25 abril 2014

Risco = f (evento, incerteza, consequências)


O risco pode ser definido como a incerteza acerca das consequências de um determinado evento.
Em termos práticos, um evento frequente pode apresentar o mesmo risco de um evento raro, se as consequências do primeiro forem ligeiras e as do segundo forem catastróficas.
A construção antissísmica, por exemplo, oferece proteção contra um evento relativamente raro, mas de consequências catastróficas. Daí o risco elevado e a necessidade de prevenção.
A cultura portuguesa incorpora muito pouca noção de risco e de gestão de risco, particularmente em relação a eventos raros. O agente não receia ser condenado pela sua negligência porque a comunidade aceita que ele não poderia ter previsto a ocorrência de um evento tão raro como um sismo.
Acresce que um certo fatalismo branqueia qualquer negligência. ‹‹O que tem de ser pode muito›› ou ‹‹o destino marca a hora››. Ainda, a prevalência de um “locus externo” oferece uma desculpa permanente: a culpa é sempre de outros ou de factores externos, nunca é nossa.
Na arena política todos estes factores manifestam-se de forma exuberante. Não previmos o risco de uma dívida exorbitante, nem de um défice permanente e as consequências foram catastróficas – repetidamente. E não há responsáveis porque a culpa nunca é dos próprios.
José Sócrates e Teixeira dos Santos não podiam ter previsto o colapso do Lehman Brothers e a culpa da bancarrota é do Durão Barroso que nos mandou gastar à tripa-forra.
Enfim, não penso que a postura dos portugueses, em relação ao risco, venha a mudar tão cedo. Se calhar até foi essa postura que nos colocou na rota do Descobrimentos e portanto deve estar aí para durar mais uns séculos e mais algumas bancarrotas.

2 comentários:

Pancho Roble disse...

No contexto actual, “bancarrotas” não chegam ao céu. Enquanto fizerem o que está a ser pedido, o barco vai navegando até chegar o rebocador.

Anónimo disse...

Se as crises fossem previsiveis deixariam de existir.
.
Agora, manda o bom senso usar prudência. Nem esperar sempre o pior, nem embandeirar em arco e gastar à tripa forra como se não houvesse amanha.
.
Um homem prudente faz a sua casa sobre fundações rochosas...
.
... mas um inútil tem medo de arriscar aplicar os dinheiros do seu patrão preferindo guarda-lo a tentar rentabiliza-lo.
.
São duas parabolas da biblia que esgalham bem a ideia de que para tudo é útil haver discernimento e equilibrio.
.
O caso de Socrates nada tem que ver com isto: tem mais a ver com o sistema: corrupção, partidarismo, rentismo etc que desemboca tudo no beneficio individual ou da tribo a que pertencem.
.
Rb