Num post anterior disse que o leitor A., que apareceu recentemente neste blogue, tinha representado uma milagre para mim.
E a zazie, que já cá anda há tanto tempo?
Outro milagre.
Eu estava convencido que sabia o que era um homem, mas na realidade não possuía senão uma concepção que, olhando agora em retrospectiva, era muito vaga e diluída acerca do que era um homem. Em particular, eu podia até enumerar um certo número de características masculinas, mas não sabia hierarquizá-las.
Até que Deus terá resolvido dizer-me o que era um homem, um verdadeiro homem, e para isso começou por me fazer descobrir qual era a característica mais importante, a característica suprema e distintiva da masculinidade.
E pôs-me a zazie no caminho, aqui a comentar neste blogue, sempre atrás de mim, sem descanso, sem nunca me largar, sempre a marcar-me o passo, sempre a dizer cobras e lagartos e tudo o mais que lhe apetece acerca de mim.
E foi assim que eu fui conduzido à Verdade, que descobri o que é ser um homem, um verdadeiro homem, e qual é a característica distintiva da verdadeira masculinidade.
O Vivendi é que ainda não descobriu, embora eu não me canse de a revelar neste blogue.
36 comentários:
Já estava à espera.
O PA tem mau perder. Chamou Chiquinho ao outro que até é senhor e bem-educado, só me podia chamar homem a mim.
De certo modo, tem razão.
Face às suas conversestas de dona-de-casa. eu até passo por homem.
E eu não digo cobras-e-lagartos de si.
Só uma mulherzinha podia pensar dessa maneira.
Eu corrijo erros teóricos que v. tecla.
Azar o seu que gosta de ser bajulado e nem se preocupa em fazer figuras tristes em público.
Porque v. sabe que inventa. V. sabe que nunca na vida leu ou estudou filosfia.
Sabe que é faccioso e teimoso porque, sem ser eu, nesta campo, não tem mais ninguém aqui nos comentários que explique como é erro.
Só que eu deixo sempre textos para quem quiser verificar.
Portanto- cobras e lagartos dirá v. entre mulheres ou homenzinhos mas nunca comigo.
Eu não sou mulherzinha.
Sou mulher e com rigor intelectual e sem me levar a sério.
V. leva-se a sério sem rigor algum.
E chamou chiquinho ao outro porque estava a ver que há mais gente que topa, mesmo sem perceberem do assunto.
E nem conta as parvoeiras que fez com o Modernista, querendo até descobrir-lhe a identidade, como faria uma mulherzinha, sem argumentos teóricos.
E olhe, já que agora vai falar para donas-de-casa, porque tem medo de enfrentar homens teóricos, recordo-lhe um outro medo que tinha e que lhe deve ter passado com a idade.
Contou uma vez que em conversa com um campónio, falando de ambos já não terem filhos homens em casa, e viverem rodeados de mulheres, o campónio lhe disse uma frase que o fez levar as mãos às "partes gagas":
"Elas capam-nos"!
Pois capam. Por isso é que pelo convívio v. já nem sabe o que é ser homem.
Zazie, a minha leitura, e posso estar enganado - o que que eu sei eu disto afinal? :) - , é a de que o PA não lhe chama homem, mas que ele descobre o que é um homem por oposição a si que é mulher, por confrontação consigo. É a história do carro.
Zazie , o PA não te chamou homem :) autocontrolo , para não perder a cabeça contigo como o Vivendi , penso que foi o que ele descobriu como caracteristica imp. masculina.
Pois, v.s têm dificuldade em interpretar textos.
Eu sei o que lá está escrito e nem é novidade. Estava à espera.
Teve até de acrescentar, para quem tivesse dúvidas que eu digo cobras-e-lagartos dele.
.............
Marina- percebes agora por que é que eu disse que para musa servias melhor tu.
Por isto.
Porque, se o homem do exemplo não sou eu, então ainda é mais caricato ele precisar de descobrir a masculinidade perdida pelo confronto com uma mulher com rigor teórico.
