27 abril 2014

a tentação totalitária

Um continente exótico e paroquial, incapaz de se modernizar, desenvolver e democratizar. Caracterizado por uma felicidade absurda, pela centralidade da família e dos amigos, e por um cocktail exuberante de sexo e de tragédia, de prazer e de privilégios.

Economist - Esta visão da América Latina do Gabriel García Márquez talvez ajude a explicar a sua tolerância e amizade com facínoras como Fidel Castro. Quem considera o povo incapaz, é natural que aceite com facilidade ditadores supostamente iluminados.

PS: Se substituirmos "continente exótico" por "um jardim à beira mar plantado", esta visão do Gabo bem que se poderia aplicar a Portugal.

2 comentários:

lusitânea disse...

E entretanto os nossos internacionalistas intelectuais e jornalistas de causas não topam nem um único pecado na revolução da Venezuela.É tudo submarinos dos bons, repressão da boa, ditadura da boa...

José Lopes da Silva disse...

"Caracterizado por uma felicidade absurda, pela centralidade da família e dos amigos, e por um cocktail exuberante de sexo e de tragédia, de prazer e de privilégios".

Catolicíssimo. De resto, relativamente à tragédia e ao prazer, basta que procurem a TCE.