18 abril 2014

um artigo muito equilibrado

We have a new climate change consensus — and it's good news everyone

Matt Ridley

Comentário: Matt Ridley, um autor que já aqui tenho citado, chama a atenção para um novo consenso em torno do aquecimento global. Em vez de mitigar, os aquecimentistas falam agora em adaptar.

Eis uma nova postura que é bastante positiva. Se não houver aquecimento global antropogénico - hipótese em que eu acredito -, o investimento na adaptação não é desperdiçado porque serve para nos protegermos de eventos climáticos extremos. Se houver, estamos mais preparados, sem incorrer em custos exagerados.

22 comentários:

zazie disse...

Aos poucos chega lá. No meio é que está a virtude.

Anónimo disse...

Mas quais custos exagerados?… alguém acredita, incluindo o Joaquim, que algum país tem incorrido em "custos exagerados" por causa do aquecimento do planeta?
Tem sido business as usual, os porcos ganharam e não é de hoje… as tecnologias como energia solar, eólica, carros eléctricos e híbridos, são a evolução natural das coisas tal como se apresentam. Os sociopatas é que estão contra desde lâmpadas de leds a carros eléctricos porque emporcalhar é que é bom.
Aliás, este último relatório do IPCC, mais uma vez, foi adaptado às exigências dos porcos mais porcos de todos, designadamente, EUA e China. Alguém tem dúvidas que seja assim?
Não se entende a campanha do Joaquim e da seita. Independentemente de aquecer ou arrefecer, eu gostava de ar mais limpo, mar sem plástico e rios que não fossem vazadouros. Mas é pedir muito, porque como diz esse grande cientista céptico Roy Spencer, "Earth and its ecosystems – created by God's intelligent design and infinite power and sustained by His faithful providence – are robust, resilient, self-regulating, and self-correcting".
Não deixa de ser impressionante a coincidência de linguagem… "self-regulating, and self-correcting"… Zazie, ajude-me aqui… onde é que já ouvimos isto? :D -- JRF

zazie disse...

ehehehe

Não tinha lido. Estas seitas de porcalhões são o fim da picada.

Qualquer dia andam a bater à porta a pedirem uma moedinha para a auto-regulação da frigidez climática.

zazie disse...

É a mãozinha marota. Sonham sempre com a mãozinha marota por causa dos bolsos.

Anónimo disse...

http://mitos-climaticos.blogspot.pt/

Vai ler (se souberes), JRF.

Anónimo disse...

E este?

http://mitos-climaticos.blogspot.pt/2008/07/dramtica-confisso-e-em-portugal.html

Sabes ler, aldrabão?

Anónimo disse...

http://mitos-climaticos.blogspot.pt/2010/04/ondas-de-calor-e-aglutinacoes.html

Só mais um pequeno estímulo ao teu tico e ao teu teco, pode ser que comecem a falar um com o outro e deixem de se sentir tão sozinhos nesse buraco negro entre as tuas orelhas.

Ricciardi disse...

ehehehe
.
Oh Joachim, vamos lá ver se percebi.
.
Portanto, a ideia é assumir que, pronto, sempre existe o climate change (de resto inegável para quem tem olhinhos). Assumir isso, e em vez de deixar de poluir vamos mas é adaptar-mo-nos à mudança climática.
.
Esta postura é exactamente a derrota daqueles que consideravam um mito as mudanças climáticas. Uma derrota de pirro, de resto.
.
Agora que andaram 20 anos a dizer que não senhora que não assinavam protocolos e que queriam continuar a poluir porque não há provas, eis que de repente fazem um flic flac retórico e dizem:
- Pessoal temos de saber conviver com as mudanças no clima. Não é preciso 'mitigar' a coisa, adaptemos-nos ao novo clima.
.
Que remédio, oh Joachim. Que remédio.
.
E note bem. Cada ano que passa mais intensa deverá ser a adaptação. No limite um gajo adapta-se a viver no que quer que seja.
.
O remédio é mesmo mitigar a poluição. Acabar com ela. Ter um plano calendarizado de redução de poluentes danosos ao ambiente. Mitigar não é apenas adaptar. É agir para ver se não se agrava a situação.
.
Já sabemos. O mundo está formatdo para a combustão fossil. Motores a combustão. Isso nao se muda de um dia para o outro. Mas pode-se substituir o petroleo e o carvão pelo gas natural que tem reservas imensas e é imensamente menos poluente. No futuro existirão alternativas melhores. O sol, o vento, o hidrogenio etc
.
Rb

Ricciardi disse...