Outra coisa- dar um mongo como o Vivendi de exemplo, diz tudo.
Eu tinha vergonha. E aqui não entra o género.
V.s pura e simplesmente têm 2 personagens pela frente.
Um, sabe-se quem é, dá na tv- tem dinheiro e supostamente um c erto status.
A outra apenas é o que escreve sob nick e sem peneiras.
mas não está em causa o teu saber e o teu rigor , Zazie , acho que ninguém põe isso em causa. quando tu implicas com alguém nuito poucos passam ao largo , dão-te troco e zangam-se e ficom todos lixados. suponho que o PA ultrapassou essa fase por over dose. o Joaquim tb .
Francisco- eu já tinha dito que não podia ser bom exemplo para essa dicotomia de cabeça masculina/cabeça feminina.
Expliquei até á marina que tenho mais cabeça masculina.
O PA não me atinge em qualquer suposto insulto. Porque nem me conhece ao vivo.
Sou a zazie dans le metro. Com mais anos em cima que tinha na idade da zazie mas sou essa personagem.
Nem fui eu quem escolheu o nick. Foi um apaixonado há muito tempo.
Ora a zazie dans le metro, do Raymond Queneau, não levava homens a perceberem o que é a masculinidade- deixava-os era em cuecas.
Mas há uma parte de verdade nisto. A masculinidade ou feminilidade podem perder-se se não se confrontam.
Eu sei sempre quando tenho pela frente gajo que é gajo.
Assim como sei sempre quando tenho pela frente pessoa que é intelectualmetne honesta.
Aqui na blogo toda a gente sabe que eu respeito alguns.
Por esse motivo.
Os outros, quando não dá para brincar e se armam em parvos, é verdade que trato a pontapé.
O Birgolino é totó mas tem é simpático e não se amofina.
o PA amofina-se e trata por chiquinho quando sente que há homem na costa que não está a bajular e já topou fraquezas teóricas.
Ao matulão do Daniel Oliveira até ameaçou de limpar o tutuzinho, como aos bebés.
O gajo pirou-se de medo
":O)))))))))
Marina- o meu rigor não é característica feminina.
Se o PA vai falar para-donas-de-casa e foi através de mim que entendeu a Verdade (só esta frase é um tratado de rebolar a rir) então, o PA nunca me teria escolhido a mim.
Eu não sou exemplo de comportamento de galinha ou dona de casa quando galo "conduz".
Porque, mestre não é quem quer, é quem pode.
Nao se trata de rigor teorico, zazie. Trata-se de partir de um postulado, errado na minha perspectiva, de que precisa de uma mulher para chegar à verdade.
.
Ele diz q a verdade se apresenta exclusivamente ao homem que tem mulher. E pensa que a Igreja é uma gaja para justificar aqueles doutores da Igreja que nao tem mulher.
.
Porque se os padres fossem padras ele dizia que a Igreja é homem por oposicao.
.
Se um filosofo for mulher ele nao vai saber como se chega à verdade. Ele precisou de te usar ( salvo seja) na viagem porque precisa de um corpo feminino.
.
O que ele devia dizer, isso sim seria mais racional, era que um homem ou uma mulher sem compromissos conjugais nao consegue chegar à verdadr porque desconhecerá uma vertente importante da experiencia humana.
.
Eu discordaria na mesma, mas nao na totalidade, já que todas as experiencias de vida moldam o nosso pensamento. E, por isso, a falta de vivencia conjugal, nao permitoria ter uma visao mais alargada da verdade das coisas.
.
Caso contrario o raciocionio do PA desmonta-se num ápice.
.
Até é simples desmonta-lo se ele estivesse disponivel para dar o braco a torcer. Se o postulado Arrogeano diz que um homem precisa de uma mulher para chegar à verdade (seja ela uma Igreja ou mulher mulher) um postulado rcciardiniano podia mto bem dizer que um homem com uma mulher nunca pode chegar à verdade.
