05 novembro 2013

Guido Fawkes

Wiki: "Guido Fawkes, foi um soldado inglês católico que teve participação na "Conspiração da pólvora" (Gunpowder Plot) na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime VI & I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, objetivando o início de um levante católico."

A assinatura (antes e depois) de ser torturado (durante uma semana):

"Quando lhe perguntaram o motivo de estar em posse de tanta pólvora, lhes respondeu que a pólvora era "para explodir todos vocês desgraçados bêbados de scotch de volta para as montanhas sujas de onde vieram". Fawkes admitiu sua intenção de explodir o parlamento e lamentou seu fracasso. Sua coragem acabou rendendo certa admiração do Rei James, que o descreveu como "um homem de resolução romana.(...)

A Conspiração da Pólvora foi um levante liderado por Robert Catesby, que foi executado, assim como outros católicos insatisfeitos, pela repressão empreendida pelo rei protestante Jaime I aos direitos politicos dos católicos por causa de suas atividades subversivas contra a coroa, e para restaurar o poder temporal da igreja católica. (...)

"Uma tradição sardônica dá a Fawkes o título de ser "o único homem que entrou no parlamento com intenções honestas".

Na Inglaterra até hoje existe a tradição de celebrar no dia 5 de novembro a Noite das Fogueiras. Nesta noite bonecos com a imagem de Fawkes são desfilados na rua, agredidos, despedaçados e por fim queimados.

Uma rima tradicional foi criada em alusão à Conspiração da Pólvora:

"Remember, remember, the 5th of November

The gunpowder, treason and plot;

I know of no reason, why the gunpowder treason

Should ever be forgot."

1 comentário:

Euro2cent disse...

No género, há também o incêndio do Reichstag de 1933. E as purgas de Moscovo de 1936. Etc.

Estas coisas assim dão muito jeito aos vencedores, para acabar de esmagar uns restos de oposição que ainda sobrem.

(Engraçada a repescagem para a cultura popular contemporânea: https://en.wikipedia.org/wiki/Guy_Fawkes_mask )