assunto, aquele que realmente interessa e que pode fazer escola para o futuro.
.
Porque é que vcs investiram em 3 autoestradas paralelas? porque é que gastaram tres vezes mais no parque escolar do que aquilo que era necessário? etc etc etc
.
O resto são, digamos, necessidades que as pessoas tem de desancar em alguém, como desancam em arbitros de futebol ao fim de semana para espantar frustrações e tensões.
.
O juiz decidiu-lhe a medida de coação. Se o juiz decidiu está decidido. Ele deve ter boas razões para decidir o que decidiu.
.
Contudo ele ainda não se defendeu. Sócrates ainda não pode apresentar a sua defesa. E qualquer bicho deve poder defender-se antes que o acusem.
.
Mas há pessoas que já sabem. Que já sabiam mal o viram pela primeira vez. Cartomancia talvez.
.
Rb

zazie disse...

Eu nem te respondo.

Para não me chatear vou mesmo fingir que nem li mais do que a primeira linha.

Anónimo disse...

Chateia-te rapariga. Senão provoco mais.
.
Rb

zazie disse...

Olha, como tu às vezes não te contens e nem tens pejo de levar a cena para o lado fulanizado e já me acusaste de muita coisa, eu vou dizer-te agora uma que vale por todas.

O teu problema é projectares. Passas a vida a projectar má-fé nos outros e acabas a fazer figura de escardalho besta e apenas por um motivo.

Porque é um morgadinho com complexos de privilegiado.

E por isso tens de sangrar por todos os coitadinhos, sejam pretos, sejam socretinos.

Tudo o que te cheire a defender os pobrezinhos famélicos que te rodeavam a casa de família a pedir comida, tem de ser sagrado.

És bom rapaz. Acredito mesmo que sejas uma jóia de pssoa.

Mas és um morgadinho da cubata complexado e com medo de parecer o riquinho da terra.

Anónimo disse...

Diz lá o que é que tua varinha mágica diz acerca de outros políticos.
.
Um gajo gosta sempre dessas cenas de botar cartas.
.
O Portas já lhe botaste e saiu 'o Gay'. Mas deve haver mais.
.
Rb

zazie disse...

Há ubns anos, quando apareceste e escrevias tudo entremeado em reticências, e eu pensava que eras um puto charila, disseste umas cenas patuscas, a mim e ao José, a propósito da banca.

Que nada. Não havia qualquer segredo nem macumba na especulação financeira. Era tudo clarinho como água.

Daí a uns tempos percebi que essa ingenuidade tosca não vinha de um puto charila mas de um bacano que vivia em Angola a fazer actividade bancária.

Ès assim- precisas de te sangrar por teres problemas de consciência.

Mas projecta-los nos outros e fazes sempre processos de intenção nos outros porque marrano é assim- não se enxerga.

zazie disse...

O pequenitates do Marques Mendes é outro socratinho em miniatura.

zazie disse...

O Portas não é o gay.

Nunca consegui sequer embirrar com ele.

ér o rabeta com vícios de rabeta e fitinhas de rabeta e intrigas de rabeta.

e não é saudável nem aconselhável levar para o poder rabetas porque são todos assim.

A coisa não é de cama mas de cabeça.

zazie disse...

Outro que era capaz de fazer as mesmas fitinhas é o pequenitates que parecia promessa no PSD e foi para o Parlamento Europeu- o Rangel

Podia ser um bom político mas é rabeta e rabeta é sempre retorcido. Não dá para fazer de rabeta chefe de nada, muito menos a comandar um país.

Anónimo disse...

O meu negócio é na Comunicação Social.
.
Tu para inventares cenas acerca do que não conheces és fantástica.
.
O que me chama mais atenção não é se se fala mal deste ou daquele, se se concorda ou discorda, mas sobretudo a forma como se inculcam ideias para transmissão, com cargas de raiva impressionantes.
.
Nos jogos importantes tambem se faz isto. O pessoal nem percebe, mas inculcam tensão nos adeptos e é vê-los a defender penalties que não existiram de uma forma supreendente.
.
O arbitro, esse, já está habituado. Eles já sabem que são vitimas das massas teleguiadas.
.
E depois há a simpatia. Se os que sempre estiveram comigo estão contra o arbitro então eu tambem estarei contra ele.
.
É a vida.
.
Rb

zazie disse...

