13 abril 2014

aspectos civilizacionais da monogamia

  1. O número de homens autónomos fica reduzido diminuindo a possibilidade de se organizarem em grupos disruptivos.
  2. O criminalidade é menor porque a maior parte dos crimes é cometida por machos solteiros.
  3. A instabilidade política é menor porque os grupos radicais têm mais dificuldade em recrutar membros.
  4. Aumenta a produtividade porque os casados trabalham mais.
  5. Melhoram as relações conjugais, por maior dedicação mútua dos cônjuges.
  6. Diminui a diferença de idades e de estatuto social no matrimónio.
  7. Os casamentos tornam-se de escolha e mais estáveis.

Do livro que destaquei neste post. O autor está a comparar a monogamia com a poligamia e portanto estas observações não podem ser analisadas em termos absolutos.

2 comentários:

umquarentao disse...

É PRECISO DIZER A VERDADE:
- Com o declínio do Tabú-Sexo (como seria de esperar) a percentagem de machos sem filhos aumentou imenso nas sociedades tradicionalmente monogâmicas.
Mais, por um lado, muitas mulheres vão à procura de machos de maior competência sexual, nomeadamente, machos oriundos de sociedades tradicionalmente Poligâmicas [nestas sociedades apenas os machos mais fortes é que possuem filhos, logo, seleccionam e apuram a qualidade dos machos]... e... por outro lado, muitos machos das sociedades tradicionalmente monogâmicas vão à procura de fêmeas Economicamente Fragilizadas [mais 'dóceis'] oriundas de outras sociedades... ora, todavia, no entanto, recusar este caminho... deve ser um legítimo Direito ao qual os machos devem ter acesso!
.
.
.
.
ANEXO:
Eu não sou o cassete-carvalhas... todavia, no entanto (pela 'n'-ésima mais uma vez)... vou continuar a insistir em reivindicar um DIREITO que considero importante:
- o Direito à Monoparentalidade em Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas.
.
.
- Nas Sociedades Tradicionalmente Poligâmicas apenas os machos mais fortes é que possuem filhos.
- No entanto, para conseguirem sobreviver, muitas sociedades tiveram necessidade de mobilizar/motivar os machos mais fracos no sentido de eles se interessarem/lutarem pela preservação da sua Identidade!... De facto, analisando o Tabú-Sexo (nas Sociedades Tradicionalmente MONOGÂMICAS) chegamos à conclusão de que o verdadeiro objectivo do Tabú-Sexo era proceder à integração social dos machos sexualmente mais fracos; Ver o blog «http://tabusexo.blogspot.com/».
.
Concluindo:
- Nas Sociedades Tradicionalmente Poligâmicas é natural que sejam apenas os machos mais fortes a terem filhos; no entanto, todavia, as Sociedades Tradicionalmente MONOGÂMICAS têm de assumir a sua História: não podem continuar a tratar os machos sexualmente mais fracos como sendo o caixote do lixo da sociedade!... Assim sendo, nestas sociedades, deve ser possibilitada a existência de barrigas de aluguer para que os machos (de boa saúde) rejeitados pelas fêmeas, possam ter filhos!


F.Rui.A.R.

Pedro Sá disse...

Er...não me faça rir com a 4.