.
Se pode ser válido o postulado de que um homem só enxerga a Verdade se fizer um percurso com mulher, tambem tem de ser válido o postulado antitese, de que uma mulher atrapalha a busca da Verdade.
.
Ora, isto nao tem sentido algum. A Verdade no pensamente de cada filosofo nao se pode medir assim, mas tao somente pela racionalidade dos seus argumentos.
.
Rb
vamos a uma aposta que o PA está a falar de contenção ( chama-lhe assim , eu prefiro autocontrolo ) e de como a treinou bastante durante a viagem que fez contigo :)
A lógica do Francisco não funciona.
O PA inventou uma história onde eu faço de co-piloto para ele chegar á Verdade por intermédio de uma mulher.
Tudo o mais que ele sempre disse de bacorada, eu, ao contrário de qualquer típica mulher, sempre fiz em cacos.
Ele, tomou como exempo dessa viagem, a demonstragem de que Kant era nem sei bem o quê, algo que levou o tarado do bajulador do Vivendi a acreditar que um facínora que até propagandeou o aborto a meninas de 11 anos.
Os costumes morais do presente, estão em cacos, para o tarado do mongo do Vivendi- devido ao Kant.
Para o PA está estragado o que ele papagueia que a Rand disse.
Portanto, como eu, detestantdo o Kant, fui obrigada, por rigor teório e não por ser mulher, a corrigir e mostrar que ele só chegava a disparates, a pergunta a fazer era ao que chegava no fim da viagem.
E só havia 2 alternativas- ou tinha descoberto que eu é que estava certa e ele se enganava nos caminhos por ser um obsessivo teimoso que funciona por apostas, ou o inverso.
Como é óbvio que a historieta sempre esteve pré-fabricada para lá meter dentro o que tinha na manga, eu não ajudei a coisa alguma e nem sirvo para o papel.
Eu si que é postulado.
Mas aí és tu que não entendes que mulher é uma figura de estilo que significa mais que o género.
Até existem testes supostamente científicos para se detectar a percentagem de masculino ou feminino que se tem.
Lembro-me que uma vez, nos marretas, juntamente com o Animal, o Jsoé do Portadaloja e o outro marreta que é de sociologia, nesse teste eu fiquei a seguir ao José em percentagem de masculinidade de pensamento.
E há-de haver algo de aproximado nisso. Gosto de máquinas, coisa que as mulheres detestam, até sei ler mapas e adoro esquemas teóricos e lógicos em tudo.
Sou feminia para o qu interessa. E isso não é online porque não ando looking for.
Oh zazie, tu pensas que ele te usou como co piloto pelos motivos errados. O PA é tipo inteligente. Parece um judeu. Ele usou-te para te calar, já que eras moça que perbebe de filosofia. Tentou puxar em ti o orgulho e arrebatar-te para um lado, dando-te importancia. Se fosses mais susceptivel eras engodada.
.
Mas nao és. E é por isso que gosto de ti. De te ler, vá, para nao vir já alguem a pensar outras coisas. Eheheh
.
Rb
A ideia do PA seria parcialmente uma brincadeira cool, que não levava a nada de muito sério, mas que daria para brincar e acertar em detalhes com alguma piada se a escolhida fosse outra pessoa.
Disse-o em conversa ali em baixo, com a marina.
Percebi que o PA já não ia fazer o post de admiração que fez no início do Blasfémias. Claro.
Já se desatinou demais este tempo todo.
Tem a sua lógica. Mas está enganado- não chega a parte alguma porque, para viajar é necessário ter gosto por algo que ainda não se conhece.
O PA viaja sem sair do lugar. Sem roteiro. Porque usa a cama de Procusto e não descola.
eehhehe
Eu também te curto por seres inteligente e teres sentido de humor (não vá alguém pensar outra coisa)
":O)))))
O PA só me tinha à mão. Invente o que invente foi o úncio recurso que encontrou.