E tu não és adepto?

Só vês cargas nos outros e sempre nos mesmos?

Até vês cargas em mim. Imagine-se só.

Só vês maldade e perseguições em inocentes; mas sabes ver crimes gigantes e mentiras perigosíssimas no Passos Coelho.

Estás a ver como as pálas fazem mal.

Devias experimentar o remédio que recomendas aos outros.

zazie disse...

Sem factos conhecidos, como os factos ad infinitum que foram sempre do conhecimento público no caso do Sócrates, ainda ontem tu afirmaste sem o menor pudor que o Passos Coelho é mil vezes mais corrupto e que tem mentido mil vezes mais que todas as mentiras do Sócrates.

Mas não tens tribo. És o árbitro que só sabe marcar penalties para um lado.

zazie disse...

Fazes figurinha de urso e passas por um valupateta mas enfim.

Tu lá sabes para que serve fazer figurinhas tristes de dedo em riste contra a evidência.

A tapar a evidência que é perigoso que seja evidente porque tu conheces outras evidências de quem ninguém sabe e essas estão no poleiro e são as culpadas pela crise.

zazie disse...

Olha, faz como o Harry Lime que votou 3 vezes no Sócrates para evitar o fascismo e diz que são meras questões pessoais do cidadão Sócrates.

A frase é bonita. Fica bem e deve soar maravilhas sendo ouvida ao vivo.

Conseguem diz~e-la sem se rirem.

Anónimo disse...

Não vejo crimes em Passos Coelho. A única coisa que vi foi que se recusou a fazer um striptease dos movimentos bancários. Movimentos esses que apanharam Socrates. Vê lá tu como são as coisas. Sem movimentos nunca se prova nada.
.
O único partido em que alguma vez votei foi no PSD. Embora já não vote há muito tempo em nenhum.
.
Passos é rapaz que até agora apenas me merece discordancia nas opções da politica economica. E nem em todas. Básicamente concordo mais do que aquilo que discordo. Mas onde discordo é coisa séria.
.
Fiquei, é certo, com a sensação de que ele devia ter mostrado aos juizes os movimentos das contas bancárias.
.
Um strip privado, vá. Achei e acho que ele perde mais por não ter sido totalmente transparente do que se refugiar na vergonha de strip parcial.
.
Quer dizer, é capaz de fazer strip do IRS e da Lista de Patrimonio, mas fazer strip dos movimentos bancários é que não pode ser porque lhe estão a ir à dignidade.
.
Há pequenas coisas que me chateiam. Essa é uma delas. Fica apenas suspeita tambem alimentada pelo facto de Relvas estar na estória e ter adjudicado cursos de aviadores. Sureal. Olha era mais um caso para chama-los e perguntar-lhe que porra de opções são essas?
.
Quanto ao caso dos submarinos, bem, eu já te disse uma vez.
.
Na volta não tomaste atenção. Mas eu tenho a certeza absoluta de que alguém na politica activa ganhou umas massas valentes em subornos. E até sei em que estado do Brasil essas massas foram lavadas e durante quanto tempo. Sei qual o advogado que o ajudou a fazer o serviço e como fez concretamente a coisa.
.
Rb

marina disse...

Zazie , ve la se sabes em quantas parcerias publico privadas assinadas pelo injinheiro esta o grupo lena . aposto q numas quantas :) e se o injinheiro for julgado culpado de corrupçao mailo amigo sera que podemos rasgar esses contractos ?

Anónimo disse...

Nunca disse que Passos é mil vezes mais corrupto. Tu inventas largo.
.
Mas afirmo que mente com a mesma intensidade que o Sócrates. São filhos da mesma escola partidária. Basta estar atento ao que dizia e ao que diz. O que prometeu e o que procedeu. Às vezes de uma semana para a outra desdiz-se. Mas enfim, isso parece que só é perceptivel a quem estiver fora das tribos. Quem está numa delas defende um e acusa o outro.
.
Rb

Anónimo disse...

