24 setembro 2014

os ricos consomem essencialmente o mesmo que os pobres

O que é fabuloso acerca deste país é que a América iniciou a tradição dos consumidores ricos comprarem essencialmente as mesmas coisas que os mais pobres. Podes estar a ver televisão e ver uma Coca-Cola e sabes que o Presidente bebe Coca-Cola, a Liz Taylor bebe Coca-Cola e tu pensas: eu também posso beber uma Coca-Cola. Uma Coca-Cola é uma Coca-Cola e nenhuma fortuna pode comprar uma Coca-Cola melhor do que a que o vagabundo da esquina está a beber. Todas as Coca-Colas são iguais e todas são boas. A Liz Taylor sabe isso, o Presidente sabe isso, o vagabundo sabe isso, e tu também sabes isso.

Andy Warhol

16 comentários:

Ricciardi disse...

Se bem que beber uma coca-cola sentado num sofá duma mansão de dez milhões de us dolares tem outra piada.
.
Rb

Anónimo disse...

Terá, eu cá não estou em condição de o afirmar ou negar; que me lembre, o mais próximo disso que possa ter estado foi a última vez que vi a Violetta no Centro de Belém e que davam gasosa aos mais entusiasmados. A Zazie quase que se afogava, coitada.

Populaça, borbulhante

Anónimo disse...

Notícia de ÚLTIMA HORA!!!

A Zazie foi vista na Tombo da Torre a babar-se. A Protecção Civil está, afadigada e preste, a tentar excluir a possibilidade de ser raiva. Até ao momento, a hipótese que se pensa ser a mais provável é (diz quem sabe) um ataque de bufas. Tadinha.

Populaça, afadigado (e meio enojado, confesso. O que será que o raio da moça terá comido?)

zazie disse...

http://i19.photobucket.com/albums/b159/panotea/riches-pauvres1.jpg

Euro2cent disse...

> Se bem que beber uma coca-cola sentado num sofá duma mansão de dez milhões de us dolares tem outra piada.

Isso é o começo. O que os outros também não têm é a cola servida por um mordomo atencioso, e umas linhas de coca na mesa para snifar sem visitas da polícia ...

(Há uns tipos mal informados que julgam que ir a restaurantes pagar quantias absurdas por vinho gasoso é a marca da classe que lhes falta, mas são motivo de chacota.)

marina disse...

a coca cola é um veneno. nem que me pagassem bebia xarope de milho transgénico, iaaaac. os americanos são é todas doidos por caca ,ricos e pobres :)

marina disse...

a coca cola é um veneno. nem que me pagassem bebia xarope de milho transgénico, iaaaac. os americanos são é todas doidos por caca ,ricos e pobres :)

Unknown disse...

Os seres humanos têm muitas coisas em comum, é natural que consumam coisas semelhantes, reduzi-los a isso(ao que possuem) é que não é lá grande coisa para provar uma tese.

No cartoon que a Zazie nos "ofereceu" mostra exactamente algo assim, mostrando que muitos pobres querem o que os ricos têm e muitos ricos querem ter sempre mais do que um pobre pode ter( se não percebi mal tudo).

É também a inveja e a sua reacção em duas pessoas em situações opostas, porém apesar destas semelhanças(todos precisam de comer, beber, dormir) a diferença é que uns dormem em colchões e outros na palhota.

Uns comem um Tornedó à Wellington e outros uma sandes fiambre e um copo de limonada do Lidl.

E no entanto podem ser iguais na felicidade e na riqueza, se não ambicionarem mais do que o que já têm. Não é essa a verdadeira riqueza: já ter mais do que ambiciona?

Por isso um "pobre" pode ser mau e invejoso assim como um "rico" pode ser bom e generoso...

De qualquer forma, da próxima vez que vir alguém a beber água na tv vou pensar neste post do Joaquim.

Pior é se pensar o mesmo quando vir alguém num Ferrari. ;)

Anónimo disse...

"Os ricos consomem essencialmente o mesmo que os pobres." Uma verdade elementar e sumamente importante da ciência económica.

Luís Lavoura disse...

Isso era na década de 1950, o tempo do consumo de massa nos EUA. O tempo dos McDonald, cujos hambúrgueres tinham exatamente o mesmo sabor em qualquer cidade dos EUA e do mundo. Hoje em dia já não é assim, nem mesmo no McDonald's.

Anónimo disse...

Quim, aqui toda a gente também bebe sumol. Isso não é lá coisa assim tão excitante e fabulosa. O que nem toda a gente pode fazer, aqui ou nos states, é conduzir um mercedes.

Rui Alves disse...

Digam lá, este Andy Warhol estava a gozar com a malta, não estava?

O pobre bebe a mesma coca-cola que o rico, o pobre come o mesmo Big Mac que o rico, e que mais? O pobre conduz o mesmo Ferrari que o rico? O pobre pilota o mesmo Cessna particular que o rico?

Isto recorda-me a anedota do menino pobre e do menino rico a quem a professora mandou escrever uma história sobre uma família pobre.
A história do menino pobre começava assim: "Era uma casa pobre. O pai era pobre, a mãe era pobre, os filhos eram pobres."
E o menino rico copia a ideia ao colega: "Era uma casa pobre. O pai era pobre, a mãe era pobre, os filhos eram pobres, o mordomo era pobre, a governanta era pobre, o motorista era pobre, o jardineiro era pobre..."

zazie disse...

Não estava nada a gozar- foi visionário. Percebeu que a massificação do gosto pelo dinheiro ia nivelar tudo por baixo.

Os 15 minutos de fama que os media proporcionam no Big Brother foram antecipados por ele.

A treta de tudo se poder comprar e vender e chamar-lhe arte, foram antecipados por ele.

Foi ele quem disse que arte é tudo aquilo que se consegue fazer passar enquanto tal.

zazie disse...

VIP tanto éa Lili Caneças como outro plaerma qualquer que consiga sobressair por qualquer imbecilidade pública a que se exponha.

Não há classes- há falta de classe que fala mais alto se tiver altifalante para isso.

lusitânea disse...

Olhe que não...estou farto de ver ricos velhos com umas mulas novinhas muito boas e por amor coisa que pobre só pode ver nos xxx...

Unknown disse...

Quem não sabe isso são os trabalhadores da fabrica da CoCa Cola na India, Bangladesh...que ganham dos melhores salariso da região, mas não chega para beber uma cocacola por dia.(Ver reportagem da Foxnews)