26 abril 2014

mau caminho

Our economic and political systems work on the theory that if people pursue their self-interest, the overall result will be roughly good for everyone. This has always been questionable, but now it looks plain self-undermining. We know what we need to do—a global transition away from carbon—and we know why we won’t do it: because in a system in which everyone acts selfishly, from individuals to corporations to party leaders, no one takes on the costly decisions that could make the system itself sustainable.
Daily Beast

O nosso sistema económico e político baseia-se no pressuposto de que se as pessoas defenderem os seus interesses particulares o resultado final será o melhor para todos. Isto foi sempre questionável, mas agora é claramente auto-destrutivo. Sabemos o que temos de fazer - uma transição global para as energias verdes - e sabemos porque não o fazemos: porque num sistema em que todos os agentes se comportam de forma egoísta, dos indivíduos às empresas e aos líderes partidários, ninguém assume as decisões onerosas necessárias para a sustentabilidade energética.

Comentário: Este apelo ao radicalismo demonstra que os aquecimentistas não são apenas anti-capitalistas, também são anti-democratas. Radicais que pretendem impor as suas "soluções" a todos os outros.

8 comentários:

Anónimo disse...

Joaquim! Olhe uma coisa, anda a decorrer um evento que ilustra bem a sua hipocrisia em toda esta matéria: Um rancheiro, um tal Bundy, tem desafiado o governo dos EUA, mantendo o gado ilegalmente em terras do estado, não pagando o que deve, tendo milícias armadas ao seu serviço e não reconhecendo a constituição (à excepção do que lhe interessa que é aquela coisada sobre a liberdade de expressão e aquela outra sobre o direito a porte e uso de armas).
Esse rancheiro tem sido apoiado por diversos indivíduos e entidades e eu, ignorante nas matérias americanas, não posso deixar de reparar, que são os mesmos que são contra a ciência; Fox News, senador Inhofe, sinistros irmãos Koch, conservadores em geral, etc, etc. (não me acredito que ainda não tenha lido sobre este caso.)
Portanto, esta celebração dos seus heróis, Rand et al, e o egoísmo levado até às últimas consequências, não é radical, nem para si nem para os seus amigos da seita anti-ciência; a transição para uma maior eficiência energética é anti-democrata e uma imposição a todos os outros. Está certíssimo. Mas que grandessissimo hipócrita que me saiu. — JRF

Anónimo disse...

Como sabe, o tal de Bundy resolveu dizer tudo o que sabe "about the negro" e uma das conclusões foi que são é bons para escravos. E a seita anti-ciência, resolveu que afinal seria eventualmente mau apoiarem um radical desta cêpa.
Mas eu gostava bantante que ilustrasse o que seria viver numa sociedade de Bundys; cada um a defender o seu interesse radicalmente, pela força do dinheiro (dos Koch) das armas; a lei do mais forte e o darwinismo social a funcionar em pleno como apregoa e outros liberais de vão de escada apregoam. -- JRF

Anónimo disse...

Joaquim! Lavrei uma nova tese: para o egoísta radical, o bem comum é sempre anti-democrático! -- JRF

Anónimo disse...

Caro JRF

O que é o Bem?

ou, o k vem dar ao mesmo

O que é a Verdade?

Pôncio Pilatos

Anónimo disse...

" Um rancheiro, um tal Bundy, tem desafiado o governo dos EUA, mantendo o gado ilegalmente em terras do estado, não pagando o que deve" Se fosse o Otelo a mandar no Alentejo estava tudo porreiro, não é?

SE os guardas foseem as FARC eram lutadores pela liberdade!

Não seja palerma

Anónimo disse...

Joaquim! Está a ler isto?… É o que atrai os seus maus posts… ou serão os meus bons comentários? De uma forma ou de outra arrisca-se a escrever só para broncos. -- JRF

Anónimo disse...

Este JRF é mesmo uma grande besta convencida de que é inteligente, ou um canalha sensor que se manifesta por impedir qualquer discussão séria, porque as leva a todas directamente para a estrumeira??? quem te paga, palhaço???

Anónimo disse...

Joaquim! Continua a ler isto? Sensor vem de sensível? Sou muito… e sei que o Joaquim também o é, à sua maneira…
Ninguém me paga bronco, eu pago-me… nunca trabalhei para ninguém. Tenho a mesma empresa há 22 anos e a ti não queria nem para criado de quarto. Só se fosse para o quarto dos cavalos, para moço de estrebaria… e mesmo assim, teria de pensar… Até pareces ainda viver com os paizinhos…
Como se costuma dizer no Texas, estes broncos é só chapéu e nenhum gado… -- JRF