Bem se Socrates for realmente condenado por corrupção em contratos com o Grupo Lena, isso quer dizer que tambem há corruptores nesse grupo.
.
Mas um gajo não sabe de que é que ele é acusado.
.
Mas se assim for, os contractos podem e devem ser rasgados, como já deviam ter sido alguns se em vez de a justiça se centrar no homem se centrasse nos negócios com prejuizo para o estado como fez a Islandia.
.
Rb

Anónimo disse...

É a tal coisa. A justiça devia ser instruida a avaliar e perceber os negócios de estado e não as pessoas.
.
Se investigasse os negócios apanhava as pessoas que os decidiram. Se investigar pessoas não vai chegar a lado algum. Nem o país tem proveito com isso. O socrates é preso mas os alegados prejuizos em negócios continuarão.
.
Está tudo ao contrário. De patas para o ar.
.
Rb

Lionheart disse...

Então e a Mota-Engil? E a Martifer?

A Justiça nem vai conseguir ir a todas.

http://www.transportesemrevista.com/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=27294

http://www.painelsolartermico.com/martifer-home-energy-com-500-paineis-solares-instalados-ate-ao-final-do-ano/

Anónimo disse...

Nos EUA agem de forma distinta. São pragmaticos e concretos. Embora tenham exageros velhacos no sistema.
.
O pessoal mais à direita em portugal vai ficar feliz e até saem à rua para festejar a condenaçao de socrates. Se não saem fazem a festa nos blogues. Mas vão ficar na mesma com os prejuizos. Tesos mas contentes.
.
Faz-me lembrar quando morreu o Sá Carneiro e aquela chusma de gente, dessa vez das esquerdas, feliz a dizer que iam comer carneiro assado.
.
Pulavam de alegria como agora pulam as direitas com a morte de socrates.
.
Mas a substancia não se toca nela.
.
Nem sabemos por causa de que negócios mataram Sá Carneiro (embora se desconfie) nem colheremos informação por que negócios se prendeu socrates.
.
Nem se acabou com os negócios que Adelino Amaro da Costa andava atrás, nem se acabará com os negócios onde socrates alegadamente meteu a unha.
.
Fica tudo na santa paz e tranquilidade.
.
A menos que a justiça passe a poder dar beneficios em pena aqueles que bufarem. Mas parece que não é permitido.
.
Rb

Lionheart disse...

Rb, o MP deve ter ligado o Sócrates e o Grupo Lena. Não por acaso a sede desse grupo foi alvo de buscas. Mas 20 milhões é apenas o dinheiro que ele repatriou, fora o que ainda mantém em "offshores", pois de certeza que não trazia para cá o dinheiro todo que avolumou.

Por isso é que digo que não se vai chegar a todo o lado. A teia era (e é) enorme, foram muitos a comer. Alguém ouviu o Henrique Neto hoje de manhã na TSF? Ele disse tudo.

Anónimo disse...

Pois. Isto era começar com uma lista de obras públicas adjudicadas nos últimos 20 anos.
.
Mandar analisar (1)a necessidade e justificação das mesmas e (2)pedir 10 orçamentos para a mesma obra a ver os desvios.
.
Qualquer nabo podia fazer este trabalho e apresentar as conclusões a um tribunal especialmente constituido para caça à fraude passada.
.
Depois há os casos dificeis de concluir o ilicito. Como os computadores Magalhães. O governante pode dizer que é uma opção politica para a educação, embora a gente desconfie que não. E aí sim activar investigação a pessoas concretas, contas, margens do fornecedor, quantidades etc.
.
Mas fazer escolas com casas de banho em marmore não tem justificação alguma. Ou fazer estradas sem fazer contas sobre a viabilidade de pagamento.
.
Que justificação pode alguém dar fazer um contrato com privados onde a falta de trafego é assegurada pelos cofres do estado?
.
Porque é que não tratam de fazer este estudo e sistematizar informação e entregar um pacote de grandes e medias obras e serviços suspeitos?
.
Anda-se atrás de um e depois de outro. E depois vem um procurador mais amigo ou menos amigo e cai tudo.
.
Rb

Anónimo disse...

Porque o que parece interessar é satisfazer as emoções das tribos. Ora uma, ora a outra, e o pessoal fica histérico a aplaudir quando calha acusar o chefe da outra tribo.
.
Uma cambada de nabos felizes por nada. Não vão reaver coisa alguma excepto a vingança.
.
Rb

Anónimo disse...

Sabes de que forma poderia aplaudir?
.
Se conseguirem rasgar os contratos onde ele alegadamente recebeu subornos e, mais que tudo, que façam um arresto aos envolvidos.
.
Achas que vai acontecer isso?
.
Claro que não.
.
Rb

Lionheart disse...

"Se conseguirem rasgar os contratos onde ele alegadamente recebeu subornos e, mais que tudo, que façam um arresto aos envolvidos."

Talvez fosse possível, porque haveria matéria legal para cancelar os contratos. Mas não se sabe qual a extensão das provas de que o Ministério Público dispõe nesta altura.

Anónimo disse...

Não se sabe nada.
.
Nem o próprio Socrates sabe de que é acusado. Fazem-lhe perguntas para tirar nabos da pucara. O Juiz tem um ano para o acusar de alguma coisa. O que se sabe são invenções jornalisticas. A mim parece-me que o processo não está devidamente sustentado porque se estivesse socrates não ficaria em preventiva. Ia para casa com outra medida à espera do julgamento. Como devem andar às aranhas retêm-no a ver se arranjam mais provas.
.
É como o processo Casa Pia que se prendem pessoas meses a fio sem acusação concreta. E só depois de as prendem é que começam a investigar a sério.
.
Dizem que é o país de todo o mundo onde se faz isto com maior frequência.
.
Não me admira nada, porque o que os portugueses gostam é do espetaculo para aplaudir ou apupar. E de vez em quando é preciso fazer de alguém mediático o bode.
.
Andam ao contrario como os caranguejos.
.
Rb

simon disse...

Isto por cá, na quinta do Joaquim, é o fartote. O Sócrates é mentiroso, o Passos não, desonesto aquele, e o Passos e o Portas, trafulhas que nem o rei nu, nem pensar, de modo que ainda algum dia direis "dar uma de Sócrates", que passa, eu direi, mas de Passos e do Portas, minha nossa, essa é que não .

zazie disse...

Para responder a todas essas palpitações de suposições não provadas, nada como o post do bacano do Vitor Cunha do Blasfémias.

Já dei umas boas gargalhadas.

Começa assim:

«Há uns anos prenderam preventivamente um primo meu que matou o pai enquanto ouvia uma canção dos The Doors. Isto alegadamente, já que ninguém conseguiu encontrar o álbum»

zazie disse...

Agora vou ler o resto para desopilar.

Isto por aqui ficou demasiado esquizóide para o meu gosto.

zazie disse...

Tomem lá que este devia ser dedicado a todas as viúvas e ao Morgadinho

http://blasfemias.net/2014/11/25/e-mesmo-verdade-o-regime-esta-podre/#comment-1800662

Isto só se aguenta assim- com ironia.

zazie disse...

ò galego_ a v. lógica é apenas esta.

É bera a polícia apanhar um vigarista que foi Primeiro Ministro porque há muitos mais vigaristas.

Ora a luta contra a vigarice deve fazer-se pela tolerância- nunca tocar num sem tocar primeiro em todos.

simon disse...

Por lembrar ora uma nova, que diz que todos são diferentes. Somos todos diferentes, concorda o mesmo filósofo, eu sei. Mas vai nisso bué de falácia, sofisma de se dizer que este governo sim, é que é bom. E di-lo o gordo e o magro, em cópia do mesmo boss, mas é claro, diz outro e ainda outro, quais irmãos a afirmar-se desiguais, porém dando pelo circo do lima da velha, que deus salve, como do bando bpn de sucesso e mais, se atiram à frase do boss, se rebolam de pilhéria à presidente, enquanto marques Duarte, aleluia, alinha na de Lincoln e serôdio das jotas oferta sorriso em banda aos altos quadros da maçona, como quem diz, seita, aqui se terá herdeiro. E é a tristeza tal que diz ao fórum uma dona, há pouco, farta, estou farta de tanta diferenciação de tratamento, ao ponto que jamais votei PS, mas em compensação me inclino a fazê-lo, já, pois é de mais tal discrepância de trato, tamanho abuso e eu só espero que mais gente o veja e se farte. Porque… (Tem de acabar, minha senhora…) sim, porque assim cristo, o Cristo foi vilipendiado mais do que tantos judas e olhe que ao fim deu-se conta da injustiça. Sem medo que os maus, como aí tantos, ao fim sairão sempre a ganhar. Nomo no Médio Oriente, na Líbia, Síria, no Iraque e na Palestina e assim na ONU dá para ver. Como esse mundo que foi de Deus (ou se dizia) e já não é, dá para se ver .

zazie disse...

És maricas, não és?

Anónimo disse...

«Aos que dançam com a prisão provisória de Sócrates lembro que a alegria popular seria a mesma fosse qual fosse o político preso, desde que estivesse mais rico do que quando "entrou para a política". Seriam, a bem ver, quase todos.» Miguel Esteves Cardoso
.
Tomem lá que este é dedicado especialmente para a Zazie.
.
Rb

zazie disse...

O drogado que diz que nunca foi rico.

Outro marrano fantástico. A poltranice tuga parece ter longa tradição e genealogia em que se encontram.

Está convencido que foi eleito e sujeito à ética republicana lá por ter sido vedeta.

zazie disse...

Elev não saiu mais rico. Ele enriqueceu lá, tentou controlar tudo quanto podia, de bancos a tv e perseguiu pessoalmente várias pessoas.

O tipo é bera. Não se trata de um pirata engraçado mas de um prepotente velhaco e com demasiado poder.

Estranho mesmo é acharem que uma personagem destas, com todos os tiques de ditador e oportunista é de esquerda.

Não dá para entender as v-s cabecinhas.

Até o MRPP berra como o MEC- os esbirros a quererem perseguir um camarada de esquerda.

zazie disse...

O outro em Itália era insultado por menos.

E por v.s.

Não sei onde conseguem encontrar provas para uns e cabalas para outros e como distinguem a boa da corrupção e prepotência e abuso de poder de esquerda da mesma que é de Direita que merece a Revolução.

zazie disse...

O grande fenómeno da protecção e voto neste palhaço é mesmo um caso de divã e o povo tuga precisa disso.

Porque não se consegue encontrar explicação racional para se encontrarem e juntarem tantos imbecis sem vergonha na cara.

zazie disse...

Mas vou indo para outras paragens porque a onda por aqui não me agrada.

Há ressabiamento no ar que não faz o meu género e para aturar mongalhada nem paga.

jsp disse...

Pois...o vigaristazeco lá "foi dentro"...
Mas quem lhe permitiu andar todos estes anos "cá fora" a fazer pela vidinha ( ele e o seu "inner circle")ainda não foram "incomodados" : o tipo que fazia de presidente do Ínfimo ( vénia ao grande Dragão ), o tipo que se fazia passar por pgr, e uma cândida baquiana que dizia chefiar a DCIAP...

zazie disse...

Do Ínfimo e do Assim assim.

":O)))

Que falta faz o Dragão.

Harry Lime disse...

Algumas correcções:

- Votei 2 vezes no Socas

- Teria votado 3 se não me tivesse baldado a uma por estar em Inglaterra

Eu aqui estou com o Rb, o juiz decidiu está decidido.

Eu confesso que até gostava do Socrates (especialmente porque havia tanta gente que não gostava nele).

E o homem dadas as circunstancias (muito importante este ponto) nem sequer foi um mau primeiro-ministro.

Agora, há aqui várias evidencias: sim, tirou o curso a martelo, sim, andava a assinar obras sem projecto, sim, era um mafioso de primeira ordem.

Mas hoje em dia são todos assim: o Passos e os seus amiguinhos são melhores? O Seguro é melhor? Há uma questão cultural que fez com que nos ultimos 20 anos a politica só tenha atraido trastes destes.

Da mesma forma que há 30, 40 ou 50 anos atraia Soares, Cunhal, Freitas, Sa Carneiro, Sampaio, Marcello Rebelo de Sousa, Guterres, Cavaco...

E agora descobriu-se que o homem andava a branquear dinheiro, ok, foi dentro. So what?

Rui Silva

Harry Lime disse...

E eu estou a partir do principio de que o Juiz e a Acusação sabem minimamente do que estão a falar.

Na noite da coacção desocnfiei, tal como o Rb, que eles não tinham muita coisa para agarrar o Socas. Dai o atraso de 4 horas no anuncio de algo que costuma ser linear.

Assim, têm o gajo preso durante um ano para arranjar qualquer coisas