Até lhe digo mais, parafrasenado o Keynes:
.
Se o governo dos EUA engarrafassem petroleo em bidoes (ou dissesse que o engarrafava) e os enterrasse em minas de carvão abandonadas e enchesse de terra essas minas e dissesse aos privados oh pessoal temos ali para baixo enterrados milhoes de metros cubicos de petroleo para uso de decadas usem o vosso engenho empresarial para desenterrar os bidoes com uma só condição: a energia a dispender para sacar o petroleo deve ser limpa e renovavel.
.
O que é que acha que aconteceria?
.
O pessoal desatava a investigar formas de gerar energia limpa para aceder ao petroleo. Empregos eram criados. Novas formas de armazenamento de energia seria inventadas. Motores limpos mais potentes e duradouros seiram criados. Empregos novos seriam gerados. No fim, quando o pessoal chegasse aos bidons de petroleo estes já não serviam para nada.
.
Esta ideia é interessante porque combina outras duas. Sabe quais são?
.
A ideia de Keynes e uma Parabola da biblia.
.
A de keynes vc já a sabe. A Parabola da biblia é simples:
- Um propritário rural faleceu. Tinha dois filhos que herdaram as terras. O pai deixou um testamento. No testamento o pai dizia que estava enterrado na propriedade um tesouro muito grande e que o deixava de herança aos filhos. Os filhos passaram o ano todo a revolver a terra a ver se o encontravam. Nunca o encontraram, mas notaram que a terra mexida deu as melhores colheitas de sempre. O tesouro era o trabalho, a persistencia e o engenho indispensaveis para obter boas colheitas.
.
Rb

Anónimo disse...

Somos capazes de medir as constantes da gravitação, a de Planck, de medir a velocidade da luz, de detectar neutrinos, o bosão de Higgs, e não somos capazes de provar e medir num laboratório a relação entre o aumento do CO2 na atmosfera e a temperatura?!...
Mas que cambada de charlatões!
O que é verdadeiramente extraordinário na vigarice do AGW, é constatar que num tempo, em que existe uma enorme facilidade de comunicação e de disponibilidade de informação, é possível montar à escala planetária, um embuste e uma tentativa de ditadura alicerçada nesse embuste.
O que a declaração absolutamente canalha do Gore demonstra - que está referida num post anterior - é que a liberdade de pensamento e de criação, ou seja a liberdade naquilo que ela tem de mais essencial, está longe de ser um dado adquirido e garantido na entrada do século XXI, qualquer que seja o país ou sociedade que consideremos.
Mas isto é matéria que interessará à Ciência, embora não à Matemática e à Física, mas antes à Psicologia, Sociologia, Antropologia… e os negócios mafiosos em torno de pseudo soluções, e pseudo investigações, à Ciência Criminal.
JM

Ricciardi disse...

A temperatura está a subir. O CO2, bem como outros gases que podem gerar efeito de estufa, está a subir.
.
A relação entre uma coisa e a outra pode não ser fácil de provar, já que existem outras variaveis que podem influenciar a subida da temperatura.
.
Se alguém intui que é o CO2 em excesso que influencia o clima, haverá outrém que garante que é a ctividade solar que está mais intensa.
.
Um gajo não sabe oh JM. O que sabemos é que existem alterações no clima. Porque vê-mos e sentimos e porque as estatisticas efectuadas desde a rev industrial tambem corroboram.
.
Quando vc tiver a certeza absoluta dos motivos exactos para estas alterações, provavelmente já não ha nada a fazer se eventualmente for culpa exclusiva da actividade humana na produção de gases.
.
Até lá, manda bom senso refrear a emissão de poluentes com efeitos de estufa. Não só refrear essas emissões como tentar reabsorver os excessos do passado proibindo a desflorestação e promovendo a florestação.
.
Se não for por mais nada é útil para a nossa saude que se emitam menos gases desses. Vc já foi a pequim?
.
Talvez não. Experimente um dia ir lá e veja com os seus próprios olhos (se os conseguir abrir) aquilo a que me refiro. Uma poluição desregrada. Um nevoeiro de fumos de escapes e de fabricas impressionante. Há certos dias que nem se pode sair de casa e os que saem usam mascara.
.
Rb

Anónimo disse...