Há-de chegar à conclusão ainda maissoxinho do que se tivesse perguntado a homem que sabe ou estudado por si.
O PA não é teórico- é um bom contador de histórias.
Esta é mais outra.
O PA nem gosta de ensinar.
Eu ainda gosto.
O PA gosta de fazer o papel de feitcieiro a quem se vai pedir para ler o futuro.
Mas sim. Admito que, se não faz de mim o homem da história que lhe ensinou a maculinidade, só pode fazer de mim o papel da gaja que só fala, fala e não diz nada.
E ele fica no de homem que nem abre a boca e no fim chega onde quer.
Claro que homem e mulher, na sua complementaridade não são isso.
Mas aqui nem há complementaridade em jogo.
(Nem podia haver. Sou personagem meramente virtual nesta cena).
Qto a Spinoza, dizer apenas uma coisa. Ele de facto foi casado com a Sinagoga. Mas divorciou-se.
.
A iniciativa foi da mulher Sinagoga. Spinoza nao era bom marido. Mas foi casado com ela até lhe ter dito que o Deus judaico e cristao nao era verdadeiro.
.
Rb
Se queres saber, eu nem sei a que Verdade ou em que sentido estão a tomar a possibilidade de Verdade, vs. se referem.
Porque Verdade, assim, como um absoluto, é expressão ou lógica ou religiosa.
E, mesmo religiosa, é mais doutrinária que outra coisa.
É questão que nem afloro. Só por aproximação poética e artística e aí nem é Verdade- é algo diferente. são so tais 3 minutos de que falava o Bresson.
E gosto do Nietzsche por isso. Porque só aflora transcendências por via artística, deixando-nos sempre aquém.
Ficamos apenas com a possibilidade de apanhar o tal ritmo da escuta. Os labirintos da escuta nas trevas.
O Spinoza é caca. O Birgolino nem sabe o que diz.
O Birgolino, mesmo cientificamente, ainda vive no positivismo das luzes.
Eu nao sei se é caca. O que sei é que o meu Deus, aquele que intuo que existr, coincide com o dele.
.
Rb
zazie...
tenha calma que o PA não lhe chamou homem! Isto ainda não acabou...
"Não existe nenhum caminho lógico para a descoberta das leis do Universo - o único caminho é a intuição " disse tb o famoso einstein. e como a intuição é atributo essencialmente feminino ..
apeasr do RB tb intuir )
O PA só diz que a Zazie fez dele um homem... -- JRF
Eu com a Zazie quando a coisa bate forte está mais para uma chega de bois. Somos ambos de signo Touro.
A Zazie tem uma personalidade muito geniosa, forte e indomável. É diferente da generalidade das mulheres.
E sei que ela é uma Mulher (com M grande) mas lá acabamos por vezes na arena a marrar os cornos. Está na nossa natureza. E eu não guardo ressentimentos nem ódios. Jamais posso vir a odiar a Zazie depois daquilo que já aprendi com ela. Aliás faço de tudo por não ter negatividade seja com quem for.
Ò Vivendi... olhe que anda a dizer que é touro mas a constelação, o mais certo, é não estar lá...
Os signos foram actualizados para 13... e eu que era um caranguejo tão convicto descobri que afinal sou gémeos...
Acontece muito... a estas coisas dadas como adquiridas... -- JRF
Podia ter-me contido?
Claro. Mas as verdades também não se revelavam.
Mas siga em frente até encontramos o verdadeiro milagre (a paz da comunidade) aqui no Portugal Contemporâneo.
ehehe
Como é que sabes que sou tourinha?
Sou tourinha com ascendente escorpião.
É tramado
":O))))))
Vénus em touro; marte em escorpião. Tudo no lugar certo. Dividido ao meio
":O)))))
zazie: chego a estas bandas e deparo-me com este despautério!
Então fizeste do PA um homem?
Enviar um comentário