14 setembro 2014

Reinar

Um regime republicano pode ser mais ou menos presidencialista e, portanto, o Presidente da República pode governar mais ou menos. Num regime monárquico a função principal do Rei nunca é a de governar.

Então é o quê?

Reinar.

8 comentários:

Anónimo disse...

Isso. Reinar agrada-me. Mas o que é que significa exactamente a palavra nos dias de hoje. Reinar parece-me que já não é o que suira. É a chamada monarquia cor de rosa que grassa pela europa afora.
.
Em Espanha fiquei esclarecido. Houve ali um momento em que dois partidos decidiram o futuro do novo rei. Os partidos decidiram o futuro do rei. Isto significa que o rei não reina e é subdito dos partidos. Depende deles.
.
A monarquia, para mim, só tem sentido se o Rei reinar.
.
A democracia deve coexistir mas somente em regime de subsequencia das decisões do rei.
.
A democracia pode ser exercida para eleger conselheiros do rei. E não mais do que isso. Parte desses conselheiros podem ser eleitos pelo povo. Antigamente chamavam-se de procuradores de concelho.
.
O rei ouve essa gente e outra que entenda e reina. Reinar signfica poder escolher um primeiro-ministro. E demiti-lo quando muito bem entender para substitui-lo por outro.
.
Rb

Anónimo disse...

Para não irmos muito longe o ex de Espanha fartou-se de reinar (sin. divertir-se): putas, festas, caçadas... é só escolher.
José Joaquim

José Lopes da Silva disse...

Este post é muito interessante. O PA acaba de "alienar" os legitimistas. Abre-se um novo campo por explorar (novo, a menos que eu tenha perdido alguma coisa anteriormente.) A principal função do Rei, até D. Miguel, sempre foi governar, tal como o é a função do Papa, em última análise.

Luís Lavoura disse...

Sem ser sobre este post:

O Pedro Arroja gostará certamente de escrever um post sobre a ascensão de um judeu à liderança de um grande banco português. (Eduardo Stock da Cunha é filho de uma judia alemã imigrada e, portanto, tecnicamente é um judeu.)

Anónimo disse...

Temos gente para todos os lugares: é cá uma reinação.Idiota palavroso.

Anónimo disse...

De facto é reinar, mas onde quase todas as casas reais da Europa têm orçamentos muito mais pequenos do que os de uma república, onde os republicanos destruiram o tecido produtivo nacional, pondo o País a viver de dinheiro emprestado!Grande república!!

Anónimo disse...

Yes! One man, one vote...

Zephyrus disse...

Professor, se hoje vencer o «não» à independência da Escócia, será graças ao voto do eleitorado feminino...