Consegue provar caro JM! Consegue provar!… não tem ouvido a Fox News? Lido o blogue do Quim? E os outros blogues do Quim? Os pasquins? Os think tanks e sei lá que mais? Consegue provar… toda a gente, até um bronco consegue provar… os únicos que não conseguem provar nada porque são obviamente—todos—uma cambada de idiotas, são os cientistas que estudam o clima. -- JRF

Anónimo disse...

Joaquim! Está bem acompanhado… se não aprende nada comigo, aprenda com os seus pares!… -- JRF

Anónimo disse...

Ah e eu lá em cima disse "aquecer ou arrefecer", mas obviamente, está a aquecer. Era só para captar a sua douta atenção! -- JRF

Anónimo disse...

Faltou-me uma Ciência: a Psiquiatria, porque é óbvio que alguns dos comentadores são casos a precisar de auxílio clínico e fármacos...

O «consenso» em torno do aquecimento global vale exactamente o mesmo que valia o «consenso» em torno do disparate sobre ser o Sol que andava à volta da Terra.

Pequim?! mas o que é que Pequim tem a ver com isto?! Substitui terra, vegetação e árvores por pedra, vidro, asfalto, e carros, e tem uma ilha de calor. O que é que isso tem a ver com o CO2? Quando anda ao Sol numa calçada branca, junto a uma parede branca, num dia de Verão às 2 da tarde, sente calor e vontade de fechar os olhos por causa do CO2??? É pá não seja bronco!

O guia do IPCC encaixa no que H L Mencken bem caracterizou: The whole aim of practical politics is to keep the populace alarmed (and hence clamorous to be led to safety) by menacing it with an endless series of hobgoblins, all of them imaginary.

JM

Anónimo disse...

Tome lá que já almoçou ò caro RB… não seja bronco.
Pois é caro JM, eu próprio já disse isso… isto é como discutir se o Sol anda em volta da Terra. É o que quer esta maltosa anti-ciência… e para isso, querem tempo de antena. Nas revistas científicas não há, não chegam lá, porque já se provou há muito que a Terra gira em Volta do Sol. Então é no blogue do Quim, nos pasquins, nos think tanks, na Fox News e nas caixinhas de comentários…
E obviamente também tem razão relativamente ao relatório do IPCC… por isso foi, digamos, editado pela China, EUA e outros porcos dos grandes. Para não alarmar a população. Porque a população anda alarmada. Como se pode ver por este gráfico. Muito alarmada, mas é tudo imaginário. -- JRF

Ricciardi disse...

Oh moço jm o que é que, na actividade humana, emite CO2?
.
A china e os Eua contribuem muito para o efeito de estufa porquê? porque são bem comportados e não emitem gases para a atmosfera que causam efeito de estufa. Só pode.
.
Pense nisso com o teco e depois acorde o tico e faça a associação.
.

Rb

Ricciardi disse...

É a regressão da espécie. Só pode. Alguns são a prova viva de que existem ramificações do ser humano a desevoluir a toda a velocidade.
.
Rb

Anónimo disse...

Ricciardi mantém as mãos no chão e deixa-te ficar pela coprofagia, porque para a prosa não tens jeitinho nenhum.
JM

Ricciardi disse...

Tenho para mim que um gajo deve ser aristocrata entre os reis e plebeu entre o povo.

Não tenho feito outra coisa por aqui, oh JM, que manter as mãos no chão para estabelecer um dialogo consigo.

Haveria outra forma de me fazer entender?
.
Rb

Anónimo disse...

Ricciardi,

Será difícil fazer-se entender continuando a usar as maneiras que a sua mãe utiliza com os clientes.

Em vez disso experimente indicar como é que laboratorialmente demonstra que o aumento de CO2 provoca o aumento de temperatura que eu percebo-o logo.

Se for incapaz, reduza-se à imbecilidade.

JM

Anónimo disse...

Finesse… como vê Joaquim, grandes pares aqui tem… e queixa-se o homem do Al Gore. -- JRF