07 julho 2014

Reis de Espanha

Os reis de Espanha estão hoje em visita oficial a Portugal.

É a segunda viagem oficial desde que tomaram posse há pouco mais de duas semanas. A primeira foi ao Vaticano há precisamente uma semana.

Não me recordo no passado recente de um Chefe de Estado cuja primeira visita oficial tenha sido ao Vaticano. E, no entanto, foi essa a escolha dos reis de Espanha.

Uma escolha que demonstra julgamento. A tradição católica é a mais importante de todas as tradições que, ao longo da história, serviu para unir os espanhóis. A Igreja Católica é a mãe de Espanha no mesmo sentido em que é a Mãe de Portugal. E a Espanha tem sido um filho leal. Foram espanhóis os reis que para sempre se imortalizaram sob o nome de Reis Católicos.

Com o seu gesto, Filipe VI e Letizia foram a Roma reiterar a sua lealdade à Igreja Católica, seguindo a tradição dos seus antepassados. Foi a Espanha (seguida por Portugal) quem no auge da ofensiva protestante mais se bateu em defesa do catolicismo. E foi também a Espanha, acompanhada por Portugal, que mais contribuiu para divulgar o catolicismo no mundo.

Por isso, e numa nova demonstração de grande julgamento, a segunda viagem oficial dos novos reis de Espanha só podia ser ao irmão Portugal, seu grande companheiro e aliado tradicional na aventura católica. Foi essa a tónica do discurso do Rei hoje em Lisboa - o passado comum, os problemas de hoje que também são comuns, e o seu comprometimento para trabalhar em comum para o futuro.

Os reis de Espanha apelando à tradição para unir espanhóis, e também espanhóis e portugueses. Estes reis parecem verdadeiramente saber aquilo que estão a fazer.

1 comentário:

Rui Alves disse...

Sabem mesmo? Olhe que a meu ver começaram mal.

http://www.acidigital.com/noticias/nao-havera-sinais-religiosos-durante-a-coroacao-de-felipe-vi-mas-bispos-convidam-a-rezar-por-ele-44497/

Outras coisas pouco católicas poderíamos acrescentar ao caldo, mas fico por